Alongamentos para realizar durante o home office

mar 20, 2020 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Atualmente, enfrentamos uma grande pandemia. Por isso, muitos de nós, que podemos, estamos em casa trabalhando por tempo indefinido. Fazer home office tem muitas vantagens, mas é necessário ficar atento. Ficar muito tempo sentado no conforto de nossas casas pode causar sim o sedentarismo. Isso ocorre porque acabamos passando o dia todo em frente aos nossos computadores. Além do sedentarismo, também é importante pensar na coluna. 

Convidamos a Fisioterapeuta Carolina Lazari, especialista em Ortopedia e Esporte pela USP e atuante na Seleção Brasileira de Paracanoagem, para selecionar alguns exercícios de alongamento para fazer durante esse período.  

Como fazer?

Normalmente, alongamentos não precisam de muito espaço. Eles podem ser realizados em qualquer local da sua casa. Portanto, ache um lugar confortável e vamos lá! É importante que além deles, a cada uma ou duas horas, fazer uma pausa para andar, tomar água e sair um pouco da postura sentada. 

Lembrando que o ideal é ficar em cada posição por 20 segundos. Você pode cronometrar ou então, contar mentalmente. 

1. Braço

Estique o braço direito na horizontal para o lado esquerdo, segure-o com seu braço esquerdo.  Repita o movimento invertendo os braços.

Puxe o braço para trás da cabeça, formando um triângulo com o cotovelo no topo.  Repita o movimento invertendo os braços.

Incline-se para a lateral e com uma mão na cintura e os joelhos flexionados, estique o outro braço sobre a cabeça.  Repita o movimento invertendo os braços.

2. Tronco

Puxe os dois braços para cima, juntando as mãos. Sinta todo o tronco alongar.

Agora, junte os dois braços para trás do corpo. Você irá sentir o seu peito alongando.

Para alongar as costas, coloque os dois braços para frente e estique-os, em uma tentativa de alcançar os pés. 

3. Pernas

Utilize um apoio para os braços. Com a coluna reta, sente no ar e coloque uma das pernas cruzada em cima do joelho da outra perna. Repita o movimento invertendo as pernas.

Tentando manter o equilíbrio, segura uma das pernas pelo pé com os seus braços.  Repita o movimento invertendo a perna.

4. Pescoço

Para o seu pescoço, alongue-o puxando a cabeça com o braço esquerdo para o lado esquerdo. Repita o movimento para o outro lado.

Faça movimentos circulares com o pescoço no sentido horário, e então, mude para o sentido anti-horário. 

Depois de alongar, aposto que você se sentirá muito melhor. Pronto para mais reuniões e trabalho pela frente. Além disso, tente fazer atividades físicas dentro de sua casa, existem diversas opções. Se ainda não fez, experimente! 

Leia mais:

Michelle Rachid

Apaixonada por comunicação, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar e é fã de carteirinha de animações.

    Acompanhe nossas redes sociais