Um desenho que ensina o valor da amizade aos pequenos

ago 3, 2018 | sem categoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A importância da amizade na infância

O valor da amizade possui implicações ao mesmo tempo amplas e profundas no desenvolvimento infantil. De pequenos aprendizados, como o início do processo de trocas sociais nos mais novos, até questões de identidade e autoestima nos mais velhos, as amizades estão presentes.

Em crianças mais novas, as amizades, por mais breves que sejam, são muito importantes para o começo da consciência dos processos de dar e receber. Para as crianças um pouco mais velhas, amigos são seu laboratório para aprender sobre emoções alheias e, principalmente, sobre compartilhar.

Todo esse aprendizado é importante para o desenvolvimento socioemocional dos pequenos, em especial no conhecimento de si mesmos. Isso pode parecer estranho quando estamos falando justamente sobre conhecer os outros, mas é pelas reações dos outros que crianças montam a imagem de si.

Portanto, saber entender, valorizar e cultivar amigos é um conjunto de conhecimentos fundamental para o desenvolvimento saudável e feliz.

Dica PlayKids: Chuck e seus amigos

O valor da amizade para Chuck e seus amigos

Um ótimo desenho que traz muitos desses aprendizados e, de quebra, mostra caminhões e carros de corrida fazendo tanto coisas radicais quanto coisas de crianças, é Chuck e seus amigos, disponível no PlayKids App.

A cada episódio, os pequenos caminhões e tratores brincam e buscam formas de treinar para se tornarem grandes corredores e também ajudarem seus pais nas mais variadas profissões do mundo real (de caminhões de lixo a mecânicos).

O que Chuck e seus amigos ensina sobre o valor da amizade

chuckfriends

1. Atenção aos outros

Chuck e seus amigos estão sempre sonhando em se tornar caminhões de corrida. Para isso, estão sempre treinando juntos e o trabalho em equipe é fundamental. Além disso, questões sobre como não fazer diferenciações entre os amigo e aprender que cada um é diferente e pode precisar de demonstrações diferentes de companheirismo são bastante presentes.

2. Senso de justiça

É bastante comum no desenho que algum pequeno caminhão se meta em encrenca. Para lidar com isso, todos tentam, juntos, resolver a situação. Mas quando atitudes pedem uma bronca dos adultos, todos sabem ouvir, se alguém é culpado ele entende seu erro e pede desculpas.

3. Conhecimento dos próprios limites

Às vezes é mais fácil pedir ajuda aos amigos, da mesma forma que quando se está doente e a melhor coisa é ficar em casa para melhorar mais rápido. Ao longo dos episódios, por vezes Chuck está tão animado com algo que deixa de prestar atenção em todo resto. As consequências disso acabam se tornando os problemas que o personagem precisa resolver.

4. Respeito e confiança nos adultos

Mais do que apenas ensinar os pequenos a buscarem soluções que proporcionem o bem-estar para todos, o desenho apresenta também (de forma sutil) a mensagem de que nem tudo as crianças conseguem resolver. Nessas horas, chamar um adulto é importante e não há problemas com isso.

Leia também:

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais