Bebê com lábio leporino: devo amamentar?

maio 12, 2020 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Existem muitos bebês que nascem com o lábio leporino. Muitas mães devem se perguntar “Será que devo amamentar?”. Sem dúvida nenhuma, a resposta é sim. O bebê com lábio leporino também devem ser amamentados normalmente. 

Benefícios do leite materno

O leite materno é ideal para qualquer criança porque ele traz inúmeros benefícios. Como por exemplo, nutrientes, anticorpos, água, a conexão e o vínculo com a mãe. Também é um estímulo para a musculatura orofacial que será exigida em outros momentos, como a alimentação e linguagem.

Quais são os problemas?

O que pode acontecer quando a criança tem o lábio leporino, é que o pequeno pode apresentar algumas dificuldades no momento da amamentação. Porém, elas podem ser corrigidas, nem que seja necessário fazer uma cirurgia corretiva. 

Quais os tipos de fissura?

Existem três tipos de fissuras mais comuns e a dificuldade apresentada na alimentação vai depender do grau delas. São elas:

1. Fenda no lábio

Dificilmente a fissura no lábio vai impossibilitar a amamentação. A principal dificuldade pode ser abocanhar o bico da mama e não deixar escapar leite pela fenda. Na maioria dos casos é possível contornar esse problema colocando o pequeno em uma posição adequada no colo da mãe para que ele possa vedar a fenda. Algumas vezes podemos fechar a fissura com micropore para que ele consiga criar pressão.

2. Fenda palatina

A fenda palatina ocorre no céu da boca. Precisamos pensar que o pequeno precisa criar pressão para sugar e extrair o leite da mama com eficiência. A fissura no palato dificulta essa criação de pressão. Algumas vezes podemos fazer uma plaquinha, entre outros artifícios, para que o bebê possa continuar mamando no peito.

3. Fenda no lábio e palato

É possível acontecer de o bebê apresentar fissuras no lábio e, também, no palato (céu da boca). Em todos os casos, se forem encontradas dificuldades na amamentação, é importante procurar uma fonoaudióloga o mais rápido possível para avaliar o padrão de sucção e indicar o melhor tratamento para cada caso. 

Leia mais:

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais