Seja depois de um dia cheio de atividades, brincadeiras e novos aprendizados, ou para iniciar o dia com calma e tranquilidade, a meditação guiada para crianças é uma prática que contribui para o bem-estar e para o equilíbrio das rotinas muito atarefadas.

Muitos são os benefícios que a meditação traz para o nosso corpo e mente, e com as crianças isso não seria diferente! Essa prática ajuda a melhorar a concentração, controlar a ansiedade e diminuir o estresse e a tensão, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socioemocional e para o processo de aprendizagem dos pequenos. 

Confira 5 dicas de como ajudar o seu pequeno a praticar a meditação:

1. Treino e estímulo

Será necessário muito treino e estímulo, principalmente no início, para a criança se adaptar à essa nova atividade. Seja um exemplo para o seu pequeno, para que ele se interesse mais pela atividade. Uma forma de viabilizar isso é a prática em família!

Além disso, em alguns momentos a criança poderá se desconcentrar ou deixar de seguir os comandos e orientações da meditação. Você pode a incentivar, mas é preciso respeitar o tempo do pequeno e não forçar a atividade.

2. Ambiente favorável e interessante

Um ambiente favorável faz toda diferença no processo. Deixe a criança usar a imaginação para criar um ambiente seguro, confortável e bonito, isso contribuirá para que ela sinta interesse por aquele momento.

3. Concentração e calma

Um bom exercício para trabalhar a concentração, calma e foco é fazer uma caminhada em algum parque e incentivar o pequeno a observar a natureza, suas cores, sons e perfumes. Isso irá contribuir para a ideia de sentir-se presente no momento, além de liberar endorfina em nosso corpo, aumentando a sensação de felicidade e relaxamento.

4. Imaginação

A meditação guiada é um método que consiste em trazer um elemento visual para a prática da meditação, através de uma narração acompanhada de efeitos sonoros, contribuindo para manter o foco da mente no momento presente e incentivar os exercícios de respiração e relaxamento. Você pode contar uma historinha simples, com um tom de voz suave e um fundo musical relaxante.

5. Respiração

O exercício de respiração é um dos principais para levar ao estado meditativo, pois contribui para manter o foco e acalmar. Para diversificar essa atividade, você pode pedir para a criança observar como o seu peito e sua barriga se movimentam durante esse exercício. Outra maneira, é pedir para a criança se deitar e colocar o seu brinquedo favorito na barriga e observar como ele sobe e desce durante a sua respiração. Dessa forma, o pequeno irá se concentrar no momento presente.

Balãozinho: Nova produção da PlayKids traz meditação guiada para crianças

“Em um mundo repleto dos mais variados estímulos, a meditação e o conceito de inteligência emocional ganham cada vez mais destaque.”

Fernando Collaço, Head de Conteúdo da PlayKids

Pensando nisso, a PlayKids buscou aprofundar as pesquisas e discussões neste tema e lançou agora um novo conteúdo original, “Balãozinho” no PlayKids App. A série é voltada a introduzir os pequenos à prática do relaxamento e da meditação guiada, de uma forma lúdica e educativa através de episódios experienciais, outros que ajudam na reflexão do dia a dia, exploram sentimentos e ainda ajudam a relaxar para pegar no sono.

Os episódios possuem uma narração suave e tranquila e uma trilha sonora relaxante, que cria uma atmosfera de imersão. Para os pequenos que não gostam de ficar com os olhos fechados, o conteúdo possui um visual sereno e equilibrado que favorece a concentração e o foco.

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Cientista social, especializada em licenciatura. Apaixonada por cultura, acredita na importância de estimular a criatividade e o contato com a arte na infância.