Brincar de ler: quando o brinquedo preferido é o livro

ago 22, 2019 | 0 - 3 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Afinal, os bebês leem?

Entendendo a leitura em seu sentido mais amplo, podemos nos perguntar: como os bebês leem? Como nós, adultos, podemos favorecer essa leitura?

Bebês sentem o mundo à sua volta como algo indiferenciado. Só depois de suas primeiras experiências é que uma coisa se distingue da outra. Começando pela distinção entre o bebê e sua mãe. E essa percepção passa pelo corpo todo. Assim, aos poucos, identificam gostos, sons, texturas, cores, formatos, e tudo passa a ganhar características específicas e diferenciadas. 

Assim também é com os livros e as histórias. Portanto, ler o mundo e ler um livro, são experiências que se fundem. Ver um bebê a sós com um livro, observar de longe sua interação com aquele objeto, é deixar com que ele o experiencie, que crie suas próprias relações com o livro, que tire suas próprias conclusões, ainda que a linguagem não esteja formalmente estabelecida. A linguagem, afinal, vai além das palavras.

Quando o brinquedo preferido dos pequenos é o livro

Um livro é um brinquedo feito com letras.
Ler é brincar.
(Rubem Alves)

Aos poucos, mediar o uso do objeto livro para os bebês, permite com que eles ampliem seu campo de possibilidades de significados deste objeto. Ao mesmo tempo, contar “histórias da própria boca”, inventar histórias de faz de conta, também faz parte deste brincar de ler. Ambos são peças-chave para o contato com as diferentes narrativas e para contribuir para que a leitura seja algo natural e prazerosa ao longo da vida. E por que não a brincadeira favorita do pequeno?

Em uma rotina em que a leitura ocupa um papel central nos momentos de lazer, tanto para os pais quanto para os filhos, é natural que isso ocorra. 

Com isso não queremos dizer que o livro é o melhor brinquedo para uma criança. O melhor para uma criança é o brincar – não importa com o quê. Mas quando, entre os objetos eleitos para os momentos de prazer e fantasia, está um livro, temos aí um ótimo começo para uma vida mais leitora!

Por exemplo, como mãe, sempre pude ver minha filha se deliciando com um livro, seja observando atentamente as ilustrações, passando as mãozinhas sobre elas, identificando contornos, cores e movimentos ou, ainda, usando o livro como parte de alguma brincadeira. 

Do alto de seus três anos, ela dá vida aos personagens e recria as narrativas, mesmo quando o livro se fecha, a história não se acaba. Assim, os livros têm se tornado, desde seus primeiros meses de vida, os companheiros de muitas brincadeiras.

O Pequeno Lourenço com seus brinquedos favoritos brincando de ler!

Dedinhos animais: um livro interativo para brincar de livro!

Dedinhos Animais, da Editora Carochinha, escrito por  Jorge Lujàn e Teresa Porcella e ilustrado por Giulia Orecchia, é um exemplo de livro feito especialmente para se brincar. Seu material cartonado é resistente para que os pequenos o manuseiem livremente e suas cores vivas, chamam a atenção dos pequenos leitores brincantes. Mas o mais especial é que se trata de um livro interativo: com um recorte em formato de círculo para que os adultos coloquem as mãos e dêem vida aos personagens! Mas, para além desta funcionalidade, o recurso do recorte pode servir para despertar a curiosidade dos pequenos e se transformar no que mais sua imaginação desejar!

 

Leia para um bebê!

Que tal resgatar a sua criança interior, convidá-la a experimentar o mundo de outros ângulos e sentar-se para brincar com um bebê? Seja lendo ou brincando de outras formas, as narrativas que criamos em um faz de conta são valiosas para um bebê.

E você? Já leu para seu bebê hoje?

Leia também: 

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais