O Segredo das Abelhas: Um livro para ler e brincar no chão

jun 22, 2018 | 0 - 3 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Colo é maravilhoso! Colo é tudo de bom! Mas o chão tem seu papel: o de encaminhar os pequeninos a fazerem suas próprias descobertas.

Brincar no chão é descobrir um novo mundo!

Quando bebês, o colo proporciona aconchego, segurança, tranquilidade e fonte de alimento afetivo – o olhar constante do adulto que acolhe faz esse pequeno bebê se tornar um adulto forte e confiante! E quando não está no colo? O que os pequenos desenvolvem quando brincam no chão?

Até o primeiro ano de vida, os bebês desenvolvem habilidades de movimento como rolar, levantar a cabeça, sentar-se com apoio e, depois, sozinho, até começarem a engatinhar, se locomover, pegar objetos de variados tamanhos, ficar em pé sozinhos e, os mais apressados, ensaiar os primeiros passos!

São muitas aquisições em tão pouco tempo! Não é à toa que os chamados “saltos do desenvolvimento” desestabilizam a criança e, consequentemente, a família toda. Crescer dói, é trabalhoso, é sofrido, mas só assim se faz um ser humano! Esta frase parece ser óbvia, mas é sempre bom lembrarmos que são as pequenas coisas do dia as que realmente importam: estar presente, olhar no olho, conversar, brincar junto.

Assim, descer do colo e ir para o chão não implica em não ter afeto ou enfraquecer o vínculo. Pelo contrário, é a hora de os pais irem para o chão também e reaprenderem a brincar, a estar presente e dar aconchego de outra forma.

O Segredo das Abelhas: um livro para ler e brincar no chão

O-Segredo-das-Abelhas

O livro O Segredo das Abelhas (Editora Saber e Ler), um Lançamento Exclusivo Leiturinha, escrito por Caroline Lara tem um formato inovador que se abre ao chão como um tapete, perfeito para incentivar momentos de brincadeiras, com descobertas incríveis sobre a natureza!  

Segundo a autora, “este livro traz a possibilidade da criança experienciar a natureza por meio das imagens, das rimas e do contato com o ciclo natural. Com ele, o pequeno se sente parte desse ciclo, vagueando sobre as ilustrações e integrando o cenário”. O ilustrador Andrei Marani conferiu uma riqueza de detalhes e cores à narrativa, que transportam o leitor para um jardim onde muitas transformações acontecem.

O livro, que tem como temática central o ciclo de vida de uma semente, estimula o olhar delicado e atento dos pequenos para a natureza que os cerca, levando-os a querer explorar ainda mais cada cantinho de chão, especialmente se for de terra!

Para além de todo desenvolvimento cognitivo e motor que mencionamos, o simples fato de sentar-se ao chão e debruçar-se sobre um livro pode ser o primeiro mergulho no universo literário. Saiba mais sobre O Segredo das Abelhas neste vídeo:

Ler também:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais