A história da Alice no País das Maravilhas como você nunca viu

dez 12, 2019 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem não conhece a menina de vestido azul que visita o País das Maravilhas? Quem nunca ficou aflito com aquela cena de Alice se espichando e se encolhendo para entrar pela porta menorzinha? Encarando enchentes de lágrimas, gatos que desaparecem, lagartas sábias e chapeleiros malucos… É, a clássica história da Alice no País das Maravilhas permeia a infância de muitas gerações.  

O que torna uma história um clássico?

Uma história se torna clássica justamente por despertar em nós temas universais. Como aqueles vivenciados pela pequena Alice. Como a dúvida sobre o que é real ou irreal, a busca pela sua verdade interior, pela sua “muiteza”. Mas quando uma obra literária é boa, ela pode ter muitos desdobramentos. Nem todos previsíveis, de acordo com a experiência de vida de cada leitor.

Ao visitar um clássico aos 5, aos 10, e depois revisitá-lo aos 20, aos 30 ou aos 90 anos, o leitor sempre pode contar com algo novo. 

A obra se renova junto com o leitor. É como diria o filósofo Heráclito, “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio”. Um bom livro é como um rio e o bom leitor nunca fará o mesmo mergulho duas vezes. Uma boa leitura nos transforma e, uma vez transformados, não há como voltar ao ponto inicial. De narrativa em narrativa, vamos gerando o movimento necessário para que a vida aconteça. Povoando nossa criatividade e imaginação com aqueles temas e personagens imortais.

Os clássicos e suas releituras

Para apresentar os clássicos aos pequenos, podemos começar apenas falando para eles quão incríveis são seus personagens. Apresentar uma passagem aqui, outra ali, alimentando o desejo de se conhecer mais sobre aquele universo tão incrível.

A história da Alice no País das Maravilhas como você nunca viu

Pensando nisso, selecionamos para os pequenos do Clube Leiturinha livros clássicos em seus diversos formatos. Das versões e releituras mais simples às mais completas e elaboradas. Buscando despertar o interesse das crianças pelos clássicos desde cedo. Confira um pouquinho sobre duas versões muito especiais, enviadas aos pequenos leitores, da história da Alice No País Das Maravilhas. Fofas, chamativas, com texturas e recortes. Perfeitas para apresentar essa personagem fantástica desde os primeiros meses de vida!

Alice No País Das Maravilhas

Editora: Sassi/Zastras

Com recortes maravilhosos, as páginas deste livro lembram um tecido rendado! O recurso dos recortes pode ser um elemento a mais para estimular a imaginação dos pequenos. Ao entrever um pedaço da próxima página, na anterior, é possível aguçar ainda mais a curiosidade e a fantasia. Despertando o interesse pelo livro.

Alice No País Das Maravilhas

Editora: Yoyo Books

Com páginas cartonadas, capa dura e texturas em cada página, este livro é um primor para compor a biblioteca dos pequenos leitores de berço ou, até mesmo dos maiorezinhos. Afinal, quem não se rende a ilustrações tão fofas e delicadas, em meio a uma história tão interessante? O texto curtinho não fica por menos. Todo feito em rimas, ajudando no momento da contação, trazendo uma sonoridade muito agradável! 

 

Receba livros infantis tão incríveis quanto esses todos os meses em sua casa. Faça parte da família de leitores da Leiturinha

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais