Os melhores livros infantis

Juiz de Fora, Divinópolis, Blumenau, Curitiba, Ribeirão Preto, Cachoeira Paulista, Mairiporã, Campinas, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo… Nos meses de Maio, Julho e Agosto, a Leiturinha abriu as portas para receber editoras de todo o país para encontros, discussões e reuniões sobre literatura infantil, mercado editorial e a curadoria das obras do Clube. Ao todo foram 56 editoras, contabilizando 85 profissionais do mercado editorial. Com um único objetivo: discutir a importância da formação de leitores em um país que ainda lê tão pouco.

Esse é o resumo do Café com Leiturinha, evento realizado na cidade de Poços de Caldas (MG), sede de três unidades da PlayKids e berço do Clube Leiturinha. Confira a retrospectiva do evento e seu encerramento com a presença especial de Otávio Júnior, o Livreiro do Alemão!

Café com Leiturinha: construindo pontes em prol de um país mais leitor

Além da ilustríssima presença de grandes e pequenas editoras do mercado literário infantil, durante seus três encontros, o Café com Leiturinha contou também com três convidados super especiais: o paulista Odilon Moraes, autor e ilustrador, a mineira Marilda Castanha, autora e ilustradora, e o carioca Otávio Júnior, autor e idealizador do projeto social Ler é 10. Os convidados falaram de suas experiências, suas obras e debateram, junto às curadoras do Clube Sarah Helena e Caroline Lara, sobre como podemos, juntos, transformar esse país em um país cada vez mais leitor.

A cada encontro, representantes de diversas equipes e áreas da PlayKids também marcaram presença, trazendo seu olhar para o debate e conhecendo de perto as editoras parceiras.

O Livreiro do Alemão: encerrando com chave de ouro!

Em seu último encontro, no dia 9 de agosto, o Café com Leiturinha recebeu Otávio Júnior, o Livreiro do Alemão, que é autor do Da Minha Janela, já enviado pelo Clube. Durante o bate-papo, o clima de inspiração prevaleceu. Ao contar sua trajetória no mundo da literatura, Otávio ressaltou a importância do incentivo à leitura em regiões periféricas como uma arma contra as desigualdades sociais.

Hoje, autor de diversos livros infantis, Otávio não abandona suas raízes. Pelo contrário, é a periferia que inspira suas obras e é lá que ele atua na promoção pela leitura entre crianças e jovens. E aqui não seria diferente, após terminar sua participação no Café, Otávio, acompanhado da nossa equipe, foi a duas escolas públicas de Poços de Caldas, para conversar sobre a importância da leitura com crianças e adolescentes. É, não havia forma melhor de encerrar esse evento que marcou o ano do Clube Leiturinha.

Confira os registros do III Café com Leiturinha:

Agora, ao final do ciclo de encontros, impossível não se orgulhar ao ver que o objetivo do evento foi alcançado: promover momentos de troca e inspiração para a criação, prática, promoção e distribuição da literatura infantil, reiterando nosso compromisso com a formação de leitores no Brasil e corroborando com a principal premissa da Curadoria da Leiturinha, a isenção editorial e a diversidade na composição da biblioteca de nossos pequenos leitores.

Que esse seja o primeiro de muitos dos eventos e encontros que a literatura pode nos proporcionar!

Leia também: 

Profile photo of Cynthia Spaggiari

Mãe de 3, arquiteta, especialista em Filosofia e oficiante pelo Núcleo de Psicanálise e Educação. Fã dos livros e de arte, atua diretamente com as editoras e autores.