Prêmio Reclame Aqui

Atividades para alfabetização: a importância dos diferentes tipos de letra

por | out 7, 2021 | 0 Comentários

Ao escolher um livro, é muito comum que as famílias tenham dúvidas sobre qual o melhor tipo de letra para se apresentar à criança, especialmente àquelas que estão aprendendo a ler. São muitas as atividades para alfabetização que podem ser feitas em casa! 🔠✏´Nesse momento, frequentemente pais e mães se deparam com questões referentes ao tipo de letra usado nas primeiras leituras da criança. Frequentemente, nós da Curadoria percebemos que a letra bastão, também conhecida como caixa-alta ou letra maiúscula, é preferida em relação aos demais tipos de letras para crianças durante a alfabetização.

👉 Leia mais: Como preparar seu pequeno para a alfabetização infantil

Mas por que a letra bastão é tão desejada? Atividades para alfabetização que usam letra maiúscula realmente possuem maior impacto nas crianças? 🤔

O processo de alfabetização: lidando com a ansiedade

O processo de alfabetização é longo e tem muitas fases. Ele é resultado da maturação cognitiva e motora da criança, mas, principalmente, de seu livre desenvolvimento por meio do brincar e da participação no mundo dos adultos. Assim, a criança vai percebendo que o mundo é cheio de signos e significados, experimentando diferentes formas de se comunicar.

Por tudo isso, é preciso aplacar angústias e respirar fundo antes de pensar em estimular precocemente uma criança no sentido da leitura e da escrita. Muitas famílias sentem-se mais apressadas e preocupadas, enquanto outras não. E tudo bem. É comum sentir certa ansiedade em relação a esse tema, assim como se sente em relação à criança começar a andar ou a falar. 

Incentivar ≠ Forçar

Até mesmo no cenário escolar, “adiantar” o processo de alfabetização não é algo considerado positivo. A alfabetização precoce ou apressamento cognitivo ocorre quando se apresenta estímulos que a criança ainda não está preparada para lidar. Isso pode acarretar prejuízos desnecessários à criança e à família, gerando ansiedade e frustração.

Dessa forma, a pressa dos adultos deve ser olhada com cuidado. ⚠ Se um adulto sente-se assim, o ideal é dividir suas preocupações com algum profissional da educação para que esses sentimentos não sejam transmitidos à criança, tornando-a também ansiosa em relação à própria aprendizagem.

Cada um e cada uma aprende dentro do próprio tempo. 🧠⌚ Assim como há crianças que não começam a andar ou a falar no tempo “esperado”, com a escrita e a leitura não é diferente. Qualquer preocupação em relação a esse desenvolvimento pode ser tema de conversa com professores da escola de sua criança, para melhor acompanhamento e orientação. O mais importante é observar sempre como a criança está: visando seu bem-estar, seu livre brincar e o descobrir do mundo. 

Que tal incentivar o hábito da leitura em vez de torná-lo uma pressão para as crianças? 👉Confira nossas dicas para montar um cantinho da leitura em casa!

Qual o melhor tipo de letra na hora das atividades para alfabetização?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que aprender a ler e aprender a escrever são processos distintos. A seguir, veja uma breve explicação de cada um deles:

📖 Na leitura

Nas atividades para alfabetização que envolvem a leitura, o objetivo é fazer a criança identificar o formato das letras e associá-las com a respectiva sonoridade. Aprende-se a fazer formação silábica (B+A=BA), a combinação entre sílabas para formar palavras (BA+LA=BALA) e, depois, sua articulação para formar frases e pequenos textos. Outro aprendizado desse momento é extrair das frases e palavras significados distintos… E, é claro, muito mais! 

De acordo com o Jornal Letra A, do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE – FaE UFMG), a letra maiúscula não deve ser priorizada para a aprendizagem na leitura. Isabel Frade, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do CEALE, explica:

“Decodificar a letra e fazer seu traçado são processos cognitivos distintos. Tanto a letra de forma quanto a cursiva devem ser apresentadas visualmente às crianças desde o início da alfabetização”.

✍ Na escrita

Nas atividades para alfabetização que envolvem a escrita, aprende-se a reconhecer e desenhar as letras e seus formatos. Nesse sentido, estudiosos indicam que a letra bastão (maiúscula ou caixa alta) deve ser priorizada pela simplicidade de seus traços. Enquanto a letra cursiva é mais rebuscada e emenda uma na outra, a letra bastão é feita com um conjunto de traços, sendo que uma letra não se emenda na outra. E, vale a ressalva: tudo bem se no começo a criança misturar um pouco as letras minúsculas e maiúsculas. Afinal, o que deve ser priorizado é que a criança treine a habilidade de se comunicar por meio da escrita.

Escrever em letra cursiva possibilita que a criança ganhe agilidade na escrita, mas isso só deve ser priorizado após a aquisição da escrita em letra maiúscula. De todo modo, reconhecer ambos os tipos de letras é interessante para o processo como um todo.

Deixe a criança ler e interpretar o mundo!

Como bem nos dizia Paulo Freire, aprendemos a “ler o mundo” antes mesmo de conseguir ler a palavra escrita. 🪁 Por isso, é tão importante ler para crianças em voz alta e usando livros com diferentes tipos de letras! As crianças aprendem a identificar letras por comparação entre uma e outra. A diversidade de tipos de letras para o aprendizado da leitura é muito benéfica! 

10 dicas de atividades para alfabetização que vão auxiliar no processo!

Para além dos tipos de letras, temos aqui algumas dicas práticas de atividades para alfabetização que podem auxiliar bastante no processo:

  1. Apresentar cantigas (cantar e brincar com cantigas de roda, por exemplo);
  2. Usar sonoridades diversas (fazer o som de animais durante a leitura, por exemplo);
  3. Brincar de fazer rimas (ler livros com rimas ou brincando de rimar, espontaneamente); 
  4. Contar parlendas
  5. Mostrar diferentes tipos de ilustrações em livros, revistas, murais… (incentivar a criança a falar sobre as diferenças entre cada uma delas);
  6. Pedir que a criança diga o que entendeu da história que acabou de ouvir;
  7. Convidar a criança para recontar a história com suas próprias palavras, usando as ilustrações como ponto de partida;
  8. Propor brincadeiras que estimulem movimentos finos (como pinçar objetos, transportar líquidos de um pote para outro usando uma seringa sem agulha, brincar de massinha de modelar, entre outras);
  9. Estimular a escrita espontânea (aquela que parece um rabisco mesmo, mas que a criança imita o ato de escrever);
  10. Brincar com as letras e seus formatos (usando massinha de modelar, reproduza com sua criança o desenho de cada letra; escreva palavras que sua criança conheça – como bola, casa, mamãe, papai – usando recortes de letras/sílabas em revistas, ou pedindo que a criança identifique palavras e as recorte por conta própria).

E você? Deixe nos comentários as atividades para alfabetização que sua família pratica em casa para propiciar a aprendizagem de sua criança. A troca de informações e experiências é sempre bem-vinda e pode ser muito útil! 📚🌼

👉 Entre para o Clube Leiturinha e estimule o hábito da leitura em casa com todo o conforto e segurança!

Quer mais? A Loja Leiturinha tem!

Confira aqui 6 livros curados diretamente da Loja Leiturinha que podem ser grandes aliados na aprendizagem da leitura e da escrita, promovendo atividades para alfabetização divertidas e diversificadas.

🛒 Todas as compras na Loja Leiturinha possuem FRETE GRÁTIS – e não é preciso ser membro do Clube para poder efetuar compras avulsas. 🤩 Conheça nosso portfólio!

AEIOU

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha👆

A narrativa do livro AEIOU interage com o pequeno leitor de uma forma divertida, podendo ser uma ótima opção de atividade para alfabetização! Esta brincadeira desafiadora de construir e desconstruir as palavras aproxima a criança das letras e dos fonemas. Portanto, nossa dica é ler o livro pausadamente junto com a sua criança, dando ênfase à sonoridade das letras.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Abremente Mini Minúscula

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha👆

Abremente Minúscula é uma proposta original de letramento: O livrinho conta com frases para ler e aprender a traçar a letra que aparece pontilhada, fazendo a criança praticar de maneira desafiadora e divertida. Assim, tanto adultos quanto crianças podem compartilhar e se divertir brincando com atividades que estimulam a imaginação ao mesmo tempo em que treinam a mãozinha dos pequenos e das pequenas para a escrita.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

O Curupira e a floresta das letras

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha👆

Em O Curupira e a floresta das letras, o icônico personagem folclórico fez uma descoberta maravilhosa: uma floresta de letras! A partir disso, resolveu fazer poesia para os bichos, os pássaros, as árvores e tudo aquilo que ele ama e protege nas matas do Brasil. Será que ele é um bom poeta? Você também quer brincar com essas letras? O livro vem acompanhado de um jogo de formação de palavras, que amplia a experiência de leitura da criança. Certamente, esse jogo é uma ótima pedida para sua lista de atividades para alfabetização.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Abremente Mini Grafismos

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha👆

Outro membro da família de produtos Abremente, a edição sobre Grafismos é uma proposta original para que as crianças possam observar e identificar o grafismo em um contexto significativo e aprender a traçá-lo com soltura.  Uma maneira divertida e criativa para que os adultos e as crianças compartilhem e se divirtam brincando com atividades que incentivam a facilidade de escrita dos pequenos e das pequenas.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

O Ponto e a Linha têm outros planos

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha👆

O Ponto e a Linha é um dos livros do selo Originais Leiturinha mais experimentais do nosso catálogo. Ele brinca com todos os significados e formatos que um ponto e uma linha podem ter. Um ponto de ônibus, uma linha de pensamento, um ponto de destaque, uma linha de trem… Sem dúvidas, esse é um livro para pensar por outros ângulos… Literalmente!  Um livro inusitado que, além de proporcionar reflexões acerca das nossas perspectivas individuais, faz conexões de maneira lúdica com a pontuação na língua portuguesa. Perfeito para o início do processo de alfabetização!

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Coleção Ensinando Libras

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha👆

A Coleção Ensinando Libras conta com dois livros que visam, antes de mais nada, a inclusão. Sabia que a Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do nosso país? Mesmo que os livros possam ser lidos pela maioria das pessoas, ainda assim é muito difícil encontrar no mercado livros acessíveis para surdos. Essa Coleção mostra que é possível unir acessibilidade à literatura e à sua emoção.

👉 Clique aqui para comprar na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Escrito por Sarah Helena
Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.
Livros selecionados por faixa etária, todo mês na sua casa. Saiba Mais.
Relacionados
Qual é a importância da leitura na educação infantil?

Qual é a importância da leitura na educação infantil?

De modo geral, os livros têm a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Mas qual é a importância da leitura na educação infantil, especificamente? Neste texto, você irá descobrir por que desenvolver o hábito da...

Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

Meu filho dorme mal, o que fazer? 😴 Se essa pergunta não sai da sua cabeça, é bom prestar atenção nas informações que temos para você! O sono é importante para que o desenvolvimento mental e físico das crianças ocorra de forma saudável. Como essa fase de crescimento é...

Clube de livros infantis: Vale a pena fazer parte de um?

Clube de livros infantis: Vale a pena fazer parte de um?

Um grande consenso entre os adultos é que a infância passa rápido. 💨 Quem nunca parou para pensar nos seus dias de criança e desejou reviver alguns desses momentos? São muitas as experiências que começam nessa fase da vida e que continuamos a carregar conosco para...

Qual é a importância da leitura na educação infantil?

Qual é a importância da leitura na educação infantil?

De modo geral, os livros têm a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Mas qual é a importância da leitura na educação infantil, especificamente? Neste texto, você irá descobrir por que desenvolver o hábito da...

Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas

Meu filho dorme mal, o que fazer? 😴 Se essa pergunta não sai da sua cabeça, é bom prestar atenção nas informações que temos para você! O sono é importante para que o desenvolvimento mental e físico das crianças ocorra de forma saudável. Como essa fase de crescimento é...

Clube de livros infantis: Vale a pena fazer parte de um?

Clube de livros infantis: Vale a pena fazer parte de um?

Um grande consenso entre os adultos é que a infância passa rápido. 💨 Quem nunca parou para pensar nos seus dias de criança e desejou reviver alguns desses momentos? São muitas as experiências que começam nessa fase da vida e que continuamos a carregar conosco para...

O Ponto e a Linha: Original Leiturinha para pensar por outros ângulos

O Ponto e a Linha: Original Leiturinha para pensar por outros ângulos

Para você, o que significa um ponto? ⚫ E uma linha? ➖🤔 Talvez seja um símbolo de escrita ou o local em se escreve. Pode também ser uma localização, ou até mesmo um estado da matéria (ponto de ebulição). Mas vou parar por aqui para não dar spoiler! 🤭 Só posso revelar...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *