Filme Red: vamos falar sobre os desafios de crescer?

abr 9, 2022 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Muitas vezes, os filmes infantis costumam tratar de questões bastante interessantes para as crianças e também para os adultos, sobretudo seus pais, mães e pessoas responsáveis. Mas, e quando falamos de pré-adolescentes? O filme Red: Crescer é uma Fera é uma nova produção da Disney Pixar, que conversa justamente com pequenos e pequenas desta faixa etária!

Por meio de uma história envolvente e bem-humorada, o filme Red narra a história de Mei Lee, uma menina entrando na adolescência. Por isso, a produção aborda os desafios de crescer, como lidar com a puberdade e as emoções. Afinal, ninguém é criança para sempre! E então, será que você e suas crianças também estão prontos para essa fase? Leia o texto abaixo e saiba mais sobre esse filme incrível para as famílias! 🎬🐼

Leia mais:
👉 20 filmes infantis para assistir em família
👉 Sing 2: Leiturinha dá dicas de cinema e diversão
👉 Por que assistir ao filme Os Caras Malvados com as crianças?

Red: Crescer é uma Fera

Meilin “Mei” Lee é uma menina sino-canadense de 13 anos, que mora com sua mãe e seu pai em Toronto, no Canadá. Ela é decidida, confiante, engraçada e apaixonada pela banda 4*Town. Além disso, Mei é uma estudante muito dedicada e responsável, que se destaca nos estudos.

Porém, de forma mágica e inesperada, Mei se transforma em um panda vermelho gigante! 😱 A partir de então, toda vez que a menina fica muito empolgada, animada ou até irritada, o panda aparece e toma conta de seus sentimentos e emoções.

Com o tempo, Mei descobre que o surgimento do panda vermelho é algo que acontece com todas as mulheres de sua família. Então, ela é encorajada a fazer como todas aquelas que a antecederam: suprimir as emoções e manter o panda sob controle. Mas, será mesmo que essa é a melhor alternativa?

Na verdade, o filme Red é uma grande metáfora para a puberdade. Isto é, a etapa do desenvolvimento na qual as crianças começam a sentir as emoções à flor da pele, a notar mudanças corporais e a vivenciar inúmeros conflitos internos, por exemplo. Por isso, o imenso panda nada mais é do que uma encantadora representação desse momento confuso e desconfortável para a protagonista da história.

Com muita música pop, personagens divertidos e crianças de todos os tipos, o filme Red encoraja muitas conversas importantes entre adultos e crianças, sobretudo as meninas. Afinal, você já conversou com os pequenos e pequenas sobre o difícil e maravilhoso processo de crescer?

Como falar sobre os desafios de crescer?

A adolescência chega com uma série de novidades para as crianças. 💥 Isso porque as mudanças hormonais, típicas da puberdade, não afetam apenas o corpo, mas também as emoções dos pequenos e pequenas. E nem sempre é fácil lidar com tudo isso!

Além disso, outros questões passam a fazer parte da vida dos pré-adolescentes. É o caso da menstruação, da sexualidade, das responsabilidades (que crescem cada vez mais!), do desejo de pertencer aos grupos de amizade e muito mais.

Na história, Mei e seus pais se deparam com todas essas questões com um grande choque. Com isso, surgem também conflitos na família, que deixam a menina perdida e desamparada. Por isso, o filme Red também deve ser assistido por adultos, já que reflete sobre a melhor maneira de falar com as crianças sobre essa fase do crescimento.

Se interessou? 😍 Se você ainda não teve esse tipo de conversa com seus pequenos e pequenas, ou pensa em melhorar sua abordagem, fique tranquilo(a)! Confira a seguir algumas das nossas dicas para falar com as crianças sobre a puberdade:

Não deixe para a última hora

No filme Red, a família de Mei já sabia que, em algum momento, ela acabaria se transformando no panda vermelho gigante. Afinal, isso vinha acontecendo há muitas gerações! No entanto, ninguém dividiu esse pequeno detalhe com a menina. Mei descobriu sobre essa transformação sozinha, quando ela já tinha acontecido! 😔 Já imaginou o susto?

O mesmo acontece na vida real: a adolescência e, sobretudo, a puberdade vêm acompanhadas de muitas situações que podem assustar as crianças. A menstruação e as mudanças corporais, como o crescimento de pelos, são ótimos exemplos de acontecimentos que podem surpreender e até apavorar os pequenos e pequenas.

De fato, muitos pré-adolescentes ficam envergonhados com tais mudanças. Em alguns casos, eles tentam esconder as situações e descobrem, só muitos anos depois, que tudo isso é perfeitamente normal.

Então, para evitar surpresas (principalmente, desagradáveis), converse com as crianças ainda durante a infância. Explique que, a partir de certa idade, o seu corpo começará a mudar. E que isso não só é esperado, como é ótimo! Afinal, é um indício de que ele ou ela está crescendo e amadurecendo. 

Respeite o espaço dos pré-adolescentes

Um dos tópicos abordados pelo filme Red é o desejo de independência, que muitas vezes surge na adolescência. Na história, Mei quer fazer coisas que seus pais não aprovam, gerando muitas discussões. Essa é outra realidade muito comum: quando não há conversa, os conflitos entre gerações costumam entrar em jogo e a vida familiar vira uma verdadeira batalha, não é mesmo?

Entretanto, os pais, mães e pessoas responsáveis precisam compreender que é esperado que os jovens comecem a buscar mais liberdade. O que não é um ato de rebeldia! Nesta fase, os jovens estão descobrindo seus próprios desejos, sonhos, medos e angústia. Ou seja, estão formando suas personalidades. E para isso acontecer, ter alguma independência é importante.

Por isso, tente respeitar o espaço dos pré-adolescentes. Isso, de forma alguma, significa que a convivência familiar deixará de existir ou que as regras deverão ser abandonadas. Os jovens também precisam de limites e momentos em família! 👍 Apenas permita que as crianças vivam novas experiências e exercitem sua autonomia, tudo bem?

Aceite as mudanças

É verdade que a pré-adolescência não afeta apenas as crianças: ela afeta a família como um todo! De um lado, as crianças têm que lidar com novas emoções e as mudanças avassaladoras desse período. Do outro, os adultos precisam lidar com o fato de que seus filhos estão crescendo, o que também pode gerar sofrimento e preocupação.

No filme Red, a mãe de Mei nunca contou sobre o seu próprio panda, na esperança de que ele não aparecesse. De que sua filha continuasse sendo uma criança, por um pouco mais de tempo! Porém, não podemos evitar que nossos filhos cresçam. Na verdade, tudo que podemos fazer é criar um ambiente acolhedor, para que os pequenos e pequenas cresçam de maneira saudável e segura. ❤️

Portanto, dê a si mesmo(a) tempo e espaço para aceitar essas mudanças. Reflita sobre todas as coisas boas que vêm com o crescimento das crianças. E aproveite cada momento ao lado do seu pré-adolescente! Afinal, essa fase também passa e, logo, sua criança será uma pessoa adulta.

Sendo assim, vivam momentos inesquecíveis, criem lembranças especiais e não deixe de estar presente em todos os momentos da vida do seu pequeno ou pequena. Aqui no Blog Leiturinha, inclusive, você confere brincadeiras para fazer com as crianças antes que elas cresçam e muitas outras dicas de atividades em família, que impactam de forma positiva os vínculos familiares! 🥰

Dicas de leitura sobre a pré-adolescência

Os livros costumam ser grandes aliados e companheiros fiéis durante a puberdade e pré-adolescência. Isso porque trazem importantes ensinamentos, propõe reflexões e ajudam os pequenos e pequenas a encontrarem saídas para seus próprios desafios!

Assim, pensando em ajudar as crianças e também seus pais a lidarem com os desafios de crescer, preparamos uma lista especial, com sugestões de obras da Loja Leiturinha. Acompanhe!

Aprendendo a Voar

Aprendendo a Voar

No livro Aprendendo a Voar, conhecemos a história de Kelly, uma menina que sonha em voar alto. Afinal, ela está em busca de seu maior sonho: ser uma estrela do rock! 🎵 Tendo acabado de entrar na casa dos 20 anos, a protagonista conta com referências musicais fortes, como os Beatles. Apesar disso, ela sabe que o caminho para uma vida pela música apresenta dificuldades incontáveis e até inimagináveis.

No decorrer da história, Kelly enfrenta os muitos obstáculos da indústria musical, mas também encontra desafios dentro de si mesma. Este é um livro sobre amadurecimento e sobre a busca do autoconhecimento, aclamado internacionalmente pela crítica. Por isso, contribuirá com a visão dos pré-adolescentes sobre o mundo!

👉 Clique aqui para ver o livro “Aprendendo a Voar” na Loja Leiturinha!

Harry Potter

Clássicos Literários: Harry Potter - Edição de Luxo

A série Harry Potter dispensa apresentações, não é mesmo? ⚡ Esse enorme sucesso da literatura e do cinema vem encantando gerações há quase trinta anos! Na história, o órfão Harry Potter descobre que é um bruxo e uma lenda no mundo mágico. No entanto, ele terá que enfrentar muitos problemas e superar desafios gigantes para proteger as pessoas que mais ama!

Os livros sete livros da coletânea acompanham toda a adolescência do protagonista, o que o torna ideal para quem também está passando por esse momento. Portanto, os três primeiros livros são ainda mais especiais para os pré-adolescentes, já que acompanham justamente esta fase da vida de Harry Potter e seus amigos. Com muita ação, humor e magia, é a leitura perfeita para os jovens leitores!

👉 Clique aqui para comprar os livros da série “Harry Potter” na Loja Leiturinha!

Destrua Este Diário

Destrua Este Diário

Que tal incentivar que os pré-adolescentes se expressem com um livro interativo, diferente de tudo que você já viu? 👀 Destrua Este Diário propõe estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, já que nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho!

Essa ideia inusitada surgiu quando Keri Smith, ilustradora e artista canadense, começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo, tão exaltado na nossa cultura, era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir!

👉 Clique aqui para conferir o livro “Destrua Este Diário” na Loja Leiturinha!

Manual da Filha Adolescente

Manual da Filha Adolescente

Para finalizar, gostaríamos de trazer uma sugestão de leitura para as meninas e suas pessoas responsáveis! Afinal, embora a puberdade seja difícil para todos, o corpo feminino passa por mudanças específicas, que podem ser ainda mais difíceis de lidar.

Feito com a participação de vários especialistas, o livro Manual da Filha Adolescente aborda temas como: a primeira ida ao ginecologista, menstruação, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis, relacionamentos, drogas, saúde mental e planejamento do futuro. Assim, é um livro para que os adultos ajudem as meninas a enfrentarem essas transformações com saúde, consciência e felicidade! 💕

Ainda, o livro inclui um conteúdo extra sobre meninos. São 20 dicas para pais e mães ajudarem os garotos a crescerem livres do machismo, respeitando meninas e mulheres e libertando-se das opressões da masculinidade tóxica. Incrível, não é mesmo?

E o melhor de tudo é que 20% do valor que você paga, descontado o custo de operação, se transforma em uma doação para a Plano de Menina!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Manual da Filha Adolescente” na Loja Leiturinha!

Você gostou de conhecer mais sobre o filme Red? E das dicas da Leiturinha para falar sobre puberdade e adolescência? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais