O que acontece quando plantamos uma sementinha? O que acontece quando um grãozinho pequenino é colocado em solo fértil? E quando esse grãozinho é uma palavra, uma ação, um sonho, um projeto? Plantar é um ato de fé, é depositar toda sua confiança e apostar no melhor. Para plantar, há que se preparar o solo, torná-lo fértil, propício para receber a semente e cuidar para que se mantenha assim: nem seco demais, nem úmido demais, a proteção tem de vir na medida certa. E quando o solo for nosso lar, recebendo uma nova vida?

Plantar uma semente é um ato que, em si, pode ser significativo para quem o pratica e, para além disso, uma metáfora perfeita sobre a esperança. O tempo da semente é alheio ao nosso. Para colher o fruto, saber esperar é fundamental. Este tema, importante e poético, é levado para o universo infantil por meio das palavras e ilustrações de Elly Mackay, canadense e autora do livro enviado no Kit Leiturinha, Se você plantar uma sementinha…, da Editora Panda Books.     

Se você plantar uma sementinha: A potência e a poesia das ilustrações

Neste livro, Elly transmite uma mensagem aos pequenos leitores: “Se você segurar nas mãos uma sementinha e fizer um pedido… algo mágico poderá acontecer.”. A história fala, por meio de imagens e palavras, sobre a trajetória de uma vida e sobre seus diferentes tempos: de plantar, de cuidar, de esperar, de perder, de colher… Assim, em um passar de páginas é possível ver as transformações do pequeno broto, até que se torne uma grande árvore!

Elly conta sobre suas duas fontes importantes de inspiração para a criação deste livro: Seu pai, que sempre falava do potencial de uma pequena semente no mundo e a gravidez de seu pequeno, que a fez imaginar tudo o que ele veria no mundo ao longo de sua vida! Motivos mais que especiais e inspiradores, remetendo às suas raízes e ao seu próprio fruto!  

O Segredo das Abelhas: Um livro para ler e brincar no chão  

Através de um processo e uma técnica de ilustração que transmitem profundidade, movimento e a sensação de passagem do tempo, como nas cenas de um filme, Elly transporta os leitores para um universo onde as ilustrações são verdadeiras poesias. Inicialmente, ela faz uma pintura de maneira livre, deixando a imaginação fluir, depois de ter as cores, ela as recorta e monta os cenários que deseja, dentro de caixas, como pequenos teatros – são verdadeiros mundos em miniatura! Ela acredita que, com isso, os pequenos leitores sentem-se íntimos desses mundos em miniatura pois, através deles, podem imaginar-se lá dentro, vivendo e explorando as coisas, como em uma cena de um filme.

Neste vídeo, Elly Mackay mostra como suas ilustrações ganham forma, cores e profundidade aos olhos dos leitores. Confira um pouco do processo:   

Pequeno Consciente convida 100 mil famílias a plantar uma árvore em sua 3ª edição

Em sua terceira edição, a Campanha Pequeno Consciente convida pais e pequenos a Plantar um Mundo Melhor. A campanha tem como objetivo promover a reflexão sobre temáticas relacionadas à proteção do meio ambiente e estimular o cuidado e o respeito pela natureza que nos cerca, a partir de pequenos atos. Ao se apropriarem do ambiente em que vivem, os pequenos podem atuar sobre ele, protagonizando atos de cidadania. Saiba mais sobre o Pequeno Consciente!

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.