7 dicas para ser um bom contador de histórias para as crianças

mar 20, 2024 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ser um contador de histórias que prende a atenção das crianças não é uma habilidade que todo mundo possui, mas como toda família que lê para as crianças também precisa ser um pouquinho entendida neste assunto, a nossa pedagoga Fernanda Veiga reservou 7 dicas especiais para tornar a leitura ainda mais mágica. Prepare-se para ser o grande contador de histórias da família… Boa leiturinha!

Tornar a história mágica, mergulhando nas aventuras e fantasias que ela proporciona, são os grandes segredos para a hora da leitura se transformar em um momento inesquecível.

Uma peça de teatro! Isso mesmo, a história tem que ser um maravilhoso espetáculo. A contação de histórias não é uma tarefa fácil, afinal prender a atenção de uma criança vai além da simples leitura de algum conto.

Criar um ambiente aconchegante que traga a criança para o universo literário é um ponto positivo para uma boa leitura. O ambiente influencia muito na hora de soltar a imaginação e deixar a experiência ainda mais emocionante.

Com o intuito de ajudar os pais, as mães e a família a despertar olhinhos curiosos e arrancar boas risadas dos pequenos na hora da leitura, preparei algumas dicas especiais sobre como tornar-se um grande contador de histórias para seus filhos!

O primeiro passo é escolher uma boa história

Verifique se o livro infantil é adequado para a faixa etária do seu filho(a), se contém imagens ricas e um bom conteúdo.

Antes de contar, faça você uma leitura

Isso ajudará no momento da contação, pois você já estará familiarizado com a trama dando abertura para improvisar, tornando o momento mais  divertido e emocionante.

Comece pelo título e nome do autor do livro

É muito importante que ele(a) saiba diferenciar estes dois aspectos e também reconhecer um autor.

Use e abuse de sua imaginação

Imagine os personagens e dê vida a eles com gestos, entonações e até se possível, utilize algumas vestimentas. Sua ação criará grandes expectativas em seu(a) pequeno(a), além de tornar o momento muito prazeroso.

Peça para ele(a) recontar a história do seu jeito

Isso estimulará sua imaginação e também sua concentração. Questione a sua história e dê bastante atenção para sua criação.

É comum que a criança tenha uma história preferida e que peça para ouvi-la várias vezes

Isto é muito legal! Mostra que ela teve interesse pelo conteúdo. Tenha paciência e releia a história quantas vezes for necessário. Isso também ajudará no desenvolvimento do(a) seu(a) pequeno(a).

Leia sempre!

Esta é a melhor dica para criar-se o hábito da leitura na criança. O seu exemplo ajudará a desenvolver o gosto pelos livros desde cedo.

Estas são algumas dicas para uma boa contação de histórias. Basta embarcar feito criança neste universo mágico junto com toda família que a diversão já estará garantida! Agora é com você.

Leia mais: 

Fernanda Veiga

Mãe da Helena, formada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais e Educação Moral. Descobriu na literatura infantil uma das suas maiores paixões e acredita que a leitura tem o simples poder de transformar e ressignificar as pessoas.

    Acompanhe nossas redes sociais