Originais Leiturinha de 2021: confira os livros infantis deste ano!

dez 15, 2021 | Clube Leiturinha, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Nós já falamos na retrospectiva Leiturinha o tanto de coisa boa que aconteceu por aqui em 2021, não é mesmo? Foram muitas parcerias incríveis, novidades no nosso App e também na nossa Loja! Além, é claro, da atualização da nossa marca e dos nossos novos personagens. Mas no quesito Originais Leiturinha foram tantas novas obras publicadas, que resolvemos fazer um post inteirinho dedicado aos nossos livros infantis! Por isso, vamos descobrir juntos todos os livros originais Leiturinha publicados em 2021? Acompanhe!

Leia também:
Os 30 melhores livros infantis de 2021

8 grandes autores negros da literatura infantil

Confira os livros Originais Leiturinha de 2021

Em nosso segundo ano de catálogo original, buscamos mais diversidade e inclusão, trazendo esse tema não só nas histórias publicadas, mas também na autoria das obras. Por isso, tivemos livros infantis assinados e ilustrados por pessoas negras e também por pessoas com deficiência. E além de histórias protagonizadas por crianças negras, tivemos histórias com temas como o autismo, a diversidade étnica e mulheres invisibilizadas da história do nosso país. Por fim, importantes figuras da cultura infantil, como Ruth Rocha e Hélio Ziskind, somaram ao nosso catálogo!

Ao todo, foram 16 livros Originais Leiturinha publicados. E nosso catálogo não para de crescer! Então, sem mais delongas, vamos à lista?

Atenção: alguns dos Originais Leiturinha de 2021 também estão disponíveis na Loja Leiturinha! Para comprar, é só clicar nos links de cada livro infantil, tudo bem?

1. Altos e Baixos

O livro infantil Altos e Baixos nos rendeu a alegria de estrear na lista dos melhores livros do ano da revista literária Quatro Cinco Um! ❤️ Primeira publicação infantil de Giovana Madalosso, com ilustrações de Ionit Zilberman, o Original Leiturinha Altos e Baixos nos faz ver como nada é tão simples e perfeito, como pode parecer à primeira vista. Mas tudo bem ser assim. Afinal, é isso que torna a vida um verdadeiro voo a ser vivido!

2. Joca e Dado

Escrito por Henri Zylberstajn, da ONG Serendipidade, e ilustrado por La Casa de Carlota, com equipe formada por profissionais com deficiência intelectual, o livro infantil Joca e Dado conta a história de dois amigos e a descoberta de como é bom ser diferente! Inspirado em seu filho, que tem Síndrome de Down, Henri traz nessa história o tema da diversidade de forma leve e descontraída!

Quer levar o livro Joca e Dado para a sua casa? Clique aqui e confira este Original Leiturinha de 2021 na nossa Loja!

3. Meu Amigo Dinossauro

O que aconteceria se um dinossauro aparecesse agorinha na sua casa? Sabemos que os dinossauros já estão extintos, mas isso não impede nossa imaginação de voar! Ao invés de nos fazer correr de medo, Meu Amigo Dinossauro é a história de um dinossauro que ensina sobre o mundo. De ninguém menos, ninguém mais do que ela: Ruth Rocha! No ano em que essa importante escritora brasileira completa 90 anos, publicamos esta obra linda e sensível, ilustrada por Elisabeth Teixeira.

Que tal presentear as crianças com o livro infantil Meu Amigo Dinossauro? Clique aqui e saiba mais na Loja Leiturinha!

4. Auts & Stella

Amizade, respeito e convivência com as diferenças são as inspirações e ensinamentos do livro infantil Auts & Stella. Produzido pelo projeto Auts, este título é protagonizado por dois personagens autistas, cada um com um espectro diferente e seu jeito de lidar com o mundo!

5. Imensamente Pequeno

Escrito e ilustrado por Alexandre Rampazo, o livro infantil Imensamente Pequeno traz a dimensão de que tudo neste mundo pode ser tão grande e, ao mesmo tempo, tão pequeno. Uma aventura de um menino para descobrir o seu tamanho!

6. Bicho que Chama Bicho

Escrito e ilustrado por Mateus Rios, Bicho que Chama Bicho apresenta a fauna brasileira de uma forma sensível e inesperada. Com um formato que abre e se estende por 3,5 metros, este livro mostra como cuidar da natureza e dos nossos animais é fundamental e papel de todos!

Quer saber mais sobre o livro infantil Bicho que Chama Bicho? Clique aqui e descubra essa obra incrível na Loja Leiturinha!

7. O Ponto e a Linha

Ponto de ônibus, ponto de encontro, linha de raciocínio… Escrito e ilustrado pelo casal querido Blandina Franco e José Carlos Lollo, o livro infantil O Ponto e a Linha brinca com a ideia do que é um ponto e o que é uma linha!

O livro O Ponto e a Linha está disponível na Loja Leiturinha! Clique aqui e confira!

8. Banhinho é Bom 

Inspirada na famosa canção de mesmo nome de Hélio Ziskind, o livro infantil Banhinho é Bom é uma graça e pura nostalgia para as famílias! Ilustrado por Tamilis Oliveira, é impossível não ler cantando!

O livro infantil Banhinho é Bom já pode ser comprado na Loja Leiturinha! Para acessar, clique aqui!

9. A Janta da Anta

Com texto de Madu Costa e ilustrações de Flávia Borges, o livro A Janta da Anta é um convite a conhecermos mais sobre a fauna brasileira e espécies em extinção através de uma leitura com uma sonoridade divertida e ilustrações ricas em cores e contrastes. Esta janta é um danado de um banquete!

10. Uma História para Ana

Uma História para Ana é uma sensível homenagem de Leo Cunha à Ana Maria Machado, autora brasileira que marcou a infância de tantos leitores. Ilustrado por Cris Eich, é um conto cumulativo que cita personagens de sete obras diferentes de Ana Maria Machado.

Gostou do livro infantil Uma História para Ana? Clique aqui e confira na Loja Leiturinha!

11. Um Mistério para Januária

Escrito por Karina Almeida e Cristiano Gouveia e com ilustrações de Amanda Daphne, Um Mistério para Januária foi premiado com o Edital Federal de criação literária em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil. O livro infantil conta a história de três mulheres que lutaram pela independência do Brasil: Maria Quitéria de Jesus Medeiros, Maria Felipa de Oliveira e Joana Angélica de Jesus.

Quer mais detalhes sobre o livro infantil Um Mistério para Januária? Clique aqui e saiba mais na Loja Leiturinha!

12. A Carta Perdida

Escrito por Laura Erber e ilustrado por Daniel Kondo, A Carta Perdida é uma obra que homenageia o serviço postal. Desde as primeiras linhas, este livrinho nos convida a viajar pelo século passado, tempo em que as pessoas ainda gostavam de escrever (e receber) cartas!

Quer levar o livro infantil A Carta Perdida para os pequenos e pequenas? Clique aqui e compre agora mesmo na Loja Leiturinha!

13. Olha só o cão, olha só o gato

Escrito e ilustrado por Gilles Eduar, Olha só o cão, olha só o gato é uma grande viagem sem sair do quarto! Produzida durante a pandemia, ela apresenta como explorar o espaço com a imaginação.  Um cão e um gato, dois exploradores mas nenhum é sensato!

14. Gigante

Com ilustrações e textos de Mateus Rios, o livro infantil Gigante mostra de forma sensível para as crianças que cada um deixa um pouco de si e leva um pouco do outro e não são mais os mesmos de antes!

15. Eu Sou Uma Ilha

Escrito e ilustrado por Bruno Nunes, Eu Sou Uma Ilha é um livro infantil para quem deseja navegar pelo estado de solidão sem necessariamente estar sozinho. Obra selecionada por um júri de editores de diversos países dentro do projeto The Unpublished Picturebook Showcase.

16. Que Língua é Essa?

Escrito por Ilan Brenman e com ilustrações de Gabriela Gil, Que Língua é Essa? fala sobre linguagem, afeto e relações. Neste livro infantil, vemos que nem sempre é fácil se fazer entender, mas quando alguém compreende a nossa “língua”, cria-se um belo vínculo!

Que ano, não é mesmo?

Gostou dos Originais Leiturinha de 2021? Para 2022, estamos preparando por aqui ainda mais novidades e obras incríveis, diversas e relevantes para a biblioteca de nossas crianças leitoras!

📱 Se você já é assinante Leiturinha, não deixe de acessar o nosso App. Lá temos alguns dos nossos livros originais Leiturinha disponíveis em e-Book e audiobook! 

📚 E se você ainda não é assinante do Clube Leiturinha, acabamos de te dar 16 excelentes motivos para entrar para nossa família de leitores e aproveitar momentos que fazem história! Conheça nossos planos acessando o nosso site.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais