Como ler para uma criança: dicas e benefícios da leitura

Feb 17, 2023 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Nos últimos anos, os adultos passaram mais tempo em casa, aproveitando cada instante com seus filhos. Momentos para jogar, brincar, ver filmes e, claro, ler para uma criança. A leitura em família é um dos maiores presentes que pais, mães e responsáveis podem oferecer para os pequenos e pequenas. Contudo, você sabe como ler livros com uma criança?🤔 

Se você também quer saber como mergulhar nos livros para crianças e viver momentos inesquecíveis em família, descubra algumas dicas a seguir. Acompanhe!

A importância da leitura na infância

Diversos estudos mencionam os benefícios da introdução de crianças e adolescentes no universo da leitura compartilhada, já que essa prática pode contribuir para o desenvolvimento saudável. 

São muitas as vantagens colhidas pela leitura infantil logo nas primeiras semanas de vida de um bebê.👶Entre as principais, estão:

  • Criação de laços de afeto e proximidade com pais, mães e responsáveis;
  • Desenvolvimento cognitivo e incentivo à imaginação e à criatividade;
  • Estímulo à aprendizagem da linguagem, expressões e alfabetização;
  • Expansão do vocabulário e maior compreensão e interpretação de textos variados;
  • Contribuição para o desempenho escolar;
  • Ampliação da percepção de mundo;
  • Fortalecimento do sentimento de empatia.

Vale lembrar que todas essas situações podem ser ainda mais observadas com o passar do tempo, conforme as crianças crescem. Afinal, quanto maior a exposição dos filhos à literatura e a compreensão sobre a importância da leitura, mais visíveis serão esses benefícios!📚🌈

Além de trazer relaxamento e muita diversão, ler para uma criança proporciona à família um momento para exercitar a fantasia e o faz de conta. Nesse sentido, a leitura compartilhada fortalece os vínculos familiares. 👨‍👩‍👧‍👦

E essa prática pode ser incentivada a partir da leitura dos pais com a criança, e também do contrário! Isso porque o pequeno leitor também pode ser incentivado a fazer a leitura para os mais velhos. Legal, não é mesmo?

Nesse sentido, a leitura dá às crianças o protagonismo que necessitam para se desenvolver de forma segura e saudável. Sem contar que elas podem sentir um enorme prazer em ser os anfitriões da leitura do dia!📖

👉 Encontre o livro “Olha! Eu já sei ler: Puxe e Aprenda” na Loja Leiturinha.

Dicas de como ler para uma criança

Existem várias maneiras de estimular o hábito da leitura para uma criança, incentivando-a a conhecer coisas novas, sejam histórias emocionantes, engraçadas ou inspiradoras! Na sequência, você confere algumas sugestões práticas de como ler livros para uma criança, criando um momento ainda mais especial.😍

Cada fase do desenvolvimento infantil é uma etapa diferente. Assim, confira a seguir dicas, sugestões e formas de abordagem para a mediação de leitura de acordo com cada faixa etária.

Do nascimento aos 2 anos

Mesmo ainda na barriga da mãe,👶 o bebê já consegue ouvir sons externos. Inclusive das pessoas que mais interagem com ele, como a própria mãe, seu pai, avós e irmãos! Por isso, mesmo antes do nascimento, é possível ler para os bebês! Em seguida, é fundamental que os responsáveis já criem uma rotina de leitura e de contação de histórias para o recém-nascido.

Aos poucos, conforme a criança vai crescendo, a interatividade com histórias pode aumentar gradativamente. Nesse sentido, livros com fotografias, imagens e desenhos de cidades, objetos e situações do cotidiano, além de reprodução de sons de animais são formas de estimular a criatividade e a imaginação.

Ainda, livros interativos para crianças📚 são outro importante estímulo. Com esses, as crianças poderão não só ver as ilustrações como sentir diversas texturas e cheiros, promovendo a exploração sensorial. Um verdadeiro ver com as mãos! 

Dos 3 aos 5 anos

Essa é a idade dos porquês e das infinitas repetições das mesmas histórias, não é mesmo? Os pais, mães e responsáveis devem aproveitar isso da melhor forma possível, incentivando-os a ler e a contar as histórias de que mais gostam muitas e muitas vezes!

Após ler para uma criança, o adulto também pode pedir para ela ler para eles: seja contando a mesma história a partir de sua imaginação, ou, ainda, interpretando trechos da história lida como se fosse uma apresentação teatral.🎭 Deixe a criatividade rolar!

Além disso, a interatividade com os livros para crianças deve acontecer aos poucos e de forma lúdica. Assim, a criança vai percebendo que as histórias também podem ser contadas e narradas de outras maneiras, utilizando diferentes vozes e entonações, por exemplo. É uma leitura compartilhada super gostosa!

Dos 6 aos 8 anos

Nesta fase, a criança já está sendo alfabetizada e compreendendo melhor o mundo que está ao seu redor. Portanto, essa é uma excelente oportunidade para os adultos começarem a abordar temas importantes e mais complexos, como a diversidade, a sustentabilidade e a cidadania a partir da leitura infantil.🌏🗣️

➡ Aqui, o incentivo e o encorajamento à leitura em voz alta é muito importante. Afinal, a leitura compartilhada de livros para crianças é um valioso instrumento de aprendizado e compreensão das histórias! Dessa maneira, é essencial ler para uma criança, mesmo que ela já tenha autonomia suficiente para fazer essa atividade sozinha.

A partir dos 9 anos

Conforme a criança vai crescendo👦🧒, é imprescindível que os adultos introduzam histórias que tenham mais proximidade com a sua realidade. É o caso de temas como a adolescência, a amizade, a escola e muito mais. Apesar de serem alfabetizadas, a preocupação agora é com relação à interpretação, compreensão dos textos e visão de mundo!💬

Lembre-se sempre de que um adulto que teve bastante contato com a leitura durante sua infância, terá grandes chances de ser um cidadão mais crítico e consciente de suas responsabilidades — sobretudo em relação ao coletivo. Assim, ler para uma criança auxilia na sua formação por toda a vida!

Conte com a Leiturinha para te ajudar!

A Leiturinha é a principal parceira de pais, mães e responsáveis que querem ajudar seus filhos a desenvolver o delicioso hábito da leitura desde cedo! Ler para uma criança é transformador, tanto para ela quanto para o adulto.😉

✅ Por isso, se você quer ter ainda mais tempo de qualidade com as crianças, aproveite para fazer parte do Clube Leiturinha, o primeiro e maior clube de assinatura de livros infantis da América Latina! E receba todo mês, diretamente na sua casa, livros infantis com histórias interessantes e divertidas de acordo com cada faixa etária.

Nada melhor do que ter ao seu lado uma parceira que entende a importância dos laços afetivos que só a leitura pode proporcionar, não é mesmo? É por isso que a Leiturinha tem livros para diversas idades e fases do desenvolvimento infantil, contemplando diversos temas e assuntos, para todos os gostos. Afinal, ler para uma criança é um ato de amor!

👉 Para fazer parte do Clube Leiturinha, é bastante simples: acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e pronto! É só aguardar o Kit Leiturinha, que será entregue com muito cuidado e carinho na sua casa. 

Se você quer autonomia para fazer suas próprias escolhas, a loja online, a Loja Leiturinha, é a opção ideal! Todos os produtos são selecionados por uma equipe de Curadoria especializada, formada por psicólogos(as), pedagogos(as) e outros profissionais do universo infantil.🧡

Leia mais

👉 6 livros da Loja Leiturinha para ajudar na alfabetização

👉 6 opções de coleção de livro infantil para educar crianças

👉 História infantil: como e por que incentivar a leitura?

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais