Jogo dos papéis: já imaginou trocar de lugar com seu filho por um dia?

out 18, 2019 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Se você é pai ou mãe, com certeza já se pegou pensando: : “se meu filho soubesse como é ser pai, soubesse o que eu passo, seria tão mais fácil de conviver…”. Da mesma forma que provavelmente já passou pela cabeça do seu pequeno: “meu pai não sabe o que eu estou passando.”

Antes de mais nada: é absolutamente normal essa discordância e essa sensação de “ninguém sabe como é ser quem eu sou”. Em inglês, há uma expressão que define bem esse sentimento: “in your shoes”, que é basicamente calçar os sapatos do outro para sentir como é o caminhar dele. A famosa empatia… 

Então, que tal fazer uma brincadeira em família que diverte, proporciona momentos memoráveis e que acima de tudo, une a família mostrando que cada um tem seus problemas e seu jeito de agir? Gerar empatia é o objetivo no Jogo dos Papéis.

Como funciona?

– Escreve-se os nomes de cada pessoa da família em papeizinhos, como em um amigo secreto. Os papéis ficam dobradinhos e guardados em um recipiente.

– O condutor do jogo (essa função pode mudar a cada rodada) propõe uma situação, como: “quero ir para uma festa na casa dos amigos”, “não vou poder te levar ao parque no sábado”, “quero dormir mais tarde pra ver um filme na tv”, “não quero comer brócolis”, “o presente que eu ganhei não era o que eu queria”, dentre outras situações que acontecem dentro do lar.

– Sem revelar qual papel foi sorteado, os membros da família têm que agir conforme ele. O filho vira pai por alguns instantes, a mãe vira o filho, etc.

– Após cada rodada, é normal que emoções surjam, afinal a brincadeira mostra de forma dinâmica como a vida da outra pessoa é desafiadora. É o momento de sentar, dialogar e se for o caso, abraçar-se para colocar pontos finais em situações que estejam em aberto. Aqui o importante é agir conforme o coração.

O Jogo dos Papéis abre espaço para um diálogo que para muitas famílias é algo raro. O exercício da empatia é a chave para uma convivência bem sucedida e para a harmonia do lar. Faça dessa experiência um momento de transformação e de alegria. Afinal, sua família merece!

Leia também: 

João Godoy

Roteirista e produtor de conteúdo apaixonado por narrativas, personagens e o papel do storytelling no desenvolvimento infantil.

    Acompanhe nossas redes sociais