Atividades para alfabetização: a importância dos diferentes tipos de letra

set 21, 2023 | Atividades, Educação, Leitura, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ao escolher um livro, é muito comum que as famílias tenham dúvidas sobre qual o melhor tipo de letra para se apresentar à criança, especialmente àquelas que estão aprendendo a ler. São muitas as atividades para alfabetização que podem ser feitas em casa! 🔠✏´Nesse momento é comum que pais e mães se deparam com questões referentes ao tipo de letra usado nas primeiras leituras da criança. Frequentemente, nós da Curadoria percebemos que a letra bastão, também conhecida como caixa-alta ou letra maiúscula, é a preferida em relação aos demais tipos de letras para crianças durante a alfabetização.

👉 Leia mais: Como preparar seu pequeno para a alfabetização infantil

Mas por que a letra bastão é tão desejada? Atividades para alfabetização que usam letra maiúscula realmente possuem maior impacto nas crianças? 🤔

O processo de alfabetização: lidando com a ansiedade

O processo de alfabetização é longo e tem muitas fases. Ele é resultado do desenvolvimento cognitivo e motor da criança, mas, principalmente, de seu livre desenvolvimento por meio do brincar e da participação no mundo dos adultos. Assim, a criança vai percebendo que o mundo é cheio de signos e significados, experimentando diferentes formas de se comunicar.

Por tudo isso, é preciso diminuir angústias e respirar fundo antes de pensar em estimular precocemente uma criança no sentido da leitura e da escrita. Muitas famílias sentem-se mais apressadas e preocupadas, enquanto outras não. E tudo bem. É comum sentir certa ansiedade em relação a esse tema, assim como se sente em relação à criança começar a andar ou a falar. 

Incentivar ≠ Forçar

Até mesmo no cenário escolar, “adiantar” o processo de alfabetização não é algo considerado positivo. A alfabetização precoce ocorre quando se apresentam estímulos que a criança ainda não está preparada para lidar. Isso pode acarretar prejuízos desnecessários à criança e à família, gerando ansiedade e frustração.

Dessa forma, a pressa dos adultos deve ser olhada com cuidado. ⚠ Se um adulto sente-se assim, o ideal é dividir suas preocupações com algum profissional da educação para que esses sentimentos não sejam transmitidos à criança, tornando-a também ansiosa em relação à própria aprendizagem.

Cada um e cada uma aprende dentro do próprio tempo. 🧠⌚ Assim como há crianças que não começam a andar ou a falar no tempo “esperado”, com a escrita e a leitura não é diferente. Qualquer preocupação em relação a esse desenvolvimento pode ser tema de conversa com professores da escola de sua criança, para melhor acompanhamento e orientação. O mais importante é observar sempre como a criança está: pensando no seu bem-estar, seu livre brincar e o descobrir do mundo. 

Que tal incentivar o hábito da leitura em vez de torná-lo uma pressão para as crianças? 👉Confira nossas dicas para montar um cantinho da leitura em casa!

Qual o melhor tipo de letra na hora das atividades para alfabetização?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que aprender a ler e aprender a escrever são processos distintos. A seguir, veja uma breve explicação de cada um deles:

📖 Na leitura

Nas atividades para alfabetização que envolvem a leitura, o objetivo é fazer a criança identificar o formato das letras e associá-las com a respectiva sonoridade. Aprende-se a fazer formação silábica (B+A=BA), a combinação entre sílabas para formar palavras (BA+LA=BALA) e, depois, sua articulação para formar frases e pequenos textos. Outro aprendizado desse momento é extrair das frases e palavras significados distintos… E, é claro, muito mais! 

De acordo com o Jornal Letra A, do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE – FaE UFMG), a letra maiúscula não deve ser priorizada para a aprendizagem na leitura. Isabel Frade, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do CEALE, explica:

“Decodificar a letra e fazer seu traçado são processos cognitivos distintos. Tanto a letra de forma quanto a cursiva devem ser apresentadas visualmente às crianças desde o início da alfabetização”.

✍ Na escrita

Nas atividades para alfabetização que envolvem a escrita, aprende-se a reconhecer e desenhar as letras e seus formatos. Nesse sentido, estudiosos indicam que a letra bastão (maiúscula ou caixa alta) deve ser priorizada pela simplicidade de seus traços. Enquanto a letra cursiva é mais rebuscada e emenda uma na outra, a letra bastão é feita com um conjunto de traços, sendo que uma letra não se emenda na outra. E, vale a ressalva: tudo bem se no começo a criança misturar um pouco as letras minúsculas e maiúsculas. Afinal, o que deve ser priorizado é que a criança treine a habilidade de se comunicar por meio da escrita.

Escrever em letra cursiva possibilita que a criança ganhe agilidade na escrita, mas isso só deve ser priorizado após a aquisição da escrita em letra maiúscula. De todo modo, reconhecer ambos os tipos de letras é interessante para o processo como um todo.

Deixe a criança ler e interpretar o mundo!

Como bem nos dizia Paulo Freire, aprendemos a “ler o mundo” antes mesmo de conseguir ler a palavra escrita. 🪁 Por isso, é tão importante ler para crianças em voz alta, usando livros com diferentes tipos de letras! As crianças aprendem a identificar letras por comparação entre uma e outra. A diversidade de tipos de letras para o aprendizado da leitura é muito benéfica! 

10 dicas de atividades para alfabetização que vão auxiliar no processo!

Para além dos tipos de letras, temos aqui algumas dicas práticas de atividades para alfabetização que podem auxiliar bastante no processo:

  1. Apresentar cantigas (cantar e brincar com cantigas de roda, por exemplo);
  2. Usar sonoridades diversas (fazer o som de animais durante a leitura, por exemplo);
  3. Brincar de fazer rimas (ler livros com rimas ou brincando de rimar, espontaneamente); 
  4. Contar parlendas
  5. Mostrar diferentes tipos de ilustrações em livros, revistas, murais… (incentivar a criança a falar sobre as diferenças entre cada uma delas);
  6. Pedir que a criança diga o que entendeu da história que acabou de ouvir;
  7. Convidar a criança para recontar a história com suas próprias palavras, usando as ilustrações como ponto de partida;
  8. Propor brincadeiras que estimulem movimentos finos (como pinçar objetos, transportar líquidos de um pote para outro usando uma seringa sem agulha, brincar de massinha de modelar, entre outras);
  9. Estimular a escrita espontânea (aquela que parece um rabisco mesmo, mas que a criança imita o ato de escrever);
  10. Brincar com as letras e seus formatos (usando massinha de modelar, reproduza com sua criança o desenho de cada letra; escreva palavras que sua criança conheça – como bola, casa, mamãe, papai – usando recortes de letras/sílabas em revistas, ou pedindo que a criança identifique palavras e as recorte por conta própria).

E você? Deixe nos comentários as atividades para alfabetização que sua família pratica em casa para propiciar a aprendizagem de sua criança. A troca de informações e experiências é sempre bem-vinda e pode ser muito útil! 📚🌼

👉 Entre para o Clube Leiturinha e estimule o hábito da leitura em casa com todo o conforto e segurança!

Quer mais? A Loja Leiturinha tem!

Confira aqui livros curados diretamente da Loja Leiturinha que podem ser grandes aliados na aprendizagem da leitura e da escrita, promovendo atividades para alfabetização divertidas e diversificadas.

🛒 Todas as compras na Loja Leiturinha possuem FRETE FIXO para todo o Brasil – e não é preciso ser membro do Clube para poder efetuar compras avulsas. 🤩 Conheça nosso portfólio!

Abremente Mini Minúscula

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha👆

Abremente Minúscula é uma proposta original de letramento: O livrinho conta com frases para ler e aprender a traçar a letra que aparece pontilhada, fazendo a criança praticar de maneira desafiadora e divertida. Assim, tanto adultos quanto crianças podem compartilhar e se divertir brincando com atividades que estimulam a imaginação ao mesmo tempo em que treinam a mãozinha dos pequenos e das pequenas para a escrita.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

O Curupira e a floresta das letras

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha👆

Em O Curupira e a floresta das letras, o icônico personagem folclórico fez uma descoberta maravilhosa: uma floresta de letras! A partir disso, resolveu fazer poesia para os bichos, os pássaros, as árvores e tudo aquilo que ele ama e protege nas matas do Brasil. Será que ele é um bom poeta? Você também quer brincar com essas letras? O livro vem acompanhado de um jogo de formação de palavras, que amplia a experiência de leitura da criança. Certamente, esse jogo é uma ótima pedida para sua lista de atividades para alfabetização.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais