7 maneiras de aproximar as crianças do mundo das artes

set 25, 2023 | Atividades, Criança, Família, Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Aproximar as crianças do mundo das artes pode ser um desafio, afinal, são universos de muitas descobertas, inventividades e possibilidades.

Cada criança, com sua imaginação e curiosidade, pode se desenvolver com as diferentes expressões artísticas, seja o desenho, a dança, colagem, teatro, arte circense, música ou criação de histórias (ou até tudo misturado, principalmente).

E por meio delas, expressar suas emoções, promover autodescobertas, exercer a criatividade, a empatia, a autoestima e outros benefícios para toda a vida.

Antes de tudo, é importante lembrar que a frustração, a observação, o olhar crítico e a paciência fazem parte do jogo. Aprender a lidar com as emoções e dias inexplicavelmente ruins fazem parte e são pontos de apoio para as demais áreas de desenvolvimento de cada um.

Vamos falar sobre as várias possibilidades que o mundo das artes traz para nossas crianças?

O mundo das artes: vozes, lápis, roupas, pés e muita imaginação!

É fato que cada criança tem sua habilidade, ou melhor dizendo, um meio artístico que vai se sentir mais confortável. Portanto, é nosso papel como responsáveis mostrar as várias possibilidades que existem para que elas se expressem e encontrem sua linguagem.

O lúdico e liberdade criativa são também pontos importantes quando relacionamos as artes e as infâncias. Ou seja, a brincadeira – por parte dos adultos – é não criar expectativas pensando no resultado, e sim reconhecer e interpretar o processo, percepção e expressividade de cada criança.

E só isso já é tanto!

Pensando e sempre repensando nas maravilhas da arte, trouxemos algumas atividades para apresentar e curtir momentos em família de puro encantamento. Apenas reforçando, a ideia aqui é aproximar as crianças das artes, são os primeiros contatos. E, a partir dos interesses, partir para novos desafios, combinado?

Música 🎶

Se a criança já tem contato com alguém que é do universo musical, já é um começo! Mesmo assim, quem não é do palco consegue e pode criar e estimular essa expressão.

Já ouviu falar de “percussão corporal”? É a prática de usar o corpo como instrumento. Junte a garotada para um ensaio bem divertido. Bata palmas, explore os sons com a boca, assovie, estale a língua, os dedos, bata os pés no chão, descubra, imite e crie a sua própria música e monte a sua banda 😊

Uma atividade muito divertida para praticar, é a ideia do “siga o mestre”, tornando a criança em um pequeno maestro. Antes de começar a brincadeira, combine os sinais e deixe a criança guiar e conduzir se os demais devem bater palmas, assoviar, tocar um sino, entre outras possibilidades.

Ainda no campo da música, vale sempre a lembrança que é um modo de apresentar (e atualizar ou repensar) cantigas de roda tão comuns nas brincadeiras de antigamente.

Nesse outro texto, comentei de um passeio divertido por lojas de instrumentos musicais e o contato desde cedo com a música.

Artes circenses 🎪

Que tal brincar de malabares? Você se lembra como é divertido? Dá para começar com bexigas, que demoram mais para cair, e se a ideia der certo, incrementar cada vez mais, até chegar nas bexigas com água (de preferência, em dias quentes 😅). No meio disso, os participantes podem cantar uma canção, contar histórias, pular num pé só e deixar a imaginação correr solta.

O palhaço geralmente é sucesso com a trupe. Com ou sem nariz vermelho, a ideia é vestir-se de uma figura, criar um personagem que vai fazer toda a gente rir. Dá para incrementar com produção de fantoches para o espetáculo e desafios como andar por cima do barbante, ou alguma corda, e quem sabe pular e dançar com um bambolê, guarda-chuva e até mesmo uma bola ou chapéu. Afinal, aqui as possibilidades são infinitas!

Teatro 🎭

Imitar os animais é sempre uma boa pedida! Afinal, a brincadeira trabalha a descoberta dos limites do próprio corpo de um jeito muito interessante e ainda possibilita imitar sons incríveis. Bem, em todas minhas tentativas, não consegui imitar um elefante. E tudo bem, eu tive que aceitar isso e descobri que faço bem um canguru! Mas e vocês, conseguem quais animais?

Outra ideia para começar o jogo é de cada pessoa imaginar e representar um monstro. Mas tem que fazer o som, descrever e representar como ele anda, rasteja ou voa! Ah, e vale sempre lembrar que abrir o guarda-roupas e explorar as peças de roupa também garante boas representações.

Desenho 🖍️

Aponte os lápis, separe a borracha, os lápis coloridos e abra o guarda-roupa para fazer uma oficina artística caprichada. A ideia é o desenho de perfis. Vale fazer todo tipo de pose enquanto alguém desenha. Depois dá para trocar de papel. Quem estava no desenho vai descobrir nas peças de roupas novas combinações e quem sabe criar novos looks. Enquanto o desenho é feito, dá para conversar e descobrir a história daquele personagem, seu nome, suas aventuras, seus sonhos e qual a comida favorita!

Claro que nisso também pode entrar o autorretrato, garantindo descobertas e novas percepções a cada espiada no espelho. Desenhos de observação de flores, folhas e árvores são incríveis.

Tem outro jogo com desenho que acho sensacional, o de, por exemplo, você começar uma ilustração e após cinco, dez minutos, outra pessoa continua, e assim por diante. Por exemplo, você começa a desenhar um dragão. Só que não deu para terminar por conta do tempo. E a outra pessoa vai finalizá-lo. Como será que vai ficar? Dessa experiência para começar a criar pigmentos naturais com frutas e terra é um piscar de olhos.

Colagem ✂️

Jornais, revistas, cola, tesoura (sem ponta e a presença de um adulto 😉) e mil possibilidades. Dá para recriar quadros famosos, para fazer metade igual, metade original, totalmente livre, temático com formas geométricas, com tons de cores, com fios de lã, folhas e flores já caídas, e por aí vai.

Já pensou em criar um jogo de tabuleiro como os personagens do folclore? Tudo a partir de corte, recorte, colagem e pintura. Experimente.

E por mais que não seja colagem, vou deixar dentro desse tópico a lembrança da argila. Moldar argila, criar rostos, formas, coisas, é uma atividade que também trabalha o desenvolvimento motor, intelectual e emocional da criança.

Dança 🩰

Hora de botar aquela lista de música aleatória e deixar o corpo ditar como vai se balançar nos diferentes ritmos. Isso pode servir de aquecimento para outras danças brincantes: Quem lembra da famosa dança da bexiga (ou da laranja, ou maçã), ou de dançar e se soltar até vir a palavra ESTÁTUA?!

Para experimentar ainda mais as danças, utilize lençol, barbantes, guarda-chuvas e outros acessórios para incrementar a performance. Cada um deles tem as suas formas, cores e movimentos, e atiça a curiosidade da criança a descobrir mais sobre os movimentos.

Literatura 📖

Claro que a literatura não fica de fora. Tudo o que vimos até aqui pode ser visto como um tipo de literatura. No sentido de criar histórias, narrativa, poesia, não acham? Além delas, outras atividades também são legais. Brincar com rimas e trocadilhos, de forma despretensiosa, é sempre um começo. O que já dá a deixa para apresentar livros de cordel e outros poemas.

Aproveitando a tecnologia e o fácil acesso a tirar fotos, dá para criar histórias divertidíssimas a partir de fotos aleatórias tiradas na rua, em um passeio, por exemplo. E a proposta é criar um fio que conecte todas elas. Claro, lembrando que são jogos textuais, o que vale é garantir umas risadas e deixar a imaginação ir longe.

Que tal chamar a abelhinha mais famosa do Brasil, nossa amiga Bebel, para uma aventura ou uma viagem? Pense numa história com ela ou alguém mais da turma. Por exemplo, será que a Bebel conhece a sua cidade? Para onde você a levaria para passear? 🐝

 

Essas são apenas algumas ideias que reunimos aqui para de, alguma forma, ajudar a estimular o interesse da criançada pelo universo das artes. A partir delas e do interesse de cada um, é partir para outras camadas, descobrir e criar novas formas de se conectar!

 

Leia mais!

12 brincadeiras antigas para se divertir com as crianças
Brincadeiras para fazer com as crianças antes que elas cresçam
14 brincadeiras para fazer dentro de casa

Marcelo Jucá

Autor, jornalista e doutorando em literatura. Participa de projetos especiais da Leiturinha e publicou os Originais Leiturinha "Alguém viu o meu chapéu?" e "Eu sou Assim, Assim é Você". Nesta coluna, escreve sobre cultura, infâncias e sociedade, sempre no intuito de provocar curiosidade, reflexões (quem sabe algumas risadas) e novas histórias.

    Acompanhe nossas redes sociais