5 curiosidades sobre as abelhas

maio 20, 2022 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você sabia que 20 de maio é o Dia Mundial das Abelhas? Pois é! Este dia é uma homenagem ao nascimento do esloveno Anton Janša, considerado pioneiro da apicultura moderna. Além disso, a data é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a conscientização e as ações públicas relacionadas a essas pequenas criaturas, que são agentes polinizadores fundamentais para o nosso planeta! Quer saber mais? Então, confira abaixo 5 curiosidades sobre as abelhas! 🐝💛

Leia mais:
👉 15 mulheres cientistas para inspirar as crianças
👉 6 curiosidades divertidas sobre o fundo do mar
👉 7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica

Por que as abelhas são importantes para o planeta?

Detalhe de abelha e flor

As abelhas são alguns dos seres que mais contribuem para o bem-estar do ser humano! Em todo o mundo, acredita-se que existam mais de 20 mil espécies de abelhas. Já no Brasil, são encontradas mais de mil. Além disso, esses insetos são os principais agentes de polinização na natureza.

Nesse sentido, as abelhas são grandes responsáveis por garantir a manutenção da biodiversidade do nosso planeta. Estima-se, inclusive, que um terço da alimentação humana depende das abelhas. Incrível, não é mesmo? Por tudo isso, proteger as abelhas é também proteger a vida no nosso planeta! 🌎

Por falar em abelhas, apicultura é o nome dado a criação de abelhas (com ou sem ferrão) para a produção de mel, própolis, geleia, pólen e cera de abelha, por exemplo. Essa é uma atividade praticada pelo ser humano desde a Antiguidade. No entanto, até os dias de hoje, essa é uma importante alternativa, sobretudo para a agricultura familiar, que também contribui para a preservação do ecossistema.

Apesar disso, é importante lembrar que o aquecimento global, as alterações climáticas e a ação do homem têm prejudicado (e muito!) a existência das abelhas. Isso porque o desmatamento e as queimadas, sem falar no uso de agrotóxicos e pesticidas, contribuem para o desaparecimento das abelhas. Uma situação bastante grave, que depende das nossas atitudes para ser transformada! 😉

5 curiosidades sobre as abelhas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância das abelhas, chegou a hora de descobrir 5 curiosidades sobre esses insetos fascinantes! Confira:

1. As abelhas se comunicam dançando

Aposto que você ainda não sabia que as abelhas dançam! Por mais surpreendente que possa parecer, é assim que as abelhas operárias podem informar a localização exata de uma fonte de alimento, um novo local para a instalação do enxame, a necessidade de ajuda em sua higiene e muito mais. Não é impressionante?

2. Têm uma alimentação diferenciada

De forma geral, as abelhas se alimentam de água, mel, néctar e pólen coletado das flores, durante a polinização. E são esses alimentos fornecem energia, vitaminas, proteínas, gorduras e sais minerais, além de hidratar esses insetos.

3. São rápidas de verdade

As asas das abelhas batem cerca de 11,4 mil vezes por minuto. Dessa forma, elas produzem aquele famoso zumbido, que todos conhecemos bem!

4. Vivem em comunidade

Uma colmeia pode abrigar até 50 mil abelhas. Ela é formada por uma rainha, zangões e milhares de abelhas operárias. Além disso, todas elas têm funções específicas e convivem harmoniosamente.

5. Estão sempre no caminho certo

Mesmo que as abelhas voem mais de 2 quilômetros para longe de sua colmeia de origem, elas nunca erram o caminho de volta. Acredita?!

Conheça a Bebel, a abelha da Leiturinha!

Já que as abelhas são tão importantes para a natureza e a vida no nosso planeta, uma sugestão é apresentar esses pequenos insetos para as crianças por meio de livros infantis. Na Loja Leiturinha, inclusive, você encontra várias opções incríveis para a sua família! Além, é claro, de itens exclusivos da Bebel, a abelha da Leiturinha! 😍

Como uma boa abelha, a Bebel não vive sem os seus amigos! Para ela, estar em grupo é muito importante e, por conta disso, muita gente diz que ela é popular. 😉 Na verdade, ela adora se comunicar e tenta estar constantemente antenada no que está rolando no país e no mundo! E, então, a sua criança também se parece com a Bebel?

Por isso, se você também gostou de conhecer essa personagem simpática e carismática, não deixe de conferir alguns itens especiais:

Almofada da Bebel

Almofada da Bebel

Com as Almofadas Toy, você pode deixar o cantinho de leitura do seu pequeno ou pequena ainda mais aconchegante e divertido. Afinal, sua criança poderá ler um livro, abraçar algo fofo, sentir-se acalentada e aconchegada. Tudo isso ao mesmo tempo! Impossível resistir. 🥰

Feita pelo ateliê Chuva de Pano, com material macio e antialérgico, a Almofada da Bebel foi desenvolvida especialmente para transmitir carinho e cuidado. Valores presentes em tudo que fazemos na nossa marca!

👉 Clique aqui para comprar a “Almofada da Bebel” com exclusividade na Loja Leiturinha!

Mochila da Bebel

Mochila da Bebel

A volta às aulas vai ficar ainda mais divertida com essa novidade! Afinal, as mochilas da Leiturinha, com os personagens mais amados pelos nossos pequenos leitores, serão seus companheiros não só em casa, mas também na escola!

Seja para levar livros infantis ou mesmo um lanchinho, a Mochila da Bebel vai ficar grudadinha no seu pequeno ou pequena! ❤️

👉 Clique aqui para comprar a “Mochila da Bebel” com exclusividade na Loja Leiturinha!

Lancheira da Bebel

Lancheira da Bebel

Quem tem criança em casa já sabe: não dá pra sair de casa sem ao menos uma água fresca e uma fruta, não é mesmo? Por isso, a Lancheira da Bebel era só o que faltava para carregar seus lanchinhos saudáveis para todo canto. Além disso, pode ser usada pela família ou na escola!

👉 Clique aqui para comprar a “Lancheira da Bebel” com exclusividade na Loja Leiturinha!

Você gostou de aprender algumas curiosidades sobre as abelhas? Que tal compartilhar todo esse conhecimento com a sua família? E não se esqueça: se você souber mais alguma curiosidade, escreva nos comentários desta matéria!

Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais