Autoconhecimento na infância: como ajudar nossas crianças?

fev 29, 2024 | Comportamento, Educação, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O processo de autoconhecimento na infância (e em todas as fases da vida) é algo bastante complexo.

Ele envolve a consciência de si, a formação da identidade pessoal, o autoconceito, a empatia, entre outras coisas.

Essa construção se baseia em todas as experiências que as pessoas têm ao longo da vida, desde ainda bebê, no relacionamento com os pais e a família, e influencia diretamente como elas se relacionam consigo mesmas e com os outros, incluindo como cada uma expressa suas emoções e sentimentos. 

Através da consciência de si, a criança passa a reconhecer que é uma entidade separada dos outros, e desenvolve nos primeiros anos de vida a consciência do próprio corpo e das próprias emoções.

Dessa forma, ela pode ser capaz de construir sua identidade pessoal, aspecto importante para o desenvolvimento do autoconhecimento na infância. A criança começa a desenvolver a noção de quem é em relação aos outros e ao mundo ao seu redor, incluindo sua cultura, gênero, interesses e habilidades.

Como ajudar nossas crianças?

Assim, a imagem que a criança tem de si mesma, é influenciada por suas experiências e interações sociais. Esse autoconhecimento na infância se desenvolve ao longo do tempo e pode ser influenciado pela relação com o mundo externo, como a relação com a família, amigos, elogios e críticas. 

Quando a criança consegue olhar para si, capaz de se valorizar ou reconhecer e aprender com seus erros, refletindo sobre si mesma, seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, ela pode ser capaz de desenvolver empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos, separando aquilo o que é seu e o que é do outro.

Existem diversas formas de promover o autoconhecimento nos pequenos. Algumas dicas podem ajudar nesse processo:

⭐ Incentive a expressão emocional: ajude a criança a identificar e expressar suas emoções de forma saudável, ensinando-as a nomear o que estão sentindo e a encontrar maneiras apropriadas de lidar com essas emoções.

⭐ Estimule a autoexploração: promova atividades que incentivem a criança a explorar seus interesses, talentos e habilidades, ajudando-a a descobrir o que a faz única e especial.

⭐ Ensine sobre o corpo e a mente: ajude a criança a compreender como o corpo e a mente estão interligados, ensinando sobre a importância de cuidar da saúde física e mental.

⭐ Estimule a reflexão: incentive a criança a refletir sobre suas experiências, ensinando-a a analisar suas ações e pensar sobre como poderia ter agido de forma diferente em determinadas situações.

⭐ Promova a tomada de decisões: deixe a criança tomar decisões simples desde cedo, permitindo que ela desenvolva habilidades de pensamento crítico e autoconfiança.

⭐ Valorize a individualidade: reconheça e valorize as características individuais da criança, ajudando-a a entender que é única e especial do jeito que é.

⭐ Fomente a empatia: ensine a criança a se colocar no lugar dos outros e a considerar seus sentimentos, promovendo a compreensão e a empatia em relação aos outros.

Estimule a autonomia: dê à criança responsabilidades adequadas à sua idade, permitindo que ela desenvolva um senso de autonomia e independência.

Os livros e o autoconhecimento na infância

A leitura também pode ser uma ótima aliada nesse processo!

Através de livros e histórias adequadas, a criança pode desenvolver ainda mais o autoconhecimento e fortalecer sua identidade, se aprofundando em temas que estimulem sua construção de pensamento.

Ao se identificar com uma história ou com uma personagem, os pequenos podem sentir conforto para se expressar, uma vez que se sintam acolhidos e representados.

Ao ler de forma reflexiva e consciente, as crianças podem ganhar percepções valiosas sobre seus sentimentos e sobre o mundo ao seu redor. 🌏🧡

 

Flávia Carnielli

Mãe da Maria Clara e da Rafaela, mestre em psicologia clínica, especialista em psicologia perinatal e formada em psicoterapia infantil. *Flávia é especialista em psicologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais