A leitura para crianças de 9 aos 10 anos: os leitores fluentes

por | abr 23, 2019 | 1 Comentário

Nessa faixa etária, os pequenos já sabem ler e se comunicar com desenvoltura. Também já desenvolveram mais suas preferências e hábitos. Portanto, os pequenos (já não tão pequenos assim) têm facilidade em ler os próprios livros sozinhos. Como expõe Jean  Piaget (1947), nesta etapa, o pensamento está mais desenvolvido no que diz a respeito à realização de operações mentais. O interesse por conteúdos mais complexos com diferentes abordagens, mas com a presença de desafios, questões e mistérios, passam a ser mais atrativos. No entanto, ainda que a criança já tenha completado o processo de alfabetização, a mediação e o incentivo à leitura são contínuos e é muito importante que os adultos continuem a estimular o gosto pelos livros nessa idade, para que, de fato, o hábito da leitura seja para a vida toda!

Os benefícios da leitura para crianças de 9 aos 10 anos

Contar histórias não só colabora com o desenvolvimento infantil, mas também com o fortalecimento dos laços de afeto. Isso por si só já é suficiente para mostrar a importância de continuar a contar histórias para crianças, mesmo quando elas já conseguem lê-las sozinhas. Mas, além disso, quando os pequenos crescem e se tornam mais autônomos e maduros, a literatura passa a ter outros significados e papéis em suas vidas, como por exemplo, proporcionar o contato com diferentes realidades e culturas, ser uma ferramenta para diálogos mais complexos, ajudar a compreender melhor algumas situações e a lidar com as emoções, e assim por diante.

Como fazer?

– Construa um cantinho de leitura! Escolham um local mais calmo da casa, reorganizem e decorem juntos, deixando com a cara do seu pequeno. Assim, vocês terão um motivo a mais para tirar um momento para a leitura;

– Cada um com seu livro, vocês podem combinar horários para lerem juntos e, depois, compartilharem sobre o que leram;

– Leia para seu pequeno antes de dormir. Quando isso vira um hábito, vocês tem um momento só de vocês, garantido, todos os dias;

– Deixe que seu pequeno leia para você! ainda que leitura esteja truncada, ainda que o livro escolhido não seja o que você escolheria, ouça com atenção histórias contadas por ele. Assim, você passa adiante este ato de amor que é a contação de histórias!

Se tiver irmãos, melhor ainda! Crie momentos em que um conte histórias para o outro (lendo palavras ou somente imagens, ou ainda inventando histórias).

– Leve seu pequeno a bibliotecas públicas e livrarias. Estes espaços são um prato cheio para quem ama ler e, para quem ainda está desenvolvendo o hábito, pode ser um grande incentivo. Deixe que seu pequeno escolha o que quer ler e tente conhecer um pouquinho de seu mundo através destes livros!

– Aprender um pouco mais sobre livros infantis que são sucesso entre crianças da mesma idade de seu pequeno pode contribuir para que este momento seja ainda mais prazeroso para ele. Esta troca, ou intercâmbio de interesses, é muito positiva para que seu pequeno sinta que tem vez e voz em casa e que suas escolhas são respeitadas e valorizadas.

– Os livros podem ajudar a introduzir ou aprofundar em temas delicados ou importantes, pelos quais a família ou a criança esteja passando. Por exemplo: morte, medos, separação, bullying, respeito, temas políticos e sociais, entre outros!

Principais dúvidas na hora de ler para pequenos desta faixa etária

Este livro tem muito/pouco texto para a idade do meu filho.

O encontro entre a imagem e a palavra é uma das chaves para a compreensão da literatura infantil. Existem livros com pouquíssimo ou nenhum texto, em que as imagens nos contam as histórias, mas não as entregam assim tão fácil… é preciso dialogar com as ilustrações, interpretá-las, conversar com o texto que está por detrás delas, e, por fim, captar a essência da história. Isso exige esforço cognitivo, exige e treina a habilidade de interpretar textos, sem falar na imaginação e na criatividade. Há, por outro lado, livros com muito texto porém, de leitura e interpretações fáceis e rápidas. Portanto, podemos dizer que o livro tem várias camadas a serem desvendadas e, a cada fase da vida, podemos compreendê-lo de formas diferentes. É importante também dizer que a quantidade de texto variará de acordo com a temática central da obra. Podemos encontrar livros imagem com um grau de complexidade que exige do leitor um nível de abstração satisfatório. Outros textos, como por exemplo os de não-ficção, agradam, principalmente pela identificação que o leitor tem com os personagens e com o enredo. Podemos mencionar que entre os preferidos estão os textos com conflito que culmine na solução de um problema ou mistério. Na visão de Coelho (2003), as obras devem conter início, meio e fim. Por isso, é possível que se acrescentem os gêneros: aventura, suspense, terror, ação, entre outros. Seja com muito texto ou com pouco, o importante é que a relação de troca com a história que ele traz seja rica para o leitor!

#ParaGostarDeLer: Um guia completo de incentivo à leitura de 0 a 10 anos

Confira essas e muitas outras informações no guia exclusivo que preparamos para pais, mães e educadores(as) incentivarem a leitura entre pequenos e pequenas! Para conhecer e baixar grátis este material e aproveitar todas as dicas e informações que nossas especialistas em desenvolvimento infantil prepararam com muito carinho, basta acessar #ParaGostarDeLer: Um guia completo de incentivo à leitura de 0 a 10 anos!

Categorias:
10+ | 7 - 10 | Idade | Leiturinha | Literatura
Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
Relacionados
10 Lançamentos Exclusivos Leiturinha imperdíveis

10 Lançamentos Exclusivos Leiturinha imperdíveis

Desde 2014, a Leiturinha busca o que há de melhor no universo da literatura infantil para oferecer aos pequenos leitores do clube. E foi nessa missão que, há 4 anos, mais do que selecionar livros já publicados, a Equipe de Curadoria passou a selecionar também...

Pesadelo em crianças: como lidar?

Pesadelo em crianças: como lidar?

Antes de tudo é bom dizer que o pesadelo em crianças é muito comum de acontecer! Você já deve ter presenciado algum episódio de pesadelo com o seu pequeno, principalmente a noite. Quando a criança é exposta a um evento estressante, seja ele bom ou ruim, ela entra em...

10 Lançamentos Exclusivos Leiturinha imperdíveis

10 Lançamentos Exclusivos Leiturinha imperdíveis

Desde 2014, a Leiturinha busca o que há de melhor no universo da literatura infantil para oferecer aos pequenos leitores do clube. E foi nessa missão que, há 4 anos, mais do que selecionar livros já publicados, a Equipe de Curadoria passou a selecionar também...

Pesadelo em crianças: como lidar?

Pesadelo em crianças: como lidar?

Antes de tudo é bom dizer que o pesadelo em crianças é muito comum de acontecer! Você já deve ter presenciado algum episódio de pesadelo com o seu pequeno, principalmente a noite. Quando a criança é exposta a um evento estressante, seja ele bom ou ruim, ela entra em...

5 benefícios das cantigas populares para os pequenos

5 benefícios das cantigas populares para os pequenos

Cantigas Populares: um patrimônio cultural da humanidade As cantigas populares são como histórias cantadas que praticamente todo mundo conhece por ter aprendido em algum momento da vida. Bem como um simples trecho é o suficiente para resgatar memórias profundamente...

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *