Como os livros ajudam na adaptação escolar?

fev 8, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A volta às aulas costuma ser um verdadeiro desafio para muitas famílias. Principalmente, para aquelas que precisam trabalhar também a adaptação escolar com as crianças. Depois de meses em casa e longe do ambiente da escola, dos professores e dos colegas de sala, a adaptação escolar não costuma ser uma tarefa fácil para quase ninguém. Sendo assim, é importante que a família disponha de alguns recursos e ferramentas extras. É o caso da leitura e dos livros infantis, que ajudam no processo de retomada dessas atividades. Quer saber mais sobre como os livros ajudam na adaptação escolar? Acompanhe! 📚👏

Leia mais:
👉 10 dicas para lidar com os desafios da volta às aulas
👉 Meu filho não quer voltar para a escola. E agora?
👉 Qual a relação entre leitura e alfabetização?

O fim das férias e a adaptação escolar

Com as férias chegando ao fim e o período de aulas se aproximando, é comum observar uma mudança de comportamento nas crianças. E não é para menos! Foram semanas de brincadeiras em casa, visitando amigos e parentes distantes, por exemplo.

A criançada aproveitou para comer muita comida gostosa, dormir mais e aproveitar os dias de folga, não é mesmo? Mas, de repente, as férias acabaram! E agora, a rotina de aulas, estudos e lições de casa deve voltar ao normal. ⏰

Essa alteração repentina na agenda pode acarretar em algumas mudanças comportamentais nos nossos filhos e nas filhas. Por isso, pais, mães e responsáveis devem estar atentos a elas. A fim de ajudar os pequenos no enfrentamento da volta às aulas e na adaptação escolar.

Esse impacto pode ser observados nas atitudes das crianças e pode transparecer por meio de:

  • Ansiedade;
  • Medo;
  • Desconforto;
  • Choro e tristeza;
  • Frustração;
  • Sensação de abandono.

Esses são apenas alguns dos comportamentos que os adultos podem passar a ver com maior frequência na volta às aulas. Mas não há motivo para desespero! Afinal, esses sentimentos são considerados normais, especialmente depois do período longo de isolamento social pelo qual atravessamos. Nele, inclusive, as crianças foram algumas das mais afetadas negativamente.

Por isso mesmo, família, escola e toda a comunidade escolar devem se unir. Juntos, podemos oferecer aos pequenos e pequenas uma experiência agradável e acolhedora. 💛 E assim, conseguiremos fazer com que a adaptação escolar ocorra de maneira mais rápida e eficiente!

Estratégias para uma adaptação escolar eficiente

Existem muitas formas de amenizar os impactos do fim das férias e do retorno às aulas. Para tanto, é fundamental que todos estejam unidos.

Ou seja, pais e mães, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e outros atores envolvidos neste processo, como psicólogos e terapeutas, por exemplo. É papel dos adultos estarem alinhados aos objetivos de transformar a adaptação escolar em um momento prazeroso e enriquecedor. 😉

Saiba agora como realizar este movimento:

👍 Esteja presente

Pais, mães, familiares e outros atores importantes no processo de ensino-aprendizagem da criança devem estar envolvidos no dia-a-dia da escola. E isso significa não apenas participar de reuniões escolares, levar e buscar as crianças na escola. É preciso se envolver nas frentes que a escola disponibilizar, ampliando a participação da comunidade para além dos muros.

👍 Participe do dia a dia

A participação das pessoas responsáveis na rotina escolar dos pequenos e pequenas é fundamental. É essa atitude que gera uma experiência mais acolhedora e transformadora, especialmente na volta às aulas. Isso, sem falar no melhor aproveitamento que as crianças têm quando os adultos participam ativamente das atividades escolares.

Por isso, pergunte à sua criança se ela está indo bem, se está compreendendo o que é ensinado em sala de aula e, principalmente, se precisa de ajuda para fazer a tarefa ou solucionar alguma questão, por exemplo. Escute atentamente e acolha suas dúvidas, seus medos e todas suas questões.

👍 Converse com a criança 

Uma importante estratégia é conversar com seu filho e com sua filha sobre a volta às aulas, mostrando que isso não representa necessariamente o fim das brincadeiras e da diversão. Ao contrário, é uma oportunidade de rever os amigos, os professores, conhecer gente nova e fazer novas amizades!

Antecipar para as crianças o que elas provavelmente irão encontrar na escola é uma ótima forma de contribuir para que elas não tenham grandes surpresas. E isso pode acontecer por meio de jogos e brincadeiras, contação de histórias e leitura de livros infantis!

Nesse sentido, saiba mais sobre como os livros ajudam na adaptação escolar e descubra outros benefícios importantes para as crianças. Acompanhe!

Como os livros ajudam na adaptação escolar?

Ler um livro para uma criança é uma demonstração de total carinho e atenção com seu aprendizado. É, ainda, uma extensão do cuidado da escola com a educação formal por parte dos pais, mães e outros responsáveis.

No entanto, a tarefa dos adultos não se restringe apenas a ler ou contar uma história, mas inserir o pequeno leitor e a pequena leitora naquela atividade. Ou seja, incentivar a criança a ler, ajudando-a na descoberta de novas palavras e na evolução do seu vocabulário, por exemplo.

Além disso, as crianças devem ser convidadas a criar suas próprias histórias, desenvolvendo habilidades e competências socioemocionais essenciais em sua evolução e no seu crescimento. Como a criatividade, imaginação, coragem e colaboração, por exemplo. 🌈📙

Neste sentido, os livros infantis não são apenas uma fonte de leitura, mas sim de inspiração para a criação de histórias e roteiros que podem ser construídos pela própria criança. Além disso, eles são ferramentas indispensáveis ao longo de todo o processo de educação do ser humano. Na verdade, um instrumento imprescindível ao longo de toda a vida!

Já os livros didáticos e paradidáticos também agregam informações ao conhecimento dos pequenos e pequenas, nas mais diversas áreas. Com eles, as crianças:

  • Conhecem as primeiras letras e o alfabeto (alfabetização); 
  • Aprendem a contar os primeiros números (matemática);
  • Descobrem o nome de animais e plantas, e também o corpo humano (ciências);
  • Conhecem o lugar onde mora (geografia), entre outras propostas.

Portanto, a leitura deve ser compreendida como uma estratégia poderosa, que pais, mães e pessoas responsáveis podem adotar na hora de falar sobre a escola e sobre o retorno às aulas. Para além disso, os livros infantis podem ser aliados durante toda a trajetória escolar dos pequenos e pequenas.

Os livros infantis como instrumento de cidadania

E não para por aí: os livros possuem muitos outros papéis, que vão além do ensino didático e das disciplinas regulares de uma escola. É por meio deles que podemos conhecer grande parte do mundo e sua história, suas diferentes culturas, músicas, literaturas, sabores, aromas e seus mais diversos idiomas. 🌏😍 Os livros nos mostram a pluralidade e diversidade de povos!

Nesse sentido, os livros ensinam a todos nós, crianças e adultos, que apesar das diferenças, todos precisam e merecem ser tratados com respeito. Levando em consideração suas particularidades, necessidades e desejos, por exemplo.

Ainda, os livros nos mostram como devemos tratar as pessoas e como devemos nos colocar no lugar delas, sentindo o que sentem. Ou seja, desenvolvendo empatia e sendo generosos para com todos.

Por isso, a leitura é uma fonte sem fim de conhecimento, que agrega sentimentos e emoções verdadeiros em cada leitor. Ela nos ensina a compreender e a lidar com situações do cotidiano, enfrentadas por muitas pessoas e por nós mesmos.

Os livros mostram para as crianças, por exemplo, como podemos nos portar diante de situações de medo, preconceito e injustiça. Além disso, aprendemos com os livros como encarar nossos desafios e nossas dificuldades, levando sempre em consideração a responsabilidade que carregamos na sociedade, na família, entre os amigos e na escola.

Dicas da Leiturinha para a adaptação escolar

Por tudo isso, lembre-se de como os livros ajudam na adaptação escolar e insira os livros infantis na rotina do seu filho ou sua filha. Ensine também aos pequenos leitores que os livros são companheiros de longas viagens por toda a vida! ✈️ E se precisar de um apoio, conte com a Leiturinha. Temos uma vasta gama de livros e materiais qualificados para todas as idades. 

Quer saber mais? Confira uma lista especial, com sugestões da Loja Leiturinha para seus pequenos e pequenas na volta às aulas:

Meu Primeiro Dia Na Escola

Meu Primeiro Dia Na Escola

Que tal acompanhar cinco amigos, que acabam de entrar no primeiro ano? Leia o livro Meu Primeiro Dia Na Escola com os pequenos e pequenas, e descubra como foi essa aventura! Além disso, aproveite para preparar as crianças para a adaptação escolar e imaginem juntos como será o seu primeiro dia na escola.

👉 Clique aqui para comprar o livro “Meu Primeiro Dia Na Escola” na Loja Leiturinha!

Cartilha de Atividades de Ciências: Corpo Humano

Cartilha de Atividades de Ciências - Corpo Humano

A Cartilha de Atividades de Ciências: Corpo Humano é indicada para o aprendizado e reforço de ciências. O produto, com cartela adesiva com ícones relacionados às atividades, tem objetivo de estimular e desenvolver habilidades cognitivas, de linguagem e escrita de crianças a partir de 5 anos.

Desenvolvida com apoio pedagógico de especialista da área de educação, a cartilha diverte e ensina sobre as funções do corpo e os órgãos dos sentidos! Durante as atividades, as crianças são estimuladas a usar a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico para pintar, desenhar, colar adesivos, fazer relações, numerar, encontrar palavras no caça-palavras e responder charadas.

👉 Clique aqui e saiba mais sobre a “Cartilha de Atividades de Ciências: Corpo Humano” na Loja Leiturinha!

Matemática Divertida: Par e Ímpar

Matemática Divertida - Par e Ímpar

A coleção Matemática Divertida: Par e Ímpar foi selecionada especialmente para os pequenos desenvolverem intimidade com os números. Afinal, nada melhor do que a literatura e seus aspectos lúdicos para tornar leve e divertido um tema tão necessário e, por vezes, complexo à compreensão. São dois livros (Se Você Fosse Um Número Ímpar e Se Você Fosse Um Número Par), para introduzir as noções de números ímpares e pares para as crianças!

👉 Clique aqui para ver mais detalhes sobre a coleção “Matemática Divertida: Par e Ímpar” na Loja Leiturinha!

Bruno e João

Bruno e João

O bullying é um dos temas centrais abordados no livro Bruno e João. Esta palavra tem sua origem no termo “bully” que significa “valentão”. Sua origem, na língua inglesa, se refere a todas as formas de agressão, verbal ou física, com a intenção de prejudicar vítimas que não são capazes de se defender. Uma forma de promover a cultura da convivência e empatia, e prevenir a prática do bullying, é falar sobre o tema com os pequenos e pequenas, apresentando a eles modelos de como podem se desvencilhar e resolver situações adversas.

Nesse sentido, no livro infantil Bruno e João conhecemos dois personagens que são muito diferentes. Mas, dentro deles, existe algo comum que os uniu: a amizade. Esta é uma emocionante história sobre carinho, cuidado e superação!

👉 Clique aqui e descubra o livro “Bruno e João” na Loja Leiturinha!

Você gostou do nosso texto sobre como os livros ajudam na adaptação escolar? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, chegou a hora de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis do Brasil! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno, na sua casa! 📚❤️

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais