4 dicas para combater o preconceito infantil

set 18, 2020 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O preconceito é construído socialmente, a partir das nossas interações com o mundo e com os outros. A cada interação e troca, a criança também vai absorvendo e compreendendo o mundo. Assim, ela vai construindo os seus valores e suas percepções. Nisso, muitas coisas boas aparecem. No entanto, essa construção pode permitir que algumas condutas sociais que permeiam o machismo, o racismo, e as hierarquias passem de geração para geração.

Por isso, se esses comportamentos não forem pensados e ressignificados é possível que eles se prolonguem. Nesse sentido, a cada geração temos a oportunidade de provocar mudanças cada vez mais ágeis em prol de uma sociedade mais respeitosa. Pensando nisso, como podemos combater o preconceito infantil e criar uma criança sem preconceitos?

Como combater o preconceito infantil

1. As crianças notam as diferenças

É esperado que a criança note diferenças, principalmente se é a primeira vez que ela se depara com aquela característica ou comportamento específico. A partir daí, os pais e os educadores podem explicar essas diferenças, sejam elas étnicas, de gênero, deficiências, religiões. Então, podem aproveitar esse momento para expandir as percepções da criança sobre a diversidade que temos no mundo.

Além disso, é possível despertar a curiosidade dessa criança para conhecer novas pessoas, novos lugares e novas crenças. É importante reforçar que cada um é de um jeito, tanto quando falamos de características físicas como de características pessoais e preferências. Afinal, é isso que faz as conversas interessantes, por conta das diferentes opiniões e das diferentes formas de ver o mundo.

2. É importante ser coerente

Ter coerência entre o que você fala para o seu filho e como você age é primordial. As crianças aprendem prioritariamente reproduzindo as nossas atitudes. Então, o primeiro passo para que o pequeno respeite o próximo é você reforçar atitudes respeitosas em casa. É ser um exemplo positivo. Se atente a comentários irônicos e a forma que você fala das outras pessoas na frente dos pequenos. Também, perceba os seus vieses, e se force a mudá-los.

3. Respeito acima de preferências

O diálogo é muito importante. Por vezes, a criança tabula um colega de “chato” ou “diferente”, por exemplo. Aí, você tem uma oportunidade para reforçar que a criança pode escolher seus amigos, de acordo com a afinidade, mas que ela necessariamente deve respeito a todos. Independente da pessoa estar em seu ciclo de amigos ou não. Reforçar que o respeito vem antes de quaisquer preferências, é importantíssimo.

4. Exponha seu filho às diferenças e combata o preconceito infantil

Levar seu filho para lugares frequentados por pessoas diversas, apresentar conteúdos de diferentes países e diferentes idiomas são outras atitudes importantes. Ressaltar como o mundo é grande e como ele possibilita aprendizados infinitos, são boas formas para treinar o olhar a perceber como as diferenças são importantes formas de expressão e de felicidade. Quanto mais seu filho for exposto às diferenças, com mais naturalidade ele irá encará-las.

Então, passeie com o pequeno. Visite exposições, parques e caminhe pela cidade. Não tenha medo de apresentar o mundo para o seu filho e discutir questões importantes. Como, por exemplo, a pobreza, fome, responsabilidade social, economia etc. Claro que sempre adaptando as complexidades para a faixa-etária. Lembre-se que quanto menos resistência tivermos perante os assuntos, mais naturalidade teremos para conversar com os nossos filhos sobre as pluralidades

Conta para a gente, gostou das nossas dicas? O que você faz para criar uma criança sem preconceitos? E como você combate o preconceito infantil na sua casa?

Na Loja Leiturinha, você encontra a melhor seleção de livros infantis para conversar sobre diversidade e inclusão com os pequenos! Acesse a Loja agora mesmo e descubra!

Leia mais:

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais