Usar celulares e tablets para potencializar a aprendizagem das crianças já é comum entre muitos pais e educadores. E o sucesso da tática foi comprovado por pesquisadores da Universidade de Standford, nos Estados Unidos. O estudo conduzido pelo Centro para a Análise de Política Educativa da Universidade analisou o comportamento de 500 famílias e mostrou que é possível estimular a alfabetização com SMS.
Metade delas passou a receber mensagens incentivando ações em relação ao desenvolvimento dos filhos e a outra metade recebia mensagens com temas genéricos.
O grupo de pais que recebeu as mensagens encorajadoras aumentou a frequência de interações positivas com as crianças: “Nós encontramos fortes evidências de que os pais no grupo de recebimento leram as mensagens, usaram as dicas e, em geral, acharam o programa útil. Mais importante que isso, o programa afetou positivamente os pais e as crianças”.
O programa de mensagens aumentou a frequência com que os pais contaram histórias, apontaram palavras que começavam com o mesmo som, apontavam palavras que rimam, recitavam cantigas, olhavam figuras nos livros e jogavam com seus filhos”, trecho retirado da pesquisa.
Do lado de lá, professores também notaram uma mudança positiva no comportamento dos pais que receberam as mensagens de interação. Segundo eles, com o programa os pais perguntavam com mais frequência sobre a aprendizagem de seus filhos do que outros pais.
Mesmo sem o programa disponível, existem outras formas de estimular a aprendizagem das crianças através da tecnologia. Com a PlayKids Pais, por exemplo, mães, pais e cuidadores podem ver quais habilidades os filhos estão desenvolvendo com o app da PlayKids e ainda recebem recomendações de atividades e perguntas para fazer com as crianças baseados na idade e temas de interesse da criança.
Leia mais