Preparar aulas, encontrar atividades novas, buscar por referências, elaborar projetos… a vida dos professores não é nada fácil. Repleta de desafios diários, que envolvem desde a as relações interpessoais em sala de aula até a conteúdos lecionados, a rotina dos professores é intensa, um contínuo mergulho no que há de mais atual e interessante, sem tirar o pé de toda a base teórica já consagrada na qual sua prática se consolidou.

Para preparar a aula ideal vale de tudo: vídeos, desenhos animados, fotos, textos, livros… E, hoje em dia, ainda todo o arsenal disponível online – uma verdadeira infinidade de possibilidades. Nesse sentido, o professor é, sobretudo, um curador. É ele quem seleciona todo o conteúdo que chegará aos seus alunos, cuidando de todas as referências e zelando pela qualidade dos conceitos aos quais sua sala de aula terá acesso por seu intermédio.

Livros infantis para ajudar professores em sala de aula

Pensando nisso, a Loja Leiturinha conta com as mais variadas Coleções de Livros que, de alguma forma, tangenciam o universo escolar: são livros sobre números e operações básicas, alfabetização, filosofia e arte, inclusão, cantigas… e muitos outros temas que poderão auxiliar professores de diversas áreas a levar seus conteúdos de forma mais leve e lúdica para dentro da sala de aula (e até fora dela). Confira 24 coleções de livros infantis para ajudar professores:

Artes e Filosofia:

1. Coleção Pequenos Artistas

A arte é fundamental para que nos coloquemos no mundo enquanto sujeitos, expressando nossas subjetividades, habilidades e individualidades e contribuindo para um olhar mais crítico e sensível sobre o mundo. Pensando nisso, a Coleção Pequenos Artistas vai apresentar três grandes artistas aos pequenos: Claude Monet, Edgar Degas e Vincent Van Gogh. Preparem-se para viajar por suas obras e conhecer um pouco de suas vidas e estilos artísticos, em um delicioso momento de leitura.

 

2. Coleção Cinema

O mundo da fantasia é extremamente atrativo para os pequenos. Para compreender a realidade, é necessário, antes, imaginar. O cinema é democrático neste aspecto, pois permite que adultos e crianças viajem para onde quiserem, colocando-se no lugar do outro, em situações diferentes, em momentos diferentes. Por isso, através da Coleção Cinema, unimos estas duas artes, despertando novas sensibilidades estéticas nos pequenos.

Leia também: Apresentando o fantástico mundo do cinema aos pequenos

 

3. Coleção Filosofinhos

A Coleção Filosofinhos é um convite ao universo dos grandes, ops… pequenos filósofos e suas rotinas, mostrando a forma como eles pensavam a si mesmos e ao mundo à sua volta, ainda quando crianças. Coordenada pela filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen e publicada pela Tomo Editorial, estes 9 volumes irão apresentar de Sócrates a Sartre e Simone de Beauvoir de forma leve, bem humorada e acessível. Os textos são rimados e bilíngues, com versões em Português e Francês.

Leia também: Coleção Filosofinhos: uma forma leve e divertida de apresentar filosofia para as crianças

 

4. Coleção Filosofia Visual para Crianças

A Coleção Filosofia Visual para Crianças é perfeita para os pequenos leitores inquietos e curiosos, sendo uma ótima introdução às grandes indagações da ética e da filosofia! Para além da história ou da teoria, os dois títulos desta coleção instigam o filosofar em sua prática cotidiana, incentivando o pensamento e a visão crítica de mundo, de forma criativa e inusitada. E como o papel da filosofia é problematizar, nos tirar da zona de conforto e nos colocar a caminho do novo, quem desenvolve o pensamento filosófico nunca sai ileso, transformando a si mesmo enquanto pensa, e, consequentemente, o mundo a sua volta, já não pode ser o mesmo.

Leia também: Filosofia Visual Para Crianças: uma coleção para pequenos inquietos e curiosos

 

Educação Infantil:

5. Coleção O Tesouro das Cantigas

Conhecer e ter acesso às cantigas, além de divertido, é um direito de toda criança, pois elas dizem respeito ao imaginário coletivo e social que influenciou e ainda influencia nosso modo de ver e de estar no mundo. Suas letras são carregadas de sentidos e significados, valores morais e elementos específicos da cultura popular. Além disso, estudos ligados à educação infantil têm mostrado o quanto seu uso contribui para o desenvolvimento dos pequenos. A Coleção O Tesouro das Cantigas vai possibilitar deliciosos momentos entre você e seu pequeno, cantando e relembrando cantigas que transcendem o tempo e as gerações!

 

6. Livro Cuca, qual é a cor da sua toca?

Com o livro interativo Cuca, qual é a cor da sua toca?, os pequenos terão contato com as oito cores mais importantes: vermelho, azul, amarelo, verde, branco, preto, laranja e rosa. No meio do enredo, de forma divertida, aparecem outros personagens do folclore, como o saci, o curupira, a iara, o boitatá, o boto, o lobisomem e o papa-figo. Após a leitura das peripécias da Cuca, é hora de montar o quebra-cabeça que acompanha o livro e torna essa experiência muito mais prazerosa, reforçando o aprendizado das cores.

 

7. Livro Curupira e a Floresta Das Letras

O Curupira fez uma descoberta maravilhosa: uma floresta de letras, e resolveu fazer poesia para os bichos, os pássaros, as árvores e tudo aquilo que ele ama e protege nas matas do Brasil. Será que ele é um bom poeta? Você também quer brincar com essas letras? O livro Curupira e a Floresta Das Letras vem acompanhado de um jogo de formação de palavras, que amplia a experiência de leitura da criança. O jogo também contribui no processo de alfabetização dos pequenos.

 

8. Coleção Clássicos Chico e Ziraldo

A Coleção Clássicos Chico e Ziraldo é uma coleção especial para pais e pequenos. Isso porque os dois artistas que a compõem, conseguiram, com toda a sensibilidade que os pertence, criar livros para além das palavras e significados. São duas obras completas: sons, imagens e letras reunidos com fim de tornar os pequenos leitores que as contemplam mais sábios, musicais e felizes.

 

9. Livro O Circo das Formas

Marco Haurélio criou um cordel super divertido para falar das formas, e Camila de Godoy ilustrou como se fosse uma xilogravura a partir das sextilhas que o cordelista escreveu. É nesse ritmo que acompanhamos a chegada de um circo a uma cidade do interior, com a apresentação dos artistas evocando as formas que, muitas vezes, passam despercebidas. O Livro O Circo das Formas é um ótimo recurso para se trabalhar o conceito de formas com os pequenos.

 

Matemática e Lógica:

10. Coleção Abremente

Este é um produto desenvolvido por pedagogas e especialistas em educação, e cada livro foi feito para atender uma faixa etária específica, tendo sua linguagem e conteúdo totalmente adaptados. Com a Coleção Abremente, vocês terão desafios e problemas para brincar, resolver e aprender em família, com temas que estimulam a inteligência das crianças. Além disso, os minilivros se abrem em leque e podem ser levados a qualquer lugar.

 

11. Coleção Matemática Divertida

Nem sempre aprender as operações matemáticas é uma tarefa fácil para os pequenos. Pensando nisso, essa Coleção Matemática Divertida é ideal para apoiar professores em sala de aula ou para colaborar com o aprendizado em casa. São quatro títulos, um para cada uma das operações básicas, com linguagem lúdica e atividades para exercitar na prática o que foi aprendido!

 

12. Coleção Pra que Dinheiro?

De forma lúdica, objetiva e divertida, a Coleção Pra Que Dinheiro? aborda esse assunto que pode ser mal compreendido até por alguns adultos, apresentando conceitos básicos de economia que usamos no dia a dia de forma muito simples e de fácil compreensão, além de contar um pouco da história do dinheiro no Brasil.

 

13. Livro Saci, cadê o número que estava aqui?

Com o livro interativo Saci, cadê os números que estavam aqui?, os pequenos terão contato com os números de 1 a 10, de forma lúdica e prazerosa, por meio de um dos principais personagens do folclore brasileiro: o Saci, que no mundo fantástico é aquele que esconde as coisas das pessoas pregando-lhes uma peça. Após a leitura, é hora de montar o quebra-cabeça que acompanha o livro e torna essa experiência muito mais prazerosa, reforçando o aprendizado dos números. O objetivo é que as crianças, além de unir as peças correspondentes à mesmo número, consigam encaixá-las, para estimular também a coordenação motora.

 

Alfabetização:

14. Coleção Ilan Brenman Palavrinhas

Na Coleção Ilan Brenman Palavrinhas, a literatura se apresenta de forma lúdica e divertida e faz um convite para uma viagem no mundo do alfabeto! São três livros que introduzem o abecedário de maneira acessível aos pequenos. Porque todo mundo sabe que a melhor forma de aprender é brincando!

 

15. Livro O Arraial das Letras

Em O Arraial das Letras, José Santos criou um cordel para abordar as letras e Ricardo Sasaki ilustrou essa aventura em versos, inspirado na tradicional arte da xilogravura. É nesse clima de festa que o leitor se diverte com todas as letras do alfabeto, ora no embalo de um animado arraial, ora em uma viagem pelo Brasil.

 

Literatura:

16. Coleção Guimarães Rosa: 110 anos

Para comemorar os 110 anos de João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores que o Brasil já teve, reunimos dois grandes livros, para serem lidos por toda a família, para apresentar de forma lúdica, um pouco da obra deste grande escritor! Na Coleção Guimarães Rosa: 110 anos, você conta com uma adaptação cuidadosa de uma das maiores obras da literatura brasileira, Grande Sertão: Veredas, e o finalista do 59º prêmio Jabuti, na categoria Infantil, João, Joãozinho, Joãozito.

 

17. Coleção Infantojuvenil O Jardim Secreto

O Jardim Secreto é um clássico da literatura mundial. Seu sucesso foi tanto que em 1919 já teve sua primeira versão adaptada para o cinema e ainda hoje é um sucesso nas telinhas! Cheio de detalhes, este romance nos transporta para o início do século XX, e nos faz visitar cada roseira do fascinante Jardim Secreto junto da pequena Mary e seus amigos, Dickon e Colin. O livro, com tradução de Marcos Maffei, publicado pela Editora 34, será um companheiro de lágrimas e risos, em uma trama daquelas que nos prendem!

 

18. Livro A Volta ao Mundo em 80 dias

Em A Volta ao Mundo em 80 dias, o misterioso Phileas Fogg é desafiado pelos seus colegas a provar que consegue dar a volta ao mundo em oitenta dias. Acompanhado pelo trapalhão Passepartout, ele certamente terá de superar muitos obstáculos ao longo do caminho. Conseguirá realizar tamanha façanha para aqueles tempos? O mais incrível é que você, leitor, será decisivo nesta aventura pelo mundo. Juntos, você, Phileas Fogg e seus companheiros terão de vencer essa batalha contra o tempo.

Idiomas:

19. Coleção Inglês Interativo

Com dois livros já enviados pelo Clube Leiturinha –  agora na versão em inglês, a Coleção Inglês Interativo é ideal para introduzir um novo idioma desde cedo na vida dos pequenos. Profissionais e pesquisas apontam que o bilinguismo na infância, não só é benéfico para o desenvolvimento cognitivo das crianças, como também contribui para uma melhor comunicação, repertório cultural, conhecimento de uma maneira geral e oportunidades no futuro.

 

20. Coleção Inglês para Crianças

Promover o aprendizado dos pequenos no inglês é uma grande preocupação de pais e educadores, e, nada melhor do que a literatura para que isso aconteça de forma completa e divertida! A Coleção Inglês para Crianças foi pensada para crianças e adultos que buscam um contato mais aprofundado e diário com o idioma inglês, e… também o francês!

 

21. Coleção Espanhol para Crianças

A Coleção Espanhol para Crianças é um convite a esta língua cantante! Com ela, os pequenos vão aprender o alfabeto em espanhol, com rimas e ilustrações bem-humoradas. Ela foi pensada tanto para iniciantes, quanto para fluentes na língua, para agradar crianças de todas as idades e trazer um pouco desta cultura tão vasta!

Ainda não conhece o Clube? Os livros infantis selecionados para cada etapa de desenvolvimento dos pequenos, diversas opções de planos. Confira no site da Leiturinha!

22. Cafezinho Trilíngue

A Coleção Cafezinho Trilíngue é um verdadeiro convite a um cafezinho, e o melhor: em três idiomas diferentes! Com versões em inglês, espanhol e português, esta é uma releitura da lenda que conta como o café foi descoberto, com detalhes sobre a história e a importância dessa bebida – que é a segunda mais consumida no mundo (perdendo apenas para a água).

 

Esportes:

23. Coleção Apaixonados por Futebol!


O futebol é o esporte queridinho dos brasileiros e o mais praticado do norte ao sul do país! Pensando nisso, reunimos livros especiais para todos os amantes de futebol e, mesmo aqueles que não conhecem tão profundamente o esporte poderão se deliciar com a Coleção Apaixonados por Futebol! que é show de bola!

 

24. Coleção Loucos por Futebol!

A Coleção Loucos por Futebol! reúne 16 histórias em quadrinhos do personagem mais famoso do cartunista e escritor Ziraldo, o Menino Maluquinho! E no Manual do Pequeno Craque Cidadão, traz a história de Joca, um craque de futebol nos campos, nas praia e nas quadras em sua cidade.

 

Confira essas e outras diversas coleções de livros na Loja Leiturinha!

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.