Com um território de aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados, mais de 4 mil espécies de animais, 2,5 mil espécies de árvores, mais de 40 mil espécies de plantas e 2,5 milhões espécies de insetos, a Amazônia é a região de maior biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil. Isso, por si só, já é motivo suficiente para falarmos sobre a importância da Floresta Amazônica para crianças. Porém, infelizmente, a cada dia que passa, temos mais e mais razões para abordar esse assunto, já que a Amazônia vem sofrendo cada vez mais o impacto do desmatamento e dos focos de incêndio, alertando o mundo inteiro. 

Qual a importância da Floresta Amazônica para o Brasil e para o mundo? 

Abrangendo nove países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname), a Amazônia abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo. Juntas, a Bacia e a Floresta Amazônica colaboram com a estabilidade do clima e da temperatura em todo o mundo e com a regulação do sistema de chuvas que abastece diversas partes do nosso país.

Além disso, a Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do mundo e assegurar a sua preservação é fundamental para garantir a sustentabilidade natural. As diversas espécies encontradas na floresta também são importantes para a produção de medicamentos, cosméticos e controle biológico de pragas

Para além de toda a sua importância ecológica, a Amazônia ainda é lar de grande parte dos povos indígenas brasileiros. Ou seja, a preservação dessa área, além de ser fundamental para a saúde do Planeta Terra e de nós, seres humanos, ainda é crucial para a sobrevivência da cultura indígena

Por que falar sobre a importância da Floresta Amazônica para crianças?

Embora a importância da preservação da Floresta Amazônica seja indiscutível, infelizmente, a cada dia que passa, parte do seu território é destruído. De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até o mês de julho de 2019, o desmatamento na Amazônia Brasileira foi de 278% maior do que o registrado no mesmo período do ano de 2018. Segundo especialistas, ao atingir 40% de áreas devastadas, a situação torna-se irreversível e a área restante não conseguirá se sustentar mais.

Por isso, mais do que importante, falar sobre a preservação da Amazônia é urgente. Mais do que nunca, esse assunto precisa estar nas rodas de amigos, no café com os colegas do trabalho, em casa com a família e, claro, nas salas de aula. Afinal, se nos preocupamos em ter um mundo melhor para nossas crianças, precisamos também nos preocupar em criar pessoas melhores para o mundo.

Falar sobre a importância de preservar a Floresta Amazônica para crianças é fundamental para que as próximas gerações aprendam desde cedo sobre como nossos impactos podem ser irreversíveis para o meio ambiente. Cuidar do lugar que vivemos é – mais do que importante – crucial, afinal, o Planeta Terra é nossa única casa

Mas como podemos – de fato – reduzir nossos impactos e colaborar com a preservação da Amazônia?

Aqui vão algumas dicas que você e sua família podem aplicar no dia a dia:

1. Consumo consciente

Além de evitar o consumo excessivo e sem necessidade, você também pode optar por consumir de marcas que se comprometam e respeitem a causa do meio ambiente. 

2. Reduzir o consumo de carne e derivados

Como grande parte da devastação é devido à atividade agropecuária, a redução da carne e derivados na sua dieta é uma forma de reduzir os impactos. Assim, você pode optar por uma alimentação vegetariana ou vegana ou apenas reduzir a quantidade de vezes que ingere esses alimentos na semana, como o Movimento Segunda Sem Carne propõe. 

3. Investir em alimentos orgânicos

Pelos mesmos motivos do tópico anterior, comprar alimentos de pequenos produtores ou até mesmo fazer a própria hortinha caseira também colabora com a preservação do meio ambiente. 

4. Se engajar em causas

Para aqueles que querem ir além das ações do dia a dia, sempre é possível se engajar em movimentos próximos a você pela preservação não só da Amazônia mas do meio ambiente. Assim, vocês conseguem participar mais ativamente dessa transformação! 

Leia mais:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.