Para você, o que significa um ponto? ⚫ E uma linha? ➖🤔 Talvez seja um símbolo de escrita ou o local em se escreve. Pode também ser uma localização, ou até mesmo um estado da matéria (ponto de ebulição). Mas vou parar por aqui para não dar spoiler! 🤭 Só posso revelar que é disso e muito mais que trata o novo livro de Blandina Franco e José Carlos Lollo, carinhosamente chamados por nós de casal Blandollo. O ponto e a Linha têm outros planos é um Original Leiturinha que trata, antes de tudo, sobre brincar. O livro foi enviado em primeira mão aos membros do Clube Leiturinha e agora está disponível também para compra avulsa em nossa Loja.
👉 Leia mais: Uma história para Ana – Original Leiturinha sobre Ana Maria Machado
O texto de Blandina Franco brinca com o significado das palavras, com conceitos estabelecidos. E a ilustração de José Carlos Lollo também proporciona o brincar visual a cada página. O leitor vai reconhecer até uma influência do pintor Kandinsky, conhecido por sua grande conexão com as vanguardas modernistas, numa das ilustrações. A dica do pintor está aqui, mas será que o leitor adivinharia a que obra icônica de Kandinsky percebi certa influência numa das ilustrações de Lollo?
Por isso e muito mais, O ponto e a Linha têm outros planos é um livro infantil que estimula a imaginação. Uma obra inteligente que, certamente, proporcionará aprendizado e uma ótima experiência às crianças.
Convidamos o casal Blandollo para nos contar um pouquinho de como surgiu a ideia dessa obra e como funciona o processo de criação deles. Não deixe de saborear esta entrevista e o mais novo Original Leiturinha.
🎤Entrevista com o casal Blandollo, autores de O Ponto e a Linha
Blog Leiturinha: No livro, vocês deram vida a um ponto e uma linha. De onde surgiu essa inspiração?
José Carlos Lollo: Nós fomos convidados pelo Pró-Saber – SP para pensar em uma atividade para mandar para as crianças da comunidade de Paraisópolis com as cestas básicas que eles distribuíam para as famílias daquela comunidade.
Então, pensamos em criar alguma coisa com limpadores de cachimbo coloridos e pompons, e sugerir que as crianças criassem personagens a partir desse material. Fizemos pacotinhos com essas coisas e mais umas besteiras, tinha até aqueles olhinhos que mexem.
Uma parte da inspiração surgiu dessa haste e desse pompom. A haste parecia uma linha e o pompom parecia um ponto.
José Carlos Lollo: O resto da inspiração veio das minhas aulas com o professor Jorge Carvajal na faculdade de artes plásticas, um sujeito culto e teatral. Ele dava uma aula sobre forma, ponto, linha e plano no primeiro semestre que eu achava sensacional. Era uma aula de geometria misturada com filosofia e poética. No nosso livro, a gente personificou as entidades geométricas e demos uma crise existencial pra elas. Não sei se o Jorge iria concordar com tudo (risos).
Blog Leiturinha: Como funciona o processo de criação de vocês?
Blandina Franco: Nós criamos nossas histórias juntos. Na maioria das vezes, temos uma ideia vendo alguma coisa que acontece à nossa volta, aí começamos a falar sobre isso e dessa conversa nasce a história que depois eu escrevo e o Lollo ilustra. Mas nada na nossa história segue uma regra muito rígida, então pode acontecer de eu ter uma ideia, escrever e passar pro Lollo ilustrar, ou o Lollo ter uma ideia, ilustrar e pedir pra eu escrever, ou o Lollo escrever, ou a gente escrever juntos. Ou seja, no Circo Blandollo tudo pode acontecer, inclusive nada, que é o que acontece quando a inspiração desaparece e a imaginação sai procurando por ela e demora pra voltar.
Blog Leiturinha: Como vocês transformam histórias em livros divertidos e adequados para as crianças?
Blandina Franco: Acho que a gente não transforma as histórias, as histórias aparecem na nossa frente, ganham vida e quando a gente percebe já estamos trabalhando com ela, é o caminho natural pra gente, as coisas que queremos falar para os outros são sempre histórias, o que acontece com a gente é que pegamos essas coisas e transformamos em letrinhas e desenhos para entregar para as crianças.
Tem um monte de história que vira só risadas no terraço e tem outras que são livros.
José Carlos Lollo: A gente nem percebe como a transformação de coisa pra história acontece.
Como disse a Blandina, tudo é muito natural e divertido. No final, acho que o livro fica bom para as crianças porque fazemos brincando.
🛒Compre “O Ponto e a Linha” na Loja Leiturinha!
O casal Blandollo é tão encantador quanto sua obra. 😍 Então, convidamos sua família a experimentar de pertinho tudo o que O ponto e a Linha pode proporcionar.
Esse Original Leiturinha, bem como vários outros da nossa linha exclusiva e autoral, está disponível para compra avulsa na Loja Leiturinha. Mas vale lembrar: Membros do Clube Leiturinha recebem títulos exclusivos como esse sempre em primeira mão! 🤩📚Por isso, não perca tempo e entre você também para o maior clube de livros infantis do Brasil. 🧡
👉 Clique aqui para adquirir O Ponto e a Linha na Loja Leiturinha!
🔴 Veja a LIVE com os autores!
Quer conhecer melhor Blandina Franco e José Carlos Lollo? O casal Blandollo é uma verdadeira uma dupla dinâmica que vale a pena ouvir o que tem a dizer. 🥰 Confira aqui a Live que fizemos no Instagram da Leiturinha entrevistando os dois!
Leia mais: