A leitura para crianças de 9 a 10 anos: os leitores fluentes

mar 22, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Após alguns anos de experiência com os livros infantis, as pequenas e os pequenos leitores que têm entre 9 e 10 anos de idade podem ser chamados de leitores fluentes! Nesta fase, as crianças já leem por prazer e se expressam com bastante desenvoltura. Aos poucos, elas desenvolvem suas próprias preferências literárias e também seus hábitos de leitura. Diante disso, como continuar incentivando a leitura para crianças de 9 a 10 anos? ⚡ Descubra a seguir!

Leia mais:
👉 5 clássicos da literatura infantil brasileira
👉 10 livros com mulheres inspiradoras para crianças
👉 Doação de livros: por que praticar esse hábito?

A leitura para crianças de 9 a 10 anos

De forma geral, a leitura para crianças de 9 a 10 anos está muito relacionada ao prazer de ler. Afinal, agora, os pequenos e pequenas já costumam demonstrar maior facilidade para ler os próprios livros sozinhos. Além disso, já não há aquele peso de aprender a ler! Por isso, a leitura individual deve ser explorada, tanto pela escola quanto pela família.

Como expõe Jean Piaget (1947), nesta etapa do desenvolvimento infantil, o pensamento das crianças está mais desenvolvido, sobretudo no que diz a respeito à realização de operações mentais. Por isso, elas podem demonstrar interesse por conteúdos mais complexos, com diferentes abordagens. Então, livros com a presença de desafios, questões e mistérios passam a ser ainda mais atrativos para os leitores fluentes! 🕵️‍♀️

No entanto, ainda que a criança já tenha completado o processo de alfabetização, a mediação e incentivo à leitura devem ser contínuos durante toda a infância. Portanto, é indispensável que os adultos continuem estimulando o hábito da leitura e o gosto pelos livros, tudo bem?

Por conta disso, a leitura para crianças de 9 a 10 anos deve ser encarada como um grande evento familiar. Ou seja, os pais, mães e pessoas responsáveis devem continuar participando de forma ativa da escolha, do encontro e do contato com os livros!

Os benefícios da leitura para os leitores fluentes

Sabemos que as histórias colaboram não apenas para o desenvolvimento infantil, mas também estimulam o fortalecimento dos laços de afeto entre adultos e crianças. ❤️ E isso, por si só, já seria suficiente para estimular a leitura e a contação de histórias durante toda infância, não é mesmo?

Então, se a sua criança já tem entre 9 e 10 anos de idade, é importante criar situações em que vocês conversem sobre os livros e reflitam juntos sobre a leitura. Afinal, conforme os pequenos e pequenas crescem, se tornam mais autônomos e independentes. E a literatura passa a ter outros significados e papéis em suas vidas!

Para os leitores fluentes, por exemplo, a leitura é uma forma de conhecer diferentes realidades e culturas. Além de ser uma importante ferramenta para incentivar diálogos mais complexos, como sobre a amizade, honestidade, sonhos e decisões. Dessa forma, os livros ajudam os jovens a compreenderem melhor algumas situações do seu cotidiano e a lidarem melhor com as suas próprias emoções.

Como incentivar a leitura para crianças de 9 a 10 anos?

Agora que você já sabe quais são os benefícios da leitura para os leitores fluentes, precisamos falar sobre encorajar a leitura para crianças de 9 a 10 anos! Confira algumas dicas:

  • Construa um cantinho de leitura: juntos, escolham um local calmo da casa, reorganizem esse espaço e decorem, deixando-o com a cara do seu pequeno leitor ou pequena leitora. Assim, vocês terão um motivo a mais para reservar um momento do dia para a leitura;

  • Participe da leitura: cada qual com seu livro, vocês podem combinar horários para lerem juntos! ⏰ E depois, podem compartilhar sobre o que leram;

  • Leia para sua criança antes de dormir: quando a leitura antes de dormir vira um hábito, vocês terão um momento só de vocês, todos os dias;

  • Deixe que seu pequeno ou pequena leia para você: ainda que a leitura esteja truncada ou que o livro não seja exatamente a obra que você escolheria, ouça com atenção as histórias contadas pelas crianças;

  • Leve seu pequeno a bibliotecas públicas e livrarias: estes espaços são um prato cheio para quem ama ler! E para quem ainda está desenvolvendo o hábito, pode ser um grande incentivo. Por isso, deixe que sua criança escolha o que ela quer ler e tente conhecer um pouquinho do seu mundo através destes livros;

  • Estude sobre o tema: aprender um pouco mais sobre os livros infantis que são sucesso entre a criançada pode contribuir para que este momento seja ainda mais prazeroso para os pequenos leitores;

  • Respeite os livros escolhidos pelas crianças: toda troca é muito positiva. No entanto, respeite as preferências e os gostos literários dos pequenos e pequenas. 😉 Desse modo, sua criança irá sentir que tem vez e tem voz em casa! E também que as suas escolhas são respeitadas e valorizadas;

  • Apresente temáticas relevantes para o momento: os livros podem ajudar a introduzir ou até aprofundar temas delicados, que são importantes para os jovens leitores. Por exemplo: luto, medo do escuro, separação dos pais, bullying, tolerância, assuntos políticos, sociais e muito mais!

Meu filho não gosta de ler: e agora?

Por vezes, a criança não está disposta a ler. Ou, então, demonstra mais resistência para esse momento da leitura. Nesses casos, o que os adultos podem fazer é estimular o hábito de ler, apresentando diferentes gêneros textuais e assuntos diversos para os leitores fluentes.

Por exemplo, tente as histórias em quadrinhos, os audiolivros, livros de aventura, de ficção científica 👽, de romance, poesias, crônicas e muito mais! Dessa forma, você ajuda a criança a conhecer outros tipos de livros, que podem despertar sua atenção

Além disso, vale lembrar que muitas crianças resistem ao hábito de ler porque as pessoas adultas ao seu redor também não são leitoras vorazes. Assim, sem ter em que se espelhar, a criança acaba sem ter referências para reproduzir. Por isso, se você quer ter um pequeno leitor ou pequena leitora em casa, seja você mesmo um grande leitor!

Outra sugestão é compartilhar o momento de leitura: que tal vocês lerem o mesmo livro? E combinarem de discutir essa obra por diferentes perspectivas? 💬 Esse exercício pode estimular os pequenos e pequenas a gostarem ainda mais de ler!

#ParaGostarDeLer: um guia completo de incentivo à leitura

Confira essas e muitas outras informações no e-Book exclusivo que preparamos para pais, mães e educadores(as) incentivarem a leitura para os pequenos e pequenas! Para baixar grátis este material e aproveitar todas as dicas e informações que nossas especialistas em desenvolvimento infantil prepararam com muito carinho, basta acessar #ParaGostarDeLer: um guia completo de incentivo à leitura de 0 a 10 anos!

Dicas da Leiturinha para crianças de 9 a 10 anos

Você sabia que a Loja Leiturinha possui um acervo incrível de livros e jogos literários, que podem ajudar a incentivar a leitura aí na sua casa? É verdade! Acesse o site e descubra todas as opções para os pequenos e pequenas leitoras. 😍

Quer mais sugestões? Então, acompanhe abaixo uma seleção especial para estimular a leitura para crianças de 9 a 10 anos:

Os Caras Malvados

Os Caras Malvados

Com ilustrações irreverentes e bem-humoradas, a coleção de histórias em quadrinhos Os Caras Malvados convida as crianças para um mundo de aventuras! Nesta saga, composta por nove livros, os personagens passam por situações hilárias tentando salvar o mundo e mudar sua reputação de caras malvados. Afinal, quem disse que um lobo, um tubarão, uma cobra e uma piranha não podem ser mocinhos também?

E se você gostou dessa história, que já é um verdadeiro sucesso mundial, saiba que a série de livros Os Caras Malvados já virou filme! 🎬 Por isso, que tal ler os livros com os pequenos e pequenas e depois vocês se prepararem para uma sessão de cinema?

👉 Clique aqui para comprar os livros da série “Os Caras Malvados” na Loja Leiturinha!

A Fantástica Fábrica de Chocolates

A Fantástica Fábrica de Chocolates

A Fantástica Fábrica de Chocolates 🍫 é uma leitura clássica para crianças de 9 a 10 anos. Isso porque é uma história cheia de mistérios e repleta de oportunidades para deixar a imaginação do nosso pequeno leitor ou leitora fluir!

No livro, Charlie é um menino que ama chocolates. Ele está em busca de um cartão dourado, que é a única coisa que o separa da fábrica de doces do Sr. Willy Wonka, um grande gênio e o maior inventor do mundo, que está abrindo as portas da sua fábrica para cinco crianças cheias de sorte!

Além disso, A Fantástica Fábrica de Chocolates é outro livro que também virou filme! O que permite que você e sua criança tenham diversas experiências com essa história. Legal, não é?

👉 Clique aqui para saber mais sobre o livro “A Fantástica Fábrica de Chocolates” na Loja Leiturinha!

Somos Todos Extraordinários

Somos Todos Extraordinários!

Somos Todos Extraordinários é um romance incrível, que já se tornou uma grande referência no mundo literário. E agora, ele chega até às mãos dos nossos leitores fluentes em uma edição cheia de cores e de ilustrações. Por isso, uma ótima opção de leitura para crianças de 9 a 10 anos!

A história de Somos Todos Extraordinários acompanha o carismático Auggie Pullman, um menino de dez anos com uma grave deformidade facial, que começa a frequentar a escola pela primeira vez. Nesse sentido, a obra leva para as crianças uma forte mensagem de inclusão, gentileza e amizade.

👉 Clique aqui para conferir o livro “Somos Todos Extraordinários” na Loja Leiturinha!

Você gostou nossas sugestões de leitura para crianças de 9 a 10 anos? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com os pequenos e pequenas? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais