15 livros da Leiturinha já adotados em escolas

jan 31, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Se você é professor ou trabalha com Educação, provavelmente já ouvir falar do PNLD. Famoso por indicar livros de qualidade, o Programa Nacional do Livro Didático é também responsável por selecionar obras literárias para compor o acervo de escolas pelo Brasil afora. Entre os livros adotados em escolas, muitos já foram enviados pelo Clube Leiturinha. Da Educação Básica ao Ensino Fundamental, confira quinze obras que não podem faltar na sala de aula dos pequenos: 

1. Mas Papai…

Editora: Jujuba
Texto: Mathieu Lavoie
Ilustrações: Marianne Dubuc

Este livro ilustra com afeto a rotina de sono de pequenos que resolvem se lembrar de muitas coisas bem na hora de dormir! O pijama quentinho, um copo de água, os brinquedos guardados no armário… Para estas crianças, o cenário precisa estar completo para uma boa noite de sono!

2. Não Abra este Livro

Editora: Happy Books
Texto: Andy Lee
Ilustrações: Heath McKenzie

Um livro proibido de ser lido? Que doido! Andy Lee brincou com a imaginação dos pequenos, instigando sua curiosidade e vontade de virar as páginas o quanto antes para descobrir o final. Esta brincadeira do livro que fala sobre ele próprio é um sofisticado recurso de linguagem – a metalinguagem. 

3. O Búfalo que só Queria Ficar Abraçado

Editora: Carochinha
Texto: Thais Laham Morello
Ilustrações: Juliana Basile

Era uma vez um búfalo que só queria ficar abraçado. Ele era um búfalo muito sentimental e sofria ao ficar longe de sua mamãe. Um dia, ela teve uma ideia para ajudar seu filhotinho. Venha descobrir como ela lhe ensinou uma valiosa lição!

4. Blecaute

Editora: Record
Texto: John Rocco
Ilustrações: Luiz Antonio Aguiar

A obra Blecaute fala sobre vínculo, relações familiares e afeto, sem perder de vista a ludicidade característica do universo infantil. O livro conta com ilustrações que chamam a atenção dos olhares leitores, ao mesmo tempo em que lembra uma história em quadrinhos. Com grande harmonia entre texto e ilustração, Blecaute é uma ótima opção para desenvolver e iluminar o gosto pela leitura nos pequenos!

5. Caixa de Brincar

Editora: Panda Books
Texto e ilustrações: Leninha Lacerda

Neste livro cheio de fantasia, as caixas são o elemento central da brincadeira. A autora Leninha Lacerda explora esse objeto tão comum do nosso dia a dia para mostrar que a imaginação infantil tem o poder de transformar tudo!

6. A

Editora: Saber e Ler
Texto e ilustrações: Dalcio Machado

O reconhecimento visual das letras é um estímulo presente no dia a dia. As letras se fazem ver o tempo todo no mundo concreto em que as crianças estão inseridas. Pensando nisso, o autor, cartunista e ilustrador Dalcio Machado criou esta divertida narrativa. 

7. Bem lá no Alto

Editora: Companhia das Letrinhas
Texto e ilustrações: Susanne Straer

Bem Lá no Alto já foi traduzido para 12 línguas. Susanne Straer, escritora e ilustradora alemã, já conquistou reconhecimento mundial pelo seu trabalho, tendo publicado inúmeros livros. A história fala com muito humor sobre valores fundamentais como solidariedade, união e trabalho em equipe.

8. A Boca da Noite

Editora: Zit
Texto: Cristiano Wapichana
Ilustrações: Graça Lima

Boca da Noite nos conta da curiosidade infinita das crianças. Seja curumim, menino da cidade ou do campo, toda criança quer mais é saber o porquê de tudo ao seu redor. Para isso, toda paisagem deve ser investigada e toda pessoa é uma fonte de informações!

9. A Cicatriz

Editora: Cia das Letrinhas
Texto: Ilan Breman
Ilustrações: Ionit Zilberman

O livro conta a história de uma garotinha que, certo dia, cortou seu queixo e teve de ir dar pontos no hospital. O que ela não previa era que tantas histórias poderiam surgir a partir deste machucado e das lembranças dos adultos sobre as cicatrizes que carregavam. Este é um livro que fala sobre a presença desses momentos em nossas vidas e como eles podem ser vistos de diferentes formas.

10. A Menina Furacão e o Menino Esponja

Editora: Trioleca
Texto: Illan Brenman
Ilustrações: Lucía Serrano

“Uma lição de acolhimento e entendimento sobre as diferenças que marcam a trajetória da vida humana”.  Assim escreve a Editora Trioleca sobre esta obra, que tem como tema central a troca de experiências entre duas pessoas que, aparentemente, não têm nada em comum. Illan Brenman é um premiado escritor brasileiro com mais de 70 livros infantis publicados. Sua história ganhou os traços delicados e divertidos de Lucía Serrano, espanhola também premiada por seu trabalho como ilustradora. 

11. Gigi e Napoleão

Editora: Cortez
Texto e ilustrações: Cláudia Ramos

Esta é uma história que nos leva a uma reflexão importante – o cuidado com nosso meio ambiente e a sua preservação. É importante falarmos sobre esse cuidado com os pequenos desde cedo. Assim, entendem a  relevância e constroem sua consciência ambiental.

12. Pássaro Amarelo 

Editora: Boitatá
Texto e ilustrações: Olga de Dios 

Olga de Dios é escritora, ilustradora e arquiteta. Vive em Madri e dedica-se a publicar livros que transmitam valores humanos e o respeito ao meio ambiente. Nessa obra, os pequenos conhecem o Pássaro Amarelo, um camaradinha muito amável, que ama compartilhar suas invenções para melhorar a vida das pessoas ao seu redor.

13. Pocotó 

Editora: Compor
Texto e ilustrações: Silvana Rando 

Nessa obra, os leitores conhecem Trovão, um cavalo forte que tem um sonho grande: fazer parte da guarda real. Quando então seu sonho se realiza não é bem como esperava. Em vez de combater na guarda real, a função do cavalo no castelo é ser um brinquedo da princesa. Até que um dia tudo muda e Trovão faz um feito heróico que muda a sua história no castelo. 

14. Porco de Casa, Cachorro é

Editora: Escrita Fina
Texto e ilustrações: Mirna Brasil Portella

Porco de Casa, Cachorro é conta a história de Odorico. Ele era um menino que, mesmo podendo fazer todas as traquinagens do mundo e tendo quintal com pé de goiaba e futebol com amigos, preferia ficar sozinho. Tudo muda quando ele conhece um porquinho, ainda filhote, que nasceu no quintal da vizinha. Uma amizade inusitada surge a partir daí!

15. Um Livro para Bart 

Editora: Saber e Ler
Texto: Judith Koppens
Ilustração: Marja Meijer

Estimular o hábito da leitura nem sempre é uma tarefa fácil e Gabi sabe bem disso. Nessa obra, os pequenos acompanham a jornada da menina que quer ensinar o prazer pela leitura para o seu cãozinho Bart e para isso ela decide ajudar o amigo a encontrar um livro do seu agrado.

Para receber livros incríveis como esses e incentivar a leitura desde cedo, faça parte da Leiturinha!

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais