Coleção “Quem sou eu?”: livros para brincar de adivinhar

mar 23, 2020 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Que criança não gosta de adivinha? Brincar de adivinhar faz bem! Tanto para a cognição, estimula a criatividade e exercita a capacidade imaginativa. Por isso, em tempos de retiro em casa, nada melhor que correr a essas brincadeiras que trazem ganhos emocionais. Tanto para o desenvolvimento, diversão e entretenimento dos pequenos. e entretém as crias.

A fantasia na fase dos Pré-Leitores

A criança agora começará por meio da fantasia a organizar o seu meio ambiente. Como assim? Ela irá internalizara representação de cada coisa que se apresenta a ela. É a partir da fantasia e da imitação que o pequeno passará a socializar e a interagir com o meio. Segundo o Psicanalista Bettelheim, para dominar os problemas psicológicos do crescimento, ser capaz de superar dependências infantis e obter um sentimento de individualidade e de autovalorização, a criança necessita entender o que se está passando dentro de seu eu inconsciente. Ela pode atingir essa compreensão fantasiando. Por isso o estímulo a imaginação e a fantasia é tão importante nesta fase. 

Um Livro-Passatempo

Entre as crianças bem pequenas, os nossos Leitores de Berço e Brincantes, os livros cartonados, com recortes e interativos, já são um verdadeiro sucesso. Não é muito diferente com a turminha dos Pré-Leitores, que agora também passarão a receber este tipo de livro. Com histórias contextualizadas ao cotidiano, a coleção Quem sou eu? da Editora Ciranda Cultural chegou para complementar a rotina dos pequenos que estão em casa. A diversão desta leitura estenderá para  toda família! A brincadeira proposta é descobrir qual é o animal que o texto sugere, através do formato recortado na página. 

A combinação de elementos presentes nas ilustrações e o que irá compor a figura do bichinho. 

Como mediar essa leitura?

Seu pequeno ainda não conhece todos os animais presentes nesta leitura? Não tem problema! A ideia é justamente instigar a curiosidade dele mesmo. Por isso, pesquise imagens reais ou vídeos dos bichos do livro. Mostre pra ele as diferentes características de cada um deles. Boa leiturinha!

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha!

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais