Qual é a importância da leitura no Ensino Fundamental?

dez 10, 2021 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Levar a leitura para a vida de uma criança forma mais do que um futuro leitor: o hábito de ler incentiva a criatividade, desperta a imaginação, estimula o pensamento crítico e muito mais. E, justamente por conta disso, é que se dá a tamanha importância da leitura no Ensino Fundamental. Sobretudo porque, muitas vezes, é na escola que a criança tem o primeiro contato com os livros.

De acordo com dados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2020, temos cerca de 100 milhões de leitores em nosso país, o que representa apenas 52% da população brasileira. Dentre essas 100 milhões de pessoas, que se mantém firmes no ato e no hábito de ler, temos 61,2 milhões de leitores que não são estudantes. Portanto, esse dado revela que a margem de estudantes que lê está se tornando cada vez mais estreita, principalmente em relação aos anos anteriores.

Por isso, ainda precisamos olhar com cuidado para o processo de formação dos pequenos e pequenas leitoras, desde o início da formação escolar. Pensando nisso, vamos conversar sobre a importância da leitura no Ensino Fundamental? Confira a seguir!

Leia mais:
Descubra os benefícios da leitura na infância
Você sabe qual é o índice de leitura no Brasil?
Qual a importância da leitura na educação infantil?

A importância da leitura no Ensino Fundamental

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), devemos fazer um exercício de superação sobre o que é o ensino inicial da leitura. Ou seja, ler não é apenas compreender o som que as letras fazem ou decodificarmos simplesmente um texto. E sim compreender e refletir sobre o que o texto quer nos dizer.

No entanto, quanto mais uma criança avança no ambiente escolar, menos ela passa a ler. E qual a razão desse dado alarmante?

Por vezes, no ambiente escolar, a leitura é vista como uma tarefa restrita a algumas disciplinas, como a aula de Português ou de Literatura. Quando isso acontece, delegamos apenas uma função ao hábito da leitura. E não nos dedicamos à construção de um pequeno leitor.

Na verdade, a leitura é uma ferramenta de construção dos indivíduos, para além das barreiras das disciplinas escolares. Nesse sentido, a importância da leitura no Ensino Fundamental adquire um contorno muito mais concreto quando a comunidade escolar compreende o seu papel nessa formação intelectual, social e emocional na vida dos estudantes.

Afinal, a compreensão crítica que um leitor adquire se estende para muito além da capacidade de interpretação de um conto ou de um poema, por exemplo. A leitura apoia a vida escolar do aluno em todas as disciplinas, e se estenderá para muito além dela.

Dessa forma, para que as crianças tenham tal compreensão do papel da leitura, é importante que elas estejam desde cedo em contato com os livros e os diversos tipos textuais. E embora esse trabalho deva ser iniciado já na Educação Infantil, é no Ensino Fundamental que esses argumentos ganham ainda mais materialidade.

Como introduzir a leitura no Ensino Fundamental?

Para que os pequenos e pequenas leitoras não abandonem o hábito de ler, é preciso encantar as crianças. Incentive a escrita, a imaginação e a contação de histórias. Além disso, criem seus próprios livros, de forma coletiva e também individual, por exemplo.

O primeiro passo para reforçar a importância da leitura no Ensino Fundamental é nutrir esforços, a começar pela comunidade escolar, criando projetos de leitura. Inclusive, que possam romper as barreiras disciplinares.

Que tal unir matérias como História, Geografia e Português, para criar um projeto interdisciplinar? Ou, então, falar de matemática por meio dos livros? São ideias para envolver as crianças e incentivar o hábito da leitura de forma lúdica e espontânea.

Por fim, é fundamental que os livros cheguem às casas dos pequenos leitores. Isto é, é preciso envolver as famílias nessa missão, já que aprender também significa ensinar, registrar, imaginar e fantasiar. Assim, é possível que tenhamos uma nação que não apenas lê mais. Mas que ousa querer mais, buscar mais e construir mais!

Quer fazer parte do maior clube de livros infantis e aproveitar para ler e viver as melhores histórias com as crianças? Conheça o Clube Leiturinha e receba o livro ideal para seu pequeno, todo mês na sua casa! Acesse o site, descubra nossos planos e viva momentos mágicos de leitura com as crianças!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais