Ler um livro é um bom jeito de compartilhar e é um carinho também.
Para que serve um livro? – Chloé Legeay

A leitura é um ato de amor

Para-que-serve-um-livro

Abrir um livro é abrir um mundo de possibilidades, é entrar em outro universo, viajar para outras cidades, outros países e outros planetas, é viver em outras peles, ver o mundo por outras perspectivas e compreender outros pontos de vista. Os livros são trasportes, são asas, são lugares, são viagens, são amigos… E na infância, além de tudo isso, os livros ainda representam momentos de afeto e diversão em família. A leitura compartilhada é fundamental para o desenvolvimento pleno dos pequenos, contribuindo para o estímulo da fala, o processo de alfabetização, a habilidade de interpretar textos e o mundo de forma mais sensível e crítica, além de fortalecer o vínculo entre a criança e o pai/mãe/cuidador. Quando mediada com atenção, carinho e verdade, a leitura é um verdadeiro ato de amor entre pais e filhos!

Em homenagem a este objeto que tanto faz por nós, enquanto seres humanos e sociais, e aproveitando que entre os livros selecionados pela Equipe de Curadoria da Leiturinha está o Para que serve um livro?, da escritora e ilustradora francesa Chloé Legeay, nós fizemos uma brincadeira com o título e listamos 10 “funções” de um livro.

naoabra_imagem2

Mas, afinal, para que serve um livro?

1. Para nos levar para conhecer lugares que talvez nunca imaginávamos viajar ou, até, que já não existam mais (ou nunca existiram!).

2. Para nos colocar em lugares muito diferentes do que estamos, possibilitando que vejamos o mundo por outros olhos.

3. Para abrir nossa mente e ampliar nossa visão de mundo para além do que conhecemos e vivenciamos.

4. Para aguçar nossa curiosidade e despertar novos interesses.

5. Para conhecer grandes e incríveis personagens, sejam eles reais ou fictícios.

6. Para ampliar nosso vocabulário, colaborando para que nos comuniquemos melhor, seja por meio da fala ou da escrita.

7. Para estimular a empatia, a solidariedade e o respeito.

8. Para colaborar para uma leitura de mundo mais crítica, habilidade fundamental nos dias atuais, em que somos bombardeado por informações a todo momento.

9. Para estimular a imaginação e a criatividade, importantíssimas não só na infância, mas durante toda a vida.

10. Para desenvolver e fortalecer os laços de afetos, seja com as pessoas que já conhecemos ou com aquelas que conhecemos por meio dos livros.

Incentive a leitura em sua família desde cedo e descubra, junto com a gente, o poder dos livros na infância! Escolha o plano ideal para vocês no Clube Leiturinha!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.