Retrospectiva Leiturinha 2021: o que rolou por aqui neste ano?

dez 13, 2021 | Clube Leiturinha, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

2021 foi um ano e tanto! Ainda em meio à pandemia, acompanhamos o vai e volta das aulas presenciais, o início das vacinações em todo o mundo e, com isso, a tão esperada perspectiva de volta à normalidade. Aqui na Leiturinha não foi diferente: muitos acontecimentos e novidades acompanharam este ano agitado! Pensando nisso, que tal conferir a retrospectiva Leiturinha 2021? Acompanhe!

Leia mais:
Os 30 melhores livros infantis de 2021
𝙏𝙀𝙎𝙏𝙀! Descubra qual dos personagens da Leiturinha mais se parece com você

Retrospectiva Leiturinha 2021: um ano cheio de novidades!

Em 2021, tivemos novos livros Originais Leiturinha publicados e premiados, parcerias incríveis, novidades na nossa Loja Leiturinha e também no nosso App! E claro: nossa nova marca, com nossos novos personagens! Então, que tal relembrar cada um desses acontecimentos que marcaram nosso ano por aqui? Começa agora a retrospectiva Leiturinha 2021!

Nossa biblioteca de Originais Leiturinha não para de crescer!

No segundo ano de Originais Leiturinha, nosso catálogo de obras inéditas ganhou 16 novos títulos. De acordo com Cynthia Spaggiari, curadora da Leiturinha e responsável pelo projeto de Originais,

“o foco deste ano foi diversidade e inclusão. Não só nos temas abordados, mas também na autoria dos livros”.

Tivemos livros infantis com assinatura de autoras negras, como Madu Costa (mineira, educadora e contadora de histórias), em conjunto com a ilustradora Flávia Borges, em A Janta da Anta. Teve Amanda Daphne, que ilustrou a história de três mulheres invisíveis da história do Brasil, em Um Mistério para Januária. Além disso, pessoas com deficiência do Estúdio La Casa de Carlota foram protagonistas das ilustrações de Joca e Dado, e em Auts & Stella tivemos a representatividade do espectro autista nos livros infantis.

Fechando o ano (alerta spoiler!), estão em produção Menina Pretinha, Menino Pretinho, da autora Kuisam de Oliveira e ilustrações de Rodrigo Almeida e Carolina Fernandes, além da obra indígena Chuva, gente!, de Cristino Wapichana, contemplando também a diversidade étnica do país.

Por fim, tivemos um Original Leiturinha de autoria da fantástica Ruth Rocha, o Meu Amigo Dinossauro.

Quer levar os livros Originais Leiturinha para sua casa? Então, clique aqui e confira todas essas obras maravilhosas na Loja Leiturinha!

Tivemos premiações e reconhecimentos importantes também!

O título Caçadores de Lobo Mau, de Ana Cláudia Ramos e Vanessa Prezoto, publicado em janeiro de 2020 foi contemplado com o Selo Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio. Já o Original Leiturinha Altos e Baixos, de Giovana Madalosso, está na lista de melhores livros de 2021 da revista literária Quatro Cinco Um. Parabéns!

Parcerias que fazem a diferença 

Neste ano de 2021, também tivemos a alegria de contar com parcerias especiais, que fizeram diferença não só para o nosso negócio, mas também para o mundo! Saiba mais sobre elas agora mesmo:

Sanofi Pasteur

Produzimos um almanaque Original Leiturinha em parceria com a empresa farmacêutica Sanofi Pasteur. O conteúdo incrível contou com informações importantes relacionadas à saúde e desenvolvimento infantil. Além disso, a parceria também resultou em diversos artigos relevantes em nosso Blog sobre saúde e a importância da vacinação infantil, por exemplo.

Banca do Bem

Também tivemos uma parceria de peso com a Editora Mol e a Banca do Bem, em que compras realizadas na Loja Leiturinha foram revertidas em doações para instituições de todo o país. O resultado disso? Mais de R$ 45.000 revertido em doações para mais de 100 ONGs! Entre elas, AACD, Instituto Ayrton Senna, Vocação, Unibes, Gerando Falcões, entre outros. Demais, não é mesmo?

Quer conferir todos os produtos da Banca do Bem? Clique aqui e acesse o site da Loja Leiturinha agora mesmo!

Selo Eu Reciclo

E falando sobre fazer a diferença, em junho deste ano, no nosso já conhecido Mês do Pequeno Consciente, demos um importante passo para sermos uma empresa cada vez mais sustentável. Passamos a fazer parte da família Eu Reciclo. O que significa que, para cada Kit Leiturinha produzido, o dobro do material utilizado na confecção agora é destinado à reciclagem!

Clube de Leitura ODS

E não para por aí: em 2021, também tivemos a alegria de patrocinar o Clube de Leitura ODS, projeto da Câmara Brasileira de Livros que reúne obras infantojuvenis da Língua Portuguesa ligadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Quanto orgulho!

App Leiturinha tornando a experiência com o nosso clube ainda melhor!

Quem também esteve cheio de novidades em 2021 foi o nosso App Leiturinha! Ao longo deste ano, nosso time se empenhou na melhora e ampliação da experiência dos nossos clientes com o nosso aplicativo, que ganhou uma área inteirinha dedicada a audiobooks e e-Books.

Pois é, agora além de todas as funcionalidades já conhecidas do nosso App, como acompanhamento de assinatura e informações e atividades que complementam o momento da leiturinha, sua família também pode explorar as histórias em áudio e os nossos livros interativos! É muito amor!

Loja Leiturinha de cara nova? Temos!

Quem também ganhou cara nova foi a nossa Loja Leiturinha! Ao longo deste ano, foram muitas e muitas novidades por aqui: agora, além dos livros, nossa loja possui categorias de jogos e brinquedos. Sempre contando com a seleção e o olhar atento da nossa Equipe de Curadoria, que você já conhece.

Além disso, remodelamos nosso site, para que fique não só mais bonito, mas também proporcione uma experiência melhor para o nosso público. E a grande novidade: começamos a produzir alguns produtos de marca própria, com a cara da Leiturinha e dos nossos personagens que as crianças tanto amam! Aliás, por falar em personagem… 

Por último mas não menos importante: novos personagens Leiturinha (que já são um sucesso!) 

UFA! Bem que a gente avisou que 2021 tinha sido um ano e tanto por aqui, né? Mas antes de acabar esse textão, ops… essa retrospectiva Leiturinha 2021, não poderíamos deixar de falar da nossa nova marca! Em setembro, apresentamos para vocês nossa nova identidade visual: mantendo sempre o carinho e a essência Leiturinha, repaginamos nossa marca, que ganhou um logo bem mais atual e divertido. E claro, uma turminha de personagens novinha em folha! 

Nossos personagens, já conhecidos e queridos por nossas crianças leitoras, ganharam personalidades bem mais trabalhadas. E também têm mais espaço em nossas comunicações e na experiência de nosso público. Tudo isso para acompanhar o contexto das famílias de hoje em dia e seguir proporcionando cada vez mais momentos que fazem história!

Bom, já deu para perceber que cabe muita coisa em um ano por aqui, não é? Então, comenta aqui qual das novidades você mais gostou! E se você ainda não faz parte do nosso Clube Leiturinha, conheça nossos planos e incentive a leitura na sua casa. Clique aqui, acesse o nosso site e boa leiturinha!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais