São muitas as infâncias!
Seja dentro dos grandes centros urbanos, nas pequenas cidades, ou nos campos, as crianças vivem o tempo da infância de maneiras muito diferentes. As brincadeiras, os costumes, a rotina, os problemas e desafios são tão diversos quanto o é o próprio contexto em que vivem. Já parou para pensar que tipo de infância seu filho vive? Como as escolhas que fazemos todos os dias dizem respeito a uma certa cultura e que nem todo mundo pensa a infância da mesma forma?
Olhar o mundo assim é um desafio para todos nós, mas possibilita um distanciamento que abre horizontes. Um olhar para fora da nossa “caixinha”, que vai de encontro com a realidade do outro, pode ser capaz de acabar com preconceitos. Isto é algo a se praticar em todos os momentos com os pequenos, garantindo relações mais respeitosas ao longo da vida.
Então, como vivem e do que brincam as crianças indígenas? O projeto Vídeo nas Aldeias, em parceria com a extinta Editora Cosac Nayf, proporcionou que todos pudessem conhecer melhor e de pertinho os pequenos índios do povo Ashaninka.
Mais do que um registro de culturas, estes filmes revelam visões de mundo múltiplas e complexas, que resistem à invisibilidade e ao apagamento a que têm sido historicamente submetidos os povos nativos no Brasil.”
No Tempo do Verão: Câmera, microfone, uma aldeia e uma turma de crianças.
Por meio do projeto Vídeo nas Aldeias, índios cineastas registraram a rotina de crianças de vários povos indígenas. Os vídeos estão todos disponíveis livremente na internet, para difundir sua cultura e dar visibilidade às suas causas. Estes registros viraram filmes e alguns deles viraram livros. É o caso de No Tempo do Verão, um documentário de Wewito Piyãko, indígena da tribo Ashaninka, que fez um belo trabalho em documentar a vida das crianças que vivem por lá.
O vídeo deu origem a um livro, ganhou roteiro adaptado por Rita Carelli e belas ilustrações de Mariana Zanetti, com tons quentes de rosa que nos remetem ao calor amazônico, que agora vai para a casa de todos os Pré Leitores do Clube Leiturinha, em comemoração à 4ª edição da Campanha Pequeno Consciente. Ah, e tem um detalhe, o livro é bilíngue, em português e Ashaninka!
Um verdadeiro convite a viver um dia na aldeia!
Assim, o livro No Tempo do Verão, da editora Sesi-SP, convida a uma viagem para a mata Amazônica, onde vive o povo Ashaninka, uma das maiores populações nativas. Por lá, no tempo de verão, as crianças não vão à escola para ficar junto dos mais velhos, aprendendo com eles as coisas de que irão precisar quando forem adultos, como aprender a pescar, caçar, acampar e construir flechas, perpetuando os costumes de seu povo.
Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena através deste livro e seu documentário? Para assisti-lo, clique aqui! |
Leia mais: