12 brincadeiras antigas para se divertir com as crianças

jan 3, 2024 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Não há como negar: as brincadeiras infantis mudaram muito! A evolução da tecnologia 📲 e do mundo em geral provocaram transformações no estilo de vida das pessoas, e as brincadeiras antigas não ficaram de fora. 

Mas, apesar dessas mudanças, resgatar as tradições de brincadeiras de antigamente é uma excelente forma de ampliar a visão de mundo das crianças, além disso, criar momentos incríveis de diversão e de interação entre pais e filhos. 

São muitas as opções de brincadeiras infantis antigas e, na sequência, você confere 12 brincadeiras antigas para se divertir com as crianças!

Clube Leiturinha: assine já!

Por que incentivar o contato com as brincadeiras antigas?

Quem não se lembra de brincar de esconde-esconde? De pega-pega? Ou, então, de amarelinha? 😍 Essas brincadeiras, apesar de antigas, não saem de moda! Passam de geração em geração, divertindo pequenos de todas as idades.

✅ Desenvolvimento corporal: muitas brincadeiras de antigamente têm bastante movimento do corpo, assim, elas incentivam que a criança se exercite, criando consciência corporal. 

✅ Estimulam a criatividade: toda brincadeira tem regra, mas as brincadeiras de antigamente, por terem variações, podem ser exploradas de diferentes maneiras. São brincadeiras para estimular a criatividade em diferentes formas!

Incentivo à interação social: em tempos de pós-pandemia, criar momentos de interação é essencial para resgatar a socialização dos pequenos. E o que são as brincadeiras antigas senão ótimas oportunidades de reunir a galerinha? Seja na família, entre amigos da escola ou no condomínio, dá para juntar a criançada e se divertir! 

Inclusão: cada vez mais fica evidente que o mundo e as pessoas são diversos e infinitos, e as brincadeiras infantis antigas podem promover a inclusão na infância de maneira lúdica.

Por isso, que tal aproveitar os fins de semana, os feriados e as férias para apresentar algumas brincadeiras antigas para as crianças? 🌈 Com certeza, será um momento muito especial para toda família!

12 brincadeiras antigas para se divertir com as crianças

São muitas as brincadeiras antigas que marcaram muitas gerações, não é mesmo? 🥰 Então, aqui estão 12 delas para se divertir com os pequenos e pequenas!

1. Amarelinha

Brincadeiras antigas: amarelinha

A amarelinha (também conhecida como jogo da pedrinha, maré e sapata, por exemplo) é uma brincadeira de antigamente muito conhecida em todo o país! O jogo é simples: basta desenhar com giz o diagrama, composto de 10 quadrados no chão, e numerá-los. Ao final, desenha-se também um arco, que representa o céu. 🌌

Em seguida, a criança deve jogar uma pedrinha no desenho e pular em cada um dos quadrados, evitando aquele onde a pedra está. Além disso, o jogador pode pular com um ou dois pés. Porém, quem pisar em alguma linha, perde o jogo! 😜

Essa atividade simples, divertida e lúdica incentiva os pequenos e pequenas a trabalhar com os números. Também exercita habilidades como contar e ter equilíbrio. Dessa maneira, a amarelinha desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade motora das crianças.

2. Pega-pega

Brincadeiras antigas: pega-pega

O pega-pega, ou pique-pega, também costuma ser uma das brincadeiras infantis antigas bastante famosa no Brasil. Para começar a brincadeira, é escolhido um pegador. Enquanto isso, os demais participantes se espalham pelo espaço de jogo. Por exemplo, a quadra, o pátio ou o quintal. 

Então, quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passa a atuar em dupla com ele. Aos poucos, os jogadores vão formando uma “corrente”. 🔗 Até que reste apenas um fugitivo, que será declarado o vencedor! Há ainda uma outra opção, que consiste em alternar o pegador cada vez que alguém é pego.

Ao correr, a criança trabalha o equilíbrio, a coordenação motora e desenvolve a consciência corporal. O pega-pega desenvolve, ainda, a cognição e a imaginação dos pequenos e pequenas, já que é preciso pensar em estratégias para fugir e evitar ser pego. 🏃

3. Queimada

Brincadeiras antigas: queimada

Para brincar de queimada, ou jogo-do-mata, é preciso reunir várias crianças. Em seguida, formam-se dois times, que tentam arremessar e acertar os jogadores adversários com a bola. Sempre evitando ser atingidos! Para ganhar, todas as crianças da equipe adversária precisam ser eliminadas com as bolas lançadas.

A queimada faz com que as crianças corram, saltem e arremessem a bola. Haja movimento! 😅 Por ser um jogo de equipe, a queimada promove também a cooperação entre os participantes. Por fim, essa brincadeira é uma atividade para dias quentes que desenvolve rapidez de pensamento, agilidade corporal e mira. 🧠

4. Esconde-esconde

Brincadeiras antigas: esconde-esconde

Uma das primeiras brincadeiras que aprendemos quando crianças: no esconde-esconde, uma criança tem que esconder o rosto e contar até 30, enquanto as outras jogadoras se escondem. Quando ela terminar de contar, deve gritar “Lá vou eu!”. 👀 E, então, encontrar todos os outros! 🏃🏃🏿‍♀️

Cada vez que ela achar alguém, precisa tocá-lo para eliminar esse jogador e continuar procurando os outros até acabar. Dessa forma, a brincadeira de esconde-esconde promove a integração em grupo, desenvolve a criatividade, estimula a liderança, o raciocínio lógico e a estratégia das crianças.

5. Pular corda

Brincadeiras antigas: pular corda

Enquanto pulam corda, as crianças podem cantar várias músicas! 🎵 É o caso de “O homem”, “Suco quente”, “Salada, saladinha” e muitas outras que, sem dúvida, também marcaram a infância. Em determinado momento, é importante que a criança que está pulando corda saia e dê vez a outro participante. Sem pisar ou ser atingida pela corda ainda no ar! 😵

Ainda, a corda pode ser usada para outras brincadeiras, como o “reloginho”. Assim, pular corda é uma brincadeira de antigamente que estimula o ritmo, a expressão corporal e treina o corpo inteiro. Além, é claro, de ser muito divertida!

6. Telefone sem fio

Chinese Whispers

Recomendada para pequenos de acima de 4 anos, o telefone sem fio é uma brincadeira para crianças muito envolvente. Várias crianças se organizam lado a lado ou em círculo. Uma delas inicia a brincadeira sussurrando no ouvido do amigo uma frase, que deve passar a mensagem adiante da mesma forma. Assim segue-se até a última criança que, em voz alta, deve falar a mensagem que ouviu. 🗣

O objetivo é que a mensagem chegue até o último envolvido sem ter sido distorcida. Mas, a diversão está exatamente em perceber como a mensagem se alterou conforme foi passada adiante. ☎️

Uma atividade excelente para exercitar a memória, a atenção e também a organização dos pequenos. 🤗

7. Jogo da velha

Jogo da velha

Essa brincadeira infantil antiga é ideal para aqueles dias de chuva em que as opções são limitadas por questões de espaço, já que vai acontecer a diversão dentro de casa

Com somente papel e caneta, os participantes – que podem ser dois ou mais – preenchem os espaços com círculos ou “x”, e quem completar uma fileira – na horizontal, vertical ou diagonal – ganha o jogo. 

Raciocínio lógico, atenção e coordenação motora são alguns exemplos dos benefícios dessa brincadeira de antigamente.

8. Bolinha de gude

Bolinha de gude

A criatividade é a grande sacada dessa atividade. Seu grande objetivo é que, com uma das bolinhas, o jogador atinja as demais bolinhas que estão dentro de um espaço delimitado.

🟢 O formato desse espaço fica por conta da criatividade dos pequenos: pode ser um triângulo, um círculo, entre outros.

9. Passar anel

passa anel

Essa brincadeira antiga é uma ótima opção para reunir crianças de diversas idades. Em um círculo, uma das crianças inicia com o anel 💍, guardando-o entre suas mãos. A partir daí, todos devem ficar com as mãos juntas, sendo que o anel vai sendo passado de mão em mão. 

Cada criança deve passar o anel discretamente, evitando que os outros saibam em que mão está o anel. Em um momento aleatório, um dos participantes deve tentar adivinhar com qual participante está o anel.

10. Cirandas

ciranda

A musicalidade é uma característica marcante das brincadeiras de antigamente. De origens diversas, com ritmos marcantes, as cantigas folclóricas embalam muitas brincadeiras.

Junto às cirandas, movimentos corporais e outras atividades podem ser adicionados, tornando a brincadeira envolvente e super dinâmica.

11. Mímica

mímica

Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos, a mímica é recomendada para exercitar a atenção e a interação com o ambiente. 

Sem precisar de materiais, a brincadeira consiste em uma das crianças do grupo escolher um objeto, um animal ou outra coisa para encenar 🙌 e os demais precisam adivinhar o que é. 

Consciência corporal e trabalho em grupo são exercitados nessa atividade simples, mas muito divertida.

12. Empinar pipa

Empinar pipa

Essa brincadeira pode envolver as crianças desde a confecção da pipa até o momento de empiná-la. 🪁 Assim, criatividade, coordenação motora e colaboração são essenciais e podem render bons momentos em família e também com os amigos.

⚠ Mas, atenção: para empinar a pipa, é importante escolher um local aberto, sem postes ou fios de luz para evitar acidentes!

Jogos infantis na loja Leiturinha

Na loja Leiturinha, é possível encontrar alguns jogos que lembram as brincadeiras infantis antigas e contribuem para a diversão de toda a família. ⤵

Brinquedo Big Memória Quebra Cabeça 2 em 1 Folclore

Brinquedo Big Memória Quebra Cabeça 2 em 1 Folclore

Com dois jogos em um, o Big Memória Quebra Cabeça 2 em 1 Folclore reúne jogos já adorados pelas crianças com a temática da brincadeira de antigamente do folclore. Uma combinação que, com certeza, rende bons momentos com a criançada!

Além de criar a diversão, esse jogo também estimula o conhecimento sobre o folclore brasileiro de maneira dinâmica.

👉 Confira o jogo Brinquedo Big Memória Quebra Cabeça 2 em 1 Folclore na Loja Leiturinha!

Super Pinball de Madeira – Janod

Este lindo conjunto de pinball é feito de madeira natural e decorado com cores quentes. Este brinquedo de madeira irá desenvolver a sua concentração e manter as crianças alertas! Eles podem usar as rodas e elásticos para ganhar pontos de bônus!

👉 Clique aqui para ver o Super Pinball de Madeira na Loja Leiturinha!

 

Jogo de Damas Turma da Mônica

Jogo de Damas Turma da Mônica

Com a temática da turminha mais amada dos gibis, o Jogo de Damas Turma da Mônica é o clássico jogo de tabuleiro com um toque lúdico e divertido. 

Indicado para estimular a resiliência, o raciocínio lógico e a tomada de decisão nos pequenos por meio dessa brincadeira antiga!

👉 Conheça o Jogo de Damas Turma da Mônica na Loja Leiturinha!

Jogo Futebol Pinball – Multikids

O Futebol Pinball é perfeito para desafiar seus oponentes em um duelo de campeões que requer concentração, habilidade e emoção sem igual. São duas bolas para jogar em uma plataforma de fácil montagem que imita um campo de futebol, juntamente com alavancas estilo Pinball para chutar as bolas em direção ao gol do adversário, sempre se preocupando com a sua defesa. Quem marcar mais gols no tempo estipulado se torna o vencedor!

👉 Clique aqui para ver o Jogo Futebol Pinball na Loja Leiturinha!

Reviva momentos com a Leiturinha

Nostalgia ativada com sucesso depois de lembrar de todas essas brincadeiras infantis antigas, não é mesmo? A lista pode ser ainda maior, afinal, cada infância teve um jogo, uma atividade ou uma brincadeira que marcou a sua memória. 

Com a infância dos pequenos, é possível reviver esses momentos e criar novas memórias repletas de amor e carinho, além, é claro, de muita diversão com as brincadeiras de antigamente. 

O Clube Leiturinha alia o clássico e o moderno em obras especialmente selecionadas por uma curadoria profissional. Conheça o Clube Leiturinha e faça parte!

Leia mais

👉 Aprenda a fazer massinha de modelar para brincar com os pequenos

👉 Conheça as vantagens da história em quadrinhos para crianças 

👉 4 dicas para estimular a criatividade dos pequenos 

👉 Veja atividades para alfabetização e letramento infantil

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais