3 razões que tornam as crianças restritivas para comer

jun 25, 2018 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os pais sabem que é na fase de introdução alimentar e durante a infância que bons hábitos alimentares se estabelecem, garantindo um futuro mais saudável para as crianças. No entanto, muitas vezes sem querer, podemos cair em algumas armadilhas que levam toda a dedicação por água abaixo, tornando as crianças restritivas para comer.

No vídeo produzido pela Phitters, a nutricionista Luísa Mantuaneli e a doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano Verónica Wainstein, dão valiosas dicas para os pais de crianças pequenas. Confira:

3 razões que tornam as crianças restritivas para comer

São várias as razões que podem tornar as crianças restritivas, seguem as 3 principais:

1. Substituir a refeição

Em algum momento é normal a criança rejeitar o alimento, às vezes por estar doente ou, simplesmente, porque não quer comer. Então, aquela mãe preocupada, que deseja que seu filho fique bem nutrido, vai logo procurar outro alimento que a criança aceite, pois não consegue imaginar seu bebezinho sem se alimentar adequadamente.

Conheça os superalimentos e seus benefícios para pequenos e adultos

O problema é que essa substituição pode se tornar um hábito e a criança passar a pedir sempre por outro alimento que goste mais e, geralmente, menos saudável.Portanto, se a criança não quer comer, respeite-a. Retire o prato sem brigar, reclamar ou demonstrar estresse, mas também não substitua a refeição por outro tipo de comida. Retire a criança da mesa e vá fazer algo divertido.

Então, quando ela estiver com fome, tente novamente!

Substituir a refeição por alimentos menos saudáveis pode iniciar um hábito e um ciclo vicioso, em que a criança sempre recusa para ganhar aquele outro alimento que ganhou da outra vez, e isso pode ser difícil de mudar depois.

2. Oferecer alimentos industrializados

A papinha de prateleira, a bolacha de maisena, o petit suisse, o iogurte, entre outros, são alimentos que têm no rótulo as indicações de alimento saudável para bebês e crianças. No entanto, o que poucos sabem é que a indústria usa de recursos que deixa a comida caseira natural em desvantagem. Ela usa a Hiper Palatabilidade!

Minuciosos estudos identificam qual é a combinação e proporção ideal de sal, açúcar e gordura que mais agradam o cérebro da criança (e também do adulto). Gerando uma sensação de prazer que nenhum outro alimento natural consegue atingir.

Por isso, a criança fica tão dependente destes alimentos industrializados que contenham esses ingredientes.,passando, assim, a rejeitar os alimentos mais naturais preparados em casa, já que não geram o mesmo prazer que os alimentos industrializados.

Portanto, o ideal é oferecer alimentos frescos, feitos em casa, sem uso de conservantes, antioxidantes, corantes, entre outros.

3. Não fazer da refeição um momento em família

Muitas vezes os pais estão tão preocupados em fazer a criança se alimentar bem, mas esquecem que são eles que dão o exemplo. Não adianta querer que a criança coma verduras, enquanto estão comendo batata frita.

A refeição deve ser algo prazeroso e é muito importante a criança veja os pais e irmãos comendo juntos, sem fazer cara feia ou demonstrar ansiedade! A alimentação será natural para a criança se for natural para os pais.

Vale lembrar que a alimentação não começa na mesa, mas já na cozinha, no momento de preparar os alimentos. Levar a criança ao supermercado ou a feira também é muito importante. Deixar ela escolher o que deseja comer, deixar ela cortar, amassar, mexer… Tudo isso instiga sua curiosidade! Aproveite esse tempo juntos para conversar e fortalecer vínculos.

Cozinhando com os pequenos: Confira 4 receitas para fazer em família

A sensação que ela tem no início pode influenciar toda a sua vida, para o bem ou para o mal. Este momento deve ser prazeroso e divertido, assim como os outros momentos com a família, havendo sempre dedicação e envolvimento dos pais.

Se houver distrações como a TV ou celular, a criança não perceberá o que está comendo e perderá essa oportunidade de aprender os sabores, texturas e consistências.

Por mais irresistível que seja, resista a todos os caminhos mais rápidos. Essa fase é uma janela de oportunidades, para o aprendizado de algo que será para a vida inteira, então curta e valorize esse momento!

A alimentação é um tema que gera preocupação em muitas famílias, e deve mesmo ser um assunto de atenção dos pais, já que temos uma população cada vez mais acima do peso.

Conhecer o que ajudará a estabelecer os hábitos adequados e evitar as armadilhas que levam às restrições alimentares, garantirá mais saúde e bem-estar aos pequenos

Leia também:

Phitters

Portal de conteúdo parental, fundado por uma mãe amorosa e cheia de dúvidas, que encontrou apoio e orientação nos mais de 40 especialistas, que dividem seu conhecimento científico, com simplicidade e praticidade. Publica como convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.

Acompanhe nossas redes sociais