A educação no século XXI: você sabe o que pode mudar?

ago 3, 2020 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

 sistema de ensino tradicional tem sido cada vez mais questionado ao redor do mundo. A Finlândia despontou como uma potência educacional ao romper com padrões de ensino e trazer novas formas de ensinar nas escolas, despertando a curiosidade das crianças ao associar os temas trabalhados em aula às coisas do dia a dia. A tecnologia, por exemplo, tem sido vista cada vez menos como vilã e mais como aliada à educação. Pais e professores agora se questionam sobre como podem ajudar a preparar as crianças para um mundo que está em total transformação e que requer diferentes competências. Nesse cenário a organização americana National Research Council reuniu educadores, psicólogos e economistas para fazer uma análise sobre o que espera-se que os estudantes aprendam durante o ciclo escolar.

O projeto resultou no livro “Educação para a vida e para o trabalho: desenvolvendo transferência de conhecimento e habilidades do século 21″. De forma geral, os pesquisadores mostram que as habilidades que devem ser trabalhadas na educação no século 21 estão presentes na rotina das crianças e são uma somatória de aprendizagens que constroem os conhecimentos empírico e tácito. Conheça as habilidades propostas para a educação no século XXI:

1. Habilidades de vida e carreira

Envolve desenvolver Flexibilidade e Adaptação; Iniciativa e Auto-direcionamento; Interação social e inter-cultural; Produtividade; e Liderança e Responsabilidade.

2. Habilidades de aprendizagem e inovação

Envolve desenvolver Pensamento crítico, Resolução de problemas e Entendimento; Comunicação e Colaboração; e Criatividade e Inovação.

3. Habilidades de informação, mídia e tecnologia

Envolve desenvolver Acesso à informação; Uso e gestão de informação; Mídia analítica; Criação de produtos de mídia; e Tecnologia aplicada efetivamente.

Nenhuma dessas habilidades diz respeito a conteúdos puramente acadêmicos ou intelectuais, mas sim a junção entre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, intrapessoais e interpessoais. Resumidamente, as habilidades do século 21 são formadas por um conjunto de conhecimentos e práticas que envolvem as capacidades de atingir objetivos, trabalhar com outras pessoas e gerir suas emoções.

Leia mais:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais