A pega correta na amamentação é o que mais importa?

maio 21, 2020 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A maioria das mães que está se preparando para dar de mamar tem a maior preocupação com a pega correta na amamentação. Nos dias de hoje, se tem instaurada uma cultura de que a pega é o principal ponto durante a amamentação. Mas, sabemos que na prática, não é bem assim. 

O que é o principal ponto?

Na realidade, quem suga é a linguinha do bebê. Por isso, o mais importante é que o pequeno consiga sugar corretamente. Às vezes avaliar a pega ajuda a corrigir algum movimento e melhorar essa sucção. Mas o que pode acontecer e geralmente é o que acontece, é da pega estar certinha e ainda assim o bebê não ter uma amamentação eficiente. Dessa forma, não consegue ganhar peso e ainda, machuca a mãe.

O problema não é a mãe.

Muitas mães acreditam quando isso acontece, que o problema está nelas. Com o leite delas ou qualquer outra coisa, quando na verdade não é. Até mesmo na produção de leite, as mães acreditam que o leite delas é fraco. Quando na verdade, o que acontece, é que a má sucção do bebê interfere nessa produção de leite também. 

Infelizmente muitas pessoas ainda não tem acesso à informação de que quem “manda” na amamentação é o movimento que a linguinha do pequeno faz para sugar o leite. Problemas de amamentação não se resumem a pega. Ela faz parte de um conjunto e não é a única coisa que deve ser avaliada.

Muitas mães esperam para ir atrás do tratamento…

Por acreditarem que a pega é o ponto principal da amamentação, muitas mães esperam passar tempo demais até procurar o tratamento adequado. Porém, na maioria das vezes, a pega está correta. E pela demora na busca pelo tratamento, acaba sendo muito prejudicial para o aleitamento materno. 

Por isso, é tão importante que as mães procurem informação e saibam para quem recorrer quando precisarem de ajuda. Muitas vezes um simples ajuste nessa sucção do pequeno já resolve o problema de amamentação. Assim o aleitamento materno pode seguir normalmente. 

Leia mais:

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais