É na hora do brincar que as crianças entram em contato com diversas expressões artísticas: ao ouvir uma música, ver a arquitetura da cidade, as pinturas, a literatura, entre as tantas outras formas em que ela pode se manifestar.
Seja na escola, em casa ou em outros espaços, os pequenos fazem constantes descobertas. Brincar e imaginar são formas de construir a realidade e também falar sobre ela. Pois a interação dos pequenos com o mundo se dá, muitas vezes, de forma lúdica, na tentativa de contar sobre o real.
O Brincar e a elaboração do real
Você lembra de suas brincadeiras quando era pequeno? Um rolinho de papel se tornava uma potente luneta, uma caixa se transformava em um foguete ou até mesmo tinha o poder de te transportar para outro universo. Brincando, os pequenos criam suas narrativas e constroem seus espaços.
A imaginação é um espaço de autonomia. A partir dela é possível pensar sobre a vida e possibilidades de viver, sendo este realizável ou não. A fantasia acompanha a criança em suas experiências diárias e, assim, a criança experimenta o novo. Receptiva às novidades, a imaginação é também uma dimensão em que a criança vislumbra coisas novas e esboça futuros possíveis.
Assim, a criança imaginativa tem a necessidade de contar sobre sua realidade. Através do brincar, ela transforma elementos simples em uma atividade importante e, a partir dela, especula sobre o mundo.
Sendo assim, a arte ocupa um espaço especial nesta relação entre criança e mundo, pois através dela surge a possibilidade da criança falar sobre si. Pelos desenhos, pinturas e performances, as crianças estão o tempo todo construindo sua realidade e experimentando-a.
Aqui na Leiturinha buscamos sempre incentivar as crianças através da literatura! Afinal, livros são companheiros que podem nos acompanhar a vida toda, e que também podemos compartilhar com outras pessoas, ampliando as possibilidades de incentivar a formação de novos leitores.
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