Por que existe o Dia da Criança Africana?

jun 15, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O Dia da Criança Africana, comemorado no dia 16 de junho, foi instituído após uma manifestação estudantil em Joanesburgo, na África do Sul, que resultou em centenas de vítimas. Embora a data exista em memória deste acontecimento, também deve ser vista como um momento de conscientização. Afinal, infelizmente, a criança africana ainda é vítima de violações de direitos. Por isso, que tal saber mais sobre o Dia da Criança Africana e descobrir como falar sobre essa data com seu pequeno ou pequena? Acompanhe! 🌍🧒🏽

Leia mais:
👉 Como explicar as guerras para uma criança?
👉 Precisamos falar sobre respeito com nossas crianças
👉 Estatuto da Criança e do Adolescente: cuidar da infância é dever de todos

O que é o Dia da Criança Africana?

O Dia da Criança Africana remonta a tristes e chocantes acontecimentos, ocorridos no ano de 1976. Em 16 de junho daquele ano, a cidade de Joanesburgo, na África do Sul, presenciou o sangrento massacre de Soweto.

Na ocasião, milhares de estudantes protestavam contra a baixa qualidade de ensino no país e a obrigatoriedade do idioma africâner, utilizado apenas por uma minoria branca. A manifestação, que tinha cunho pacífico, sofreu uma violenta e brutal repressão policial.

A catástrofe culminou em dias de motins, protestos e revoltas, somando centenas de mortos e feridos. Entre eles, um número incontável de crianças, adolescentes e jovens entre 10 e 20 anos de idade. 

Diante da tragédia, em 1991, foi instituído pela Organização da Unidade Africana (OUA) o Dia da Criança Africana. Essa data nos faz refletir sobre a necessidade urgente de se proteger os pequenos e pequenas contra todas as formas de violência.

Além disso, a data é também um importante marco da luta por uma educação de qualidade, que respeite a cultura, a origem e as histórias de todas as crianças. Especialmente, as africanas!

A necessidade de equidade para a criança africana

Segundo o dicionário Michaelis, equidade é o termo utilizado para definir a “disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um”. Ou seja, não estamos falando, aqui, de proporcionar a mesma atenção para todas as pessoas.

Ao invés disso, a equidade é estabelecida para garantir a justiça e defender o acesso aos direitos de maneira individual. Isso porque, apesar de todos possuírem direitos, nem todo mundo precisa (ou deve) ser tratado da mesma forma.

Nesse sentido, o Dia da Criança Africana nos faz compreender que os pequenos e pequenas africanas têm dores, necessidades e lutas que são únicas. Afinal, ainda hoje, muitas crianças africanas são vítimas da violência, da pobreza e da desnutrição, por exemplo.

Somente em 2022, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2 milhões de crianças correm o risco de morrer de fome na região do Chifre da África, onde uma seca severa assola a região. Além disso, é importante falar sobre as crianças africanas refugiadas, sobretudo as meninas, que representam quase metade dos menores que vivem fora de seus países de origem.

Por tudo isso, é fundamental reforçar que o Dia da Criança Africana não se resume apenas à uma lembrança do passado. Ao contrário, reforça a importância da luta de toda sociedade para garantir o futuro de tantos pequenos e pequenas! ✨

Como falar sobre o Dia da Criança Africana em sua casa?

Mães, pais e pessoas responsáveis desempenham um papel fundamental na criação de crianças mais empáticas, conscientes e responsáveis. Nesse sentido, o Dia da Criança Africana pode abrir caminho para muitas discussões interessantes com os pequenos e pequenas!

É possível, por exemplo, conversar sobre as muitas culturas, tantos idiomas e inúmeros dialetos que compõe a África. Vocês também podem conversar sobre a grandiosidade do continente africano, a beleza cultural de seus povos e a riqueza das diferentes histórias. ❤️

Quer mais uma sugestão? Conheça brincadeiras africanas, disponibilizadas pelos pesquisadores Débora Alfaia da Cunha e Claudio Lopes de Freitas, para enriquecer o repertório cultural dos pequenos e pequenas de forma fácil e divertida.

Livros infantis para celebrar o Dia da Criança Africana

A leitura é outra ferramenta essencial para começar diálogos importantes com as crianças. Por isso, pensando em incentivar a conversa sobre o Dia da Criança Africana, veja abaixo algumas sugestões de livros infantis. Tratam-se de obras especiais e poéticas, disponíveis na Loja Leiturinha, que vão tocar o coração de todos para o assunto! Confira:

Ombela e a Origem das Chuvas

Ombela e a Origem das Chuvas

O livro Ombela e a Origem das Chuvas conta a história dessa deusa angolana que, ao chorar de tristeza, fez nascer a chuva. 🌧️ Porém, para que ela não fizesse mal aos que vivem na terra, Ombela resolveu chorar apenas nos mares.

Apesar disso, o pai de Ombela ensina que chorar pode ser bom e que a alegria pode fazer surgir um outro tipo de lágrima. Um livro emocionante, que vai fazer sua criança vivenciar essa emoção!

👉 Clique aqui para descobrir o livro “Ombela e a Origem das Chuvas” na Loja Leiturinha!

A Menina que Abraça o Vento

A Menina Que Abraça o Vento

Em A Menina que Abraça o Vento, conhecemos de forma leve e delicada da história de vida dos refugiados. Uma obra para encher o coração e nos fazer refletir sobre a importância da sensibilização e do acolhimento. Com ele, seu pequeno ou pequena têm a oportunidade de compreender que as pessoas que passam por dificuldades precisam de ajuda! 💛

👉 Clique aqui para ver o livro “A Menina que Abraça o Vento” na Loja Leiturinha!

Do Outro Lado Tem Segredos

Do Outro Lado Tem Segredos

Do Outro Lado Tem Segredos conta a história de Bino, um menino que vive e convive com o mar, a pesca e as tradições de uma comunidade que tem no peixe seu sustento. Seu sonho? Ir para o alto mar, assim como os bons e velhos pescadores.

Mas… O que será que tem do outro lado? 👀 Bino está crescendo e, aos poucos, vai descobrindo a África de seus antepassados, as tradições e a cultura de seu povo. Um livro de autoria de Ana Maria Machado, para conhecer e amar desde cedo!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Do Outro Lado Tem Segredos” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para celebrar o Dia da Criança Africana? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais