Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

Por que visitar museus com as crianças?

por | maio 18, 2022 | 0 Comentários

Você já pensou em visitar museus com as crianças? Para muitos adultos, essa atividade pode parecer cansativa e até pouco proveitosa para os pequenos e pequenas. Porém, conhecer um museu pode ser uma experiência incrível para toda família! Afinal, museus são espaços para fazer novas descobertas, aprender e também se divertir. Ciência, artes, história: tem museu para todos os gostos! Por isso, pensando em tornar essa atividade ainda mais prazerosa, confira abaixo nossas dicas para visitar museus com as crianças. Vamos lá? 🎨😍

Leia mais:
👉 Como criar pequenos artistas?
👉 Como criar crianças curiosas?
👉 Como trabalhar a empatia com crianças?

Por que visitar museus com as crianças?

Infelizmente, algumas pessoas ainda não enxergam os museus como “lugar de criança”. 👀 Isso porque costumam ser espaços silenciosos e, muitas vezes, cheios de peças valiosas que podem quebrar, por exemplo.

Contudo, esses acervos de cultura e conhecimento são importantíssimos para o desenvolvimento infantil e a educação dos pequenos e pequenas. Por isso, as famílias precisam ocupar esses espaços e incluir a visita aos museus na rotina das crianças!

Nos museus, é possível aprender sobre inúmeros assuntos, como arte, história, geografia, biologia, ciências e astronomia. Assim, essas visitas incentivam a curiosidade, a criatividade, o repertório cultural, o pensamento crítico, o raciocínio lógico e muito mais.

Além disso, uma visita ao museu diverte, emociona e inspira. ❤️ Por isso, é uma maneira de passar um tempo de qualidade em família. No final das contas, temos certeza que será uma experiência inesquecível para adultos e crianças!

Como visitar museus com as crianças?

Para aproveitar o melhor da visita, é interessante preparar as crianças para esse momento. Afinal, existem regras que precisam ser seguidas. E aprender a respeitá-las também será um exercício para os pequenos e pequenas! 😉

Quer saber mais? Acompanhe nossas dicas para visitar museus com as crianças:

1. Escolha um museu interessante

Para começar a introduzir as crianças no mundo dos museus, uma sugestão é escolher espaços que sejam interessantes para elas. Por exemplo, se a sua criança gosta de dinossauros, que tal visitar um museu de história natural? 🦕 Ou, então, se o seu pequeno é apaixonado pelos astros e os planetas, uma sugestão é começar com uma visita a um planetário!

Há também alguns museus que têm espaços específicos para crianças. Outros, são mais interativos, tornando as visitas mais dinâmicas e participativas! Por fim, também existem as exposições especialmente preparadas para os pequenos e pequenas, de diferentes faixas etárias.

Diante de tudo isso, procure conhecer as preferências da sua criança e as opções disponíveis na sua cidade. Assim, fica mais fácil conquistar a atenção dos pequenos e pequenas. E você garante que a visita será ainda mais especial para sua família!

2. Converse com as crianças antes da visita

Antes de mais nada, é importante explicar as regras da visita para as crianças. Nem sempre os objetos podem ser tocados, por exemplo. E a sua criança precisa saber disso!

Se possível, explique por quais razões os pequenos e pequenas não podem correr, cantar alto ou até pular pelos corredores. Então, se as crianças agirem de forma inapropriada durante a visita, relembre essa conversa e aquilo que foi combinado, tudo bem?

3. Aprenda sobre o museu

Por vezes, quando você já conhece o museu e as obras expostas ali, pode preparar melhor a visita para as crianças. O que será mais interessante para elas? Qual peça irá chamar mais a sua atenção? O que elas vão querer pular?

Para isso, procure informações sobre os museus e dicas de pessoas que já visitaram cada um desses espaços. Muitos museus, inclusive, têm sites com esse tipo de informação, para você organizar a visita com antecedência. Outros, possuem até visitas guiadas para as crianças! Então, procure se informar sobre o museu visitado. ⚡

4. Aposte na mediação

Durante a visita ao museu, incentive os porquês, faça perguntas e ajude as crianças a encontrar suas próprias respostas. Seja nos textos de apoio, nas próprias obras ou perguntando a mediadores do espaço expositivo.

Além disso, aposte na mediação e contextualização sempre. A visita, assim como a leitura, precisa de vínculo para ser divertida e significativa para seu pequeno ou pequena!

5. Respeite o ritmo das crianças

Para que a experiência não seja cansativa ou desestimulante, uma dica é iniciar a visita ao museu em um horário confortável para as crianças. Ou seja, quando os pequenos e pequenas estiverem dispostos e animados.

No entanto, caso a visita não saia como o esperado, acolha os sentimentos da sua criança e tente de novo em outro dia. Sem problemas! O importante é aproveitar o momento em família.

6. Vá além da visita ao museu

Depois da visita ao museu, aproveite para conversar com as crianças sobre o que elas mais gostaram e sobre o que elas menos gostaram. Outra sugestão é pedir para que elas desenhem ou escrevam sobre suas peças favoritas!

Por fim, vocês podem procurar por livros infantis e até filmes, que se aprofundam em cada tema. Dessa forma, você incentiva que a experiência vá além do próprio museu e se torne ainda mais memorável para os pequenos e pequenas. Demais, não é? 🥰

Livros infantis sobre arte, ciência e história

Quer falar sobre arte, ciência e história com as crianças? Então, a Loja Leiturinha pode ajudar! Afinal, quem sabe você não tem uma futura cientista ou um futuro artista dentro de casa? 😜 Pensando nisso, confira algumas sugestões para sua família:

O Livro dos Porquês: Arte

O Livro dos Porquês: Arte

A série “O Livro dos Porquês” é ideal para crianças curiosas, que sempre querem saber de tudo! Então, nesta edição sobre artes, elas vão aprender sobre o que é arte, quais são as principais escolas de arte e mais algumas curiosidades sobre obras mundialmente importantes.

Com respostas que geram mais e mais curiosidades e motivação para o aprendizado, O Livro dos Porquês: Arte é um grande estímulo à autonomia, à curiosidade e ao ímpeto pelo conhecimento do mundo ao seu redor. 💬 Da forma mais natural e prazerosa possível!

👉 Clique aqui para comprar “O Livro dos Porquês: Arte” na Loja Leiturinha!

O Mundo dos Animais: Um Interativo Atlas dos Animais

O Mundo dos Animais: Um Interativo Atlas dos Animais

Com O Mundo dos Animais: Um Interativo Atlas dos Animais, sua criança irá embarcar em uma jornada para os quatro cantos da terra e descobrir como os animais sobrevivem e se adaptam aos ambientes. Da pequena, mas resistente, formiga-cortadeira à majestosa baleia-azul. Há muito para explorar neste atlas, repleto de fatos e abas que dão vida ao mundo natural!

👉 Clique aqui para conferir o livro “O Mundo dos Animais: Um Interativo Atlas dos Animais” na Loja Leiturinha!

Viajante do Tempo

Viajante do Tempo

Viajante do Tempo é um livro interativo, que apresenta cinco emocionantes cenários históricos, repletos de coisas interessantes para localizar. Com isso, ajuda a manter as pequenas e os pequenos entretidos durante horas!

São mais de 250 coisas para encontrar, desde pirâmides pontiagudas e múmias no Egito Antigo até estátuas e templos em Roma! Parece muito divertido, não é?

👉 Clique aqui para ver o livro “Viajante do Tempo” na Loja Leiturinha!

Você gostou das nossas dicas para visitar museus com as crianças? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
Atividades
Escrito por Daniella Orsi
Midiáloga e editora do Blog Leiturinha, é apaixonada pela comunicação. Por meio das palavras, deseja ensinar e encorajar as pessoas, inspirando-as a alcançar seus sonhos e transformar suas vidas.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

Muitas vezes, os filmes infantis costumam tratar de questões bastante interessantes para as crianças e também para os adultos, sobretudo seus pais, mães e pessoas responsáveis. Mas, e quando falamos de pré-adolescentes? O filme Red: Crescer é uma Fera é uma nova...

Conheça a história do Tangram e imprima o seu!

Conheça a história do Tangram e imprima o seu!

Jogos, enigmas, quebra-cabeças e outras atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seres humanos. E não é de hoje que essas brincadeiras são utilizadas para enriquecer o conhecimento: o Tangram, por exemplo, é um...

Por que assistir ao filme Os Caras Malvados com as crianças?

Por que assistir ao filme Os Caras Malvados com as crianças?

A série de livros infantojuvenis Os Caras Malvados fez um enorme sucesso em todo o mundo. E, agora, é a vez dessa saga incrível tomar conta das telonas! O filme Os Caras Malvados (2022) conta a história de um grupo de vilões, que planeja deixar a vida de golpes e...

Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

Muitas vezes, os filmes infantis costumam tratar de questões bastante interessantes para as crianças e também para os adultos, sobretudo seus pais, mães e pessoas responsáveis. Mas, e quando falamos de pré-adolescentes? O filme Red: Crescer é uma Fera é uma nova...

Conheça a história do Tangram e imprima o seu!

Conheça a história do Tangram e imprima o seu!

Jogos, enigmas, quebra-cabeças e outras atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos seres humanos. E não é de hoje que essas brincadeiras são utilizadas para enriquecer o conhecimento: o Tangram, por exemplo, é um...

Por que assistir ao filme Os Caras Malvados com as crianças?

Por que assistir ao filme Os Caras Malvados com as crianças?

A série de livros infantojuvenis Os Caras Malvados fez um enorme sucesso em todo o mundo. E, agora, é a vez dessa saga incrível tomar conta das telonas! O filme Os Caras Malvados (2022) conta a história de um grupo de vilões, que planeja deixar a vida de golpes e...

14 brincadeiras para fazer dentro de casa

14 brincadeiras para fazer dentro de casa

Quem tem criança em casa, já sabe: os pequenos e pequenas parecem ser ligados no 220! 🤸‍♀️ Ou seja, não falta energia para criar, correr e brincar o tempo todo. Os adultos até tentam, mas nem sempre é fácil acompanhar o ritmo das crianças, principalmente em tempos de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!