Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica

por | fev 23, 2022 | 5 Comentários

Você já conhece a Floresta Amazônica? Com um território que abrange nove países, ela abriga a maior biodiversidade do planeta: são mais de 40 mil espécies de plantas, 1.300 espécies de pássaros, 3 mil tipos de peixes, 430 mamíferos diferentes e 2,5 milhões espécies de insetos! A Floresta Amazônica desperta o interesse e a curiosidade de crianças e adultos, não é mesmo? Afinal, além de muito importante para a vida no planeta, ela é a maior floresta tropical do mundo! Pensando nisso, trouxemos aqui 7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica! Acompanhe o texto e saiba mais. 🌳🌎

Leia mais:
👉 7 curiosidades sobre o espaço que as crianças vão adorar
👉 Qual é a importância da leitura na Educação Infantil?
👉 Qual é a importância da leitura no Ensino Fundamental?

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica

Em lugares muito grandes, existem e acontecem coisas muito diferentes, que a gente nem imagina. É justamente o caso da Floresta Amazônica! Por isso, que tal saber mais sobre esse lugar fantástico? Aqui vão 7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica que farão com que você se apaixone ainda mais por esse lugar tão cheio de riquezas e belezas. Confira!

1. O segundo maior rio do mundo

O Rio Amazonas é o segundo rio mais comprido do nosso planeta, perdendo apenas para o Rio Nilo. Sua extensão é tão grande, que tem quase a mesma distância entre o centro do Brasil e o centro do México! E existem pesquisadores que contestam essa informação, reclassificando também a nascente do Amazonas, o que faria com que ele fosse maior até mesmo do que o Nilo! 

O Rio Amazonas nasce no Peru e deságua no Oceano Atlântico, junto ao Rio Tocantins, no norte do Brasil. Além disso, ele é dividido em três partes:

  • Ainda nos países andinos, é chamado de Rio Marañón;
  • Ao entrar no Brasil, é chamado de Rio Solimões;
  • Ao receber as águas do Rio Negro, passa a ser chamado de Rio Amazonas.

Por fim, vale lembrar que, ainda que não seja o maior rio do mundo, há mais uma coisa no Rio Amazonas que é realmente incrível: por estar cercado da maior floresta tropical do mundo, o Rio Amazonas tem uma das maiores biodiversidades em rios que podemos observar em todo o planeta Terra!

2. A maior biodiversidade aquática de todos os rios do mundo

Outra curiosidade sobre a Floresta Amazônica são seus biomas aquáticos e a vasta fauna existente ali. Confira agora algumas das espécies da maior biodiversidade aquática de todos os rios do mundo:

Peixe-boi

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica: Peixe-boi

O simpático peixe-boi é o maior mamífero que existe no ecossistema do Rio Amazonas. Ele pode chegar a impressionantes 450 quilos e pode medir até três metros de comprimento!

Além disso, o peixe-boi costuma ficar na região mais ao norte da bacia do Rio Amazonas, lugar em que é conhecido por um apelido muito fofo: a vaca-do-mar. Mas, do mar? Sim! O Rio Amazonas é chamado assim, de forma carinhosa, por suas comunidades ribeirinhas!

E você sabe o que o peixe-boi come? Por maior que seja, ele se alimenta basicamente de pequenas plantinhas, que ficam nas margens do Rio Amazonas. Por isso, é que o desmatamento o coloca em risco: quanto mais se desmata a Floresta Amazônica, menor a quantidade de alimento que ele pode encontrar. E mais ameaçada fica a sua existência!

Boto cor-de-rosa

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica: Boto cor-de-rosa

O boto cor-de-rosa é um personagem mitológico do Rio Amazonas, e não poderia ser diferente! Afinal, quem espera ver um golfinho em pleno Rio? E, vendo, quem esperaria que ele fosse cor-de-rosa? Pois é! Cada exemplar dessa espécie tão misteriosa passa a vida nadando entre as árvores do Rio Amazonas, de forma bastante furtiva. Eles podem chegar a pesar até 200 quilos e têm, mais ou menos, 2 metros de comprimento!

Uma curiosidade é que a visão dos botos cor-de-rosa é totalmente adaptada para a água turva do rio. E na prática, isso quer dizer que eles quase não enxergam quase nada. No entanto, seu focinho bastante alongado e a sua testa bastante saliente faz com que ele possa caçar com tranquilidade, mantendo a sua alimentação adequadamente.

Tal como o peixe-boi, entretanto, a ação humana está dizimando essa espécie. No caso do boto cor-de-rosa, o caso está ligado à poluição no Rio Amazonas, que faz com que inúmeros animais acabem por engolir embalagens plásticos e outros lixos despejados de forma irregular.

Tartaruga-da-Amazônia

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica: Tartaruga-da-Amazônia

Tal como o mar, o Rio Amazonas é cercado por animais incríveis! E mais uma prova disso é a Tartaruga-da-Amazônia, que pode chegar a um metro de comprimento e ter peso de mais de 100 quilos! E essa espécie de tartaruga, assim como a marítima, quase nunca sai da água.

Apenas as fêmeas, no período de reprodução, colocam seus ovos nas praias que o Rio Amazonas forma em sua grande extensão. No entanto, tal como as grandes tartarugas do mar o fazem, os ovos são rapidamente enterrados. E depois, suas mães logo voltam para o Rio.

Infelizmente, ainda não existe ainda um projeto de proteção para as tartarugas do Rio Amazonas, que também têm sido alvo da poluição, tal como o boto cor-de-rosa. Por isso, como apenas 5% dos seus filhotes sobrevivem, essa é uma espécie que, em breve, poderá deixar de existir!

3. A onda gigante

Ainda falando sobre as curiosidades sobre a Floresta Amazônica, vamos falar de algo único: suas águas. A palavra pororoca, de origem tupi, quer dizer “causar um grande estrondo”, e foi adotada para se referir a um dos mais impressionantes fenômenos da natureza, que ocorre quando o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial.

A pororoca, essa onda gigante, pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro! Na região da Floresta, este fenômeno geralmente acontece na foz do Rio Amazonas.

E você sabia que são muitos os surfistas que se aventuram em surfar a pororoca? Mesmo surfistas muito experientes, que participam de campeonatos em ondas gigantes, dizem que a experiência de surfar na pororoca é muito difícil. Isso porque, ao contrário das ondas do mar (que duram, no máximo, 40 segundos), a pororoca pode ser surfada por mais de uma hora, tornando-a totalmente exaustiva. E por isso, até mais perigosa que uma onda gigante do mar! 🌊

4. A cobra gigante

A sucuri, também conhecida como Anaconda, é uma das mais ilustres moradoras da Floresta Amazônica. 🐍 Ela é considerada a maior cobra do mundo na relação peso e comprimento, podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos!

A sucuri é um animal tão impressionante que ganhou a tela dos cinemas e já conta com quatro títulos, sendo o primeiro de 1997. Assustadora, né? Mas, saiba: a sucuri é um animal fascinante! Mesmo tão grande, ela não é venenosa, bem diferente de outras cobras menores que ela. O problema, no entanto, está é com a sua mordida: ela é tão forte, mas tão forte, que basta uma mordida para que ela possa matar a sua presa!

5. Povos da Amazônia

Dentre as curiosidades sobre a Floresta Amazônica, os seus povos nativos não podem ficar de fora, não é mesmo? De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria da população vive na zona rural.

Algumas das tribos da Floresta Amazônica são:

  • Guarani;
  • Xerente;
  • Amawáka.

6. Terceiro maior felino do mundo

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica: Onça-Pintada

Nativa da Floresta Amazônica, a onça-pintada, que pesa entre 56 a 92 quilos, (podendo chegar a 158 kg) e mede o de 1,12 a 1,85 metros, é considerada o maior felino da América do Sul e o terceiro maior do mundo! Incrível, não é mesmo? 🐆

Considerada a rainha da Floresta, a onça-pintada é um animal solitário, que caça principalmente durante à noite. E infelizmente, ela também está quase ameaçada de extinção! Neste caso, as crescentes alterações ambientais e também a caça são as principais causas de diminuição da população de onças-pintadas no nosso país.

7. Insetos enormes!

Dando fim a nossa lista de curiosidades sobre a Floresta Amazônica, estão os insetos! Você sabia que na Floresta Amazônica existe uma centopeia que se alimenta de sapos, pássaros e até cobras? É a Centopeia Gigante, que além de comer grilos, pode comer ratos e outros animais muito maiores do que ela. Além disso, ela pode viver até 10 anos!

Outro inseto bastante interessante e que habita a Floresta Amazônica é a Aranha-Golias-Comedora-De-Pássaros. É a maior aranha da Floresta, chegando a medir em média 30 centímetros. Surpreendente!

Dica Leiturinha: livros para falar sobre o meio ambiente

Para conhecer mais sobre o meio ambiente, nada melhor do que ler! Através dos livros, que trazem muito conhecimento, os pequenos e pequenas vão criar empatia com os animais, plantas e todos seres vivos. É uma ótima ideia, não é mesmo? 💚 Então, confira essa seleção especial de livros da Loja Leiturinha:

Vanivani, o Dono das Araras Vermelhas

Vanivani, o Dono das Araras Vermelhas

Recontando o mito que trata da origem das araras vermelhas, de origem Kamayurá, o livro aproxima nosso pequeno leitor ou pequena leitora da cultura dos povos originários, os grandes guardiões da nossa amada Floresta Amazônica! Ainda, o livro Vanivani, o Dono das Araras Vermelhas é rico em ilustrações e trata de uma forma lúdica essa história tão importante para a tribo.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Vanivani, o Dono das Araras Vermelhas” na Loja Leiturinha!

Bicho Que Chama Bicho

Bicho Que Chama Bicho

Bicho Que Chama Bicho pode até não ser um livro sobre a Floresta Amazônica, mas é um importante aliado para a conscientização a respeito da importância de preservação do meio-ambiente. Neste livro infantil, que também é um Original Leiturinha, cada bicho é convocado para combater um incêndio florestal. 🔥 Nesse sentido, é uma ótima forma de conversarmos com nossos pequenos leitores e pequenas leitoras a respeito da importância da colaboração e do trabalho em equipe, por exemplo.

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “Bicho Que Chama Bicho” na Loja Leiturinha!

Em Perigo de Extinção

Em Perigo de Extinção

Em Perigo de Extinção é um livro Inédito Leiturinha. A narrativa é uma mistura de ficção científica com poesia e garante risadas e muita reflexão! Nono Granero é um autor completo: já levou suas histórias por toda a Espanha, entre outros países! Além de autor e ilustrador, ele é músico e mestre de bonecos. Nessa história emocionante, a criança conhecerá muitos dos animais em extinção no mundo todo, se deparando com o estranho abismo entre as lógicas que regem os diferentes seres da natureza, inclusive os seres humanos!

Os animais aqui retratados vivenciam, na vida real, situações semelhantes. A que se deve a extinção das espécies animais? O que poderia ser feito hoje, pelos governantes, para amenizar os danos da degradação ambiental? Por fim, o que poderia ser feito por cada um de nós, no dia a dia, para contribuir com o meio ambiente?

👉 Clique aqui para ver mais detalhes sobre o livro “Em Perigo de Extinção” na Loja Leiturinha!

Você gostou das curiosidades sobre a Floresta Amazônica? E das dicas da Leiturinha para falar sobre o meio ambiente com as crianças? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
Educação
Escrito por Caroline Lara
Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
A escola como primeiro contato da criança com o mundo

A escola como primeiro contato da criança com o mundo

Você acredita que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo? Para muitos, independente da idade em que os pequenos e pequenas iniciam a educação formal, é na escola que eles terão o primeiro contato com a vida em sociedade. É nesse espaço, por exemplo, que...

15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

Infelizmente, ao pensarmos em nomes que fizeram e fazem parte da história mundial, nem sempre pensamos em mulheres cientistas, não é mesmo? Isso ocorre porque, na educação tradicional, ouvimos principalmente sobre os homens que revolucionaram a ciência. É o caso de...

Qual é a importância da leitura no Ensino Fundamental?

Qual é a importância da leitura no Ensino Fundamental?

Levar a leitura para a vida de uma criança forma mais do que um futuro leitor: o hábito de ler incentiva a criatividade, desperta a imaginação, estimula o pensamento crítico e muito mais. E, justamente por conta disso, é que se dá a tamanha importância da leitura no...

A escola como primeiro contato da criança com o mundo

A escola como primeiro contato da criança com o mundo

Você acredita que a escola é o primeiro contato da criança com o mundo? Para muitos, independente da idade em que os pequenos e pequenas iniciam a educação formal, é na escola que eles terão o primeiro contato com a vida em sociedade. É nesse espaço, por exemplo, que...

15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

15 mulheres cientistas para inspirar as crianças

Infelizmente, ao pensarmos em nomes que fizeram e fazem parte da história mundial, nem sempre pensamos em mulheres cientistas, não é mesmo? Isso ocorre porque, na educação tradicional, ouvimos principalmente sobre os homens que revolucionaram a ciência. É o caso de...

Qual é a importância da leitura no Ensino Fundamental?

Qual é a importância da leitura no Ensino Fundamental?

Levar a leitura para a vida de uma criança forma mais do que um futuro leitor: o hábito de ler incentiva a criatividade, desperta a imaginação, estimula o pensamento crítico e muito mais. E, justamente por conta disso, é que se dá a tamanha importância da leitura no...

Dominar a Língua Portuguesa é essencial em todas as áreas do saber

Dominar a Língua Portuguesa é essencial em todas as áreas do saber

Você sabia que a Língua Portuguesa é o 5º idioma mais falado no mundo? Pois é! Cerca de 280 milhões de pessoas se comunicam utilizando a nossa língua, que é a 3ª mais falada no hemisfério sul da Terra. Atualmente, existem nove países que utilizam o português como...

5 Comentários

  1. beatriz oliveira

    Achei muito incrível esse trabalho de vocês, gostei muito dos textos que escreverão.

    Responder
  2. Ana Maria Corrêa

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber para qual a faixa etária que os livros são direcionados, meus netos tem 12 e 7 anos.
    Fiquei interessada, e achei interessante!
    Desde já agradeço.

    Atenciosamente!

    Ana Maria

    Responder
  3. Sophia IEES

    Obg pelas curiosidades sobre a Fauna! Irei apresentar na feira cultural da minha escola IEES! Vai ser amanhã 1 de julho na band.

    Responder
  4. .

    Legal

    Responder
  5. Cecília

    Gostei muito de saber sobre a Floresta Amazônia e essa curiosidade que mim ajudarão na pesquisa , um beijo 😘

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boa leitura!