Um livro infantil sobre a amizade e as conexões que realmente importam

Jul 20, 2018 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ah, os amigos!

Nunca sabemos quando teremos um bom encontro na vida, daqueles em que uma pessoa deixa de ser apenas uma pessoa e se torna alguém significativo para nós. Pode acontecer na pré-escola, pedindo um brinquedo emprestado, no recreio, na brincadeira de roda, ao confiar um segredo a alguém, ou a passar horas conversando e descobrindo mil e uma afinidades.

Na vida adulta, os bons encontros podem se dar com o colega de trabalho, em um curso qualquer, no meio da rua, ao reencontrar aquela pessoa que você não via há anos… Assim, amizades improváveis surgem e enfeitam nossa vida com o olhar e a palavra daquele a quem elegemos como companheiro ou companheira.

A amizade na infância

Na infância, é comum que as primeiras amizades surjam por volta do quarto ano de vida, quando os pequenos estão mais propensos a se colocar no lugar do outro e a estabelecer trocas mais significativas. Estas primeiras trocas, duradouras ou não, deixam a marca do outro em nossas vidas, demarcando o poder de uma amizade.

E aí, seja de longa data, ou não, o amigo se torna aquele que compartilha dos ralados no joelho, do frio na barriga em dia de prova, aquele a quem conhecemos o estado de humor pela voz ou pelo olhar, aquele a quem não queremos magoar e cuidamos, aprendemos o valor do zelo e apreciamos a tranquilidade de ser cuidado também. Companheiro de descobertas e aventuras, o amigo é aquele que divide a história de nossas vidas, nos lembrando que não estamos sozinhos e que a realização das grandes proezas da vida só faz sentido se dividida, se narrada e escrita junto, olho no olho.

A Fabulosa Máquina de Amigos: um livro infantil sobre amizade e as conexões que realmente importam

A Fabulosa Máquina de Amigos

Com a tecnologia, se tornou ainda mais fácil encontrar pessoas que tenham os mesmos interesses que a gente, no entanto, sociólogos e antropólogos apontam para a liquidez das relações, que se tornaram mais efêmeras e superficiais. O surgimento das redes sociais demarcaram, de vez, mudanças nas relações interpessoais e, de um modo geral, o comportamento da sociedade.

De qualquer forma, as redes sociais e a tecnologia transformaram, já há algum tempo, o modo como nos relacionamos com o outro e com o mundo à nossa volta e é sobre isso que o livro A Fabulosa Fábrica de Amigos, da Editora Brique Book fala. O livro, que agora compõe a biblioteca dos pequenos leitores da Leiturinha, conta a história de uma galinha muito especial.

A história, de autoria de Nick Bland, narra o rebuliço que uma certa telinha luminosa causou na Fazenda Fricotico. Ao se deparar com essa fabulosa máquina (não tão fabulosa assim) de fazer amigos, a Galinha, antes conhecida como a mais simpática e amiga de todos, ficou obcecada por seus novos amigos virtuais. Ao final, ela descobre que foi enganada por perigosos lobos do outro lado da telinha! A sorte é que seus amigos reais, com quem morava, estavam por perto para ajudar!

Por mais conexões humanas

Neste livro, qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência… Esta história nos chama a atenção para muitos coisas importantes, as quais costumamos ignorar, como dar atenção às pessoas que estão ao nosso lado, ao invés de preferir o celular ou o computador e o perigo potencial que mora do outro lado, especialmente quando falamos com estranhos.

Que tal tirar um livro da estante e ler com alguém bem especial? Ou, que tal ficar offline por um momento e se conectar com alguém que ama? Esse tipo de conexão é duradoura, confiável e nos faz mais bem do que 1000 amigos nas redes sociais. 😉

Leia também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais