Afinal, para que serve um livro?

abr 12, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você já se perguntou para que serve um livro? 🤔 Seja para aprender, estudar, relaxar, descansar ou mesmo viajar sem sair do lugar, os livros são companheiros incríveis! Por isso, em homenagem a este objeto que tanto faz por nós, enquanto seres humanos e sociais, nós listamos 10 funções de um livro. Para descobrir cada uma delas, acompanhe o texto abaixo!

Leia mais:
👉 Ler para ser protagonista da sua história
👉 10 poemas famosos para ler com as crianças
👉 Quando começar a ler para o bebê?

O papel do livro na vida e no cotidiano

A princípio, pode ser bastante difícil responder à pergunta: afinal, para que serve um livro? Isso porque, enquanto algumas pessoas gostam de ler para ampliar seus conhecimentos e conhecer diversos pontos de vista, por exemplo, outras gostam de descobrir novas histórias, diferentes universos e personagens encantadores!

De fato, muitas pessoas não veem a hora de chegar em casa para apreciar uma boa leitura, não é mesmo? 😍 E outros não conseguem nem esperar por esse momento: começam a ler ainda durante o trajeto, seja no trem, no ônibus ou no metrô!

Tem gente que até tira férias e passa os dias lendo obras famosas, livros de poesia ou de grandes escritores. Outros, aproveitam a própria viagem para colocar a leitura em dia. Alguns até levam uma mala cheinha de livros, só para ter a companhia deles durante o descanso! E há ainda aqueles que leem por obrigação, seja para uma prova ou um concurso.

Muitas profissões também estão intimamente ligadas ao hábito da leitura. Além dos próprios escritores, os jornalistas, repórteres e cronistas, por exemplo, precisam estar bem informados sobre os últimos acontecimentos do país e do mundo. Já os atores e atrizes, precisam ler os roteiros e memorizar suas falas. E há também os educadores, que leem diariamente com seus alunos e alunas.

Portanto, cada pessoa tem um motivo muito particular para ler um livro, seja ele um clássico ou um lançamento. A leitura é uma ferramenta importante para o saber e deve ser estimulada desde cedo!

Vale destacar que a leitura é fundamental em todas as fases da vida, sobretudo na primeira infância. Por isso, ensinar uma criança a ler é um grande ato de responsabilidade e, acima de tudo, de amor! ❤️

A leitura é um ato de amor

Abrir um livro é abrir um mundo de possibilidades, entrar em outro universo, viajar para outras cidades, outros países e até outros planetas! 👽 É viver em outras peles, ver o mundo por outras perspectivas e compreender outros pontos de vista. Nesse sentido, os livros são transportes, asas, são lugares, viagens, amigos e muito mais!

E na infância, além de tudo isso, os livros ainda representam momentos de afeto e diversão em família. A leitura compartilhada é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos pequenos e pequenas, contribuindo para o estímulo da fala, o processo de alfabetização, a habilidade de interpretar textos e o próprio mundo, de forma mais sensível e crítica.

Por fim, a leitura também fortalece o vínculo entre a criança e o seu pai, mãe ou cuidador. 🥰 Assim, quando mediada com atenção, carinho e verdade, a leitura é um verdadeiro ato de amor entre pais e filhos!

Mas, afinal, para que serve um livro?

Pensando em propor uma brincadeira, listamos abaixo as 10 funções de um livro, mesmo sabendo que seria impossível enumerar todos os benefícios da leitura! 😅

Apesar disso, acompanhe a lista e descubra alguns motivos que explicam para que serve um livro:

  1. Para nos levar para locais que talvez nunca imaginaríamos conhecer ou, até, que já não existam mais (ou nunca existiram!);
  2. Para nos colocar em lugares muito diferentes do que estamos, possibilitando que vejamos o mundo por outros olhos;
  3. Para abrir nossa mente e ampliar nossa visão de mundo, para além do que conhecemos e vivenciamos;
  4. Para aguçar nossa curiosidade e despertar novos interesses;
  5. Para conhecer grandes e incríveis personagens, sejam eles reais ou fictícios;
  6. Para ampliar nosso vocabulário, colaborando para que nos comuniquemos melhor, seja por meio da fala ou da escrita;
  7. Para estimular a empatia, a solidariedade e o respeito.
  8. Para colaborar para uma leitura de mundo mais crítica – habilidade fundamental nos dias atuais, em que somos bombardeado por informações a todo momento;
  9. Para estimular a imaginação e a criatividade, importantíssimas não só na infância, mas durante toda a vida;
  10. Para desenvolver e fortalecer os laços de afetos, seja com as pessoas que já conhecemos ou com aquelas que conhecemos por meio dos livros.

Mais listas especiais para você!

Aproveitando o momento, nada melhor que apresentar para nossas famílias leitoras mais algumas listas de livros incríveis, não é mesmo? 😜 Portanto, confira abaixo a seleção dos 30 melhores livros infantis de cada ano:

São muitos títulos famosos e inéditos, para que seu pequeno leitor e sua pequena leitora se encantem pelos livros! O melhor de tudo é que todas as famílias podem aproveitar nossas dicas, já que os livros selecionados estão divididos por seções, de acordo com a idade das crianças:

  • Leitor de Berço;
  • Leitor Brincante;
  • Pré-Leitor;
  • Leitor Iniciante;
  • Leitor em Processo;
  • Leitor Fluente
  • Leitor Crítico.

Então, não deixe de incentive a leitura em sua casa desde cedo! E descubra, junto com a gente, o poder dos livros na infância! ✨

Você gostou de descobrir para que serve um livro? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais