Conheça os maiores prêmios de literatura infantil do mundo

jun 24, 2020 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Vocês, pais e leitores, sabem que nós da Equipe de Curadoria da Leiturinha somos apaixonados por literatura de boa qualidade. Nossa seleção é preparada com muito carinho e atenção. Por isso, estamos sempre atentos aos principais prêmios de literatura infantil do Brasil e do mundo. É por meio dessas premiações que autores, ilustradores e editoras são reconhecidos pelas obras que transcendem a paixão do público e conquistaram os olhares técnicos dos jurados. Confira a seguir os maiores prêmios de literatura infantil do mundo, além de alguns livros da nossa seleção que já foram premiados. 

O Prêmio Jabuti

 O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Foi criado em 1959, idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL. Com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacam a cada ano. Inúmeras obras, autores e ilustradores que compõem o nosso catálogo de envios já receberam essa premiação em diversas categorias. Alguns deles são: 

1. Silvana Rando

Com a série já enviada por nós do querido personagem Gildo.

2. Quem aí se lembra de “Obax”?

Seu autor, André Neves, já foi premiado diversas vezes e este livro tão querido por nossas famílias leitoras também.

3. Marilda Castanha.

Autora e ilustradora muito conhecida que escreveu o Original Leiturinha “Mas, pode?”, também fora premiada diversas vezes pelo Jabuti. Uma das premiações foi destinada ao livro “Mil e uma estrelas”, já enviado aos nossos pequenos leitores. 

4. “A Boca da Noite”

Foi lançado por nós da Leiturinha em parceria com a Editora Zit do autor Cristino Wapichana também recebeu a premiação.

Prêmio Hans Christian Andersen

 O Prêmio Hans Christian Andersen é o mais importante prêmio literário da literatura infanto-juvenil. É considerado o pequeno Nobel de Literatura. A primeira edição aconteceu em 1956. Alguns autores de obras já enviadas por nós marcaram presença nas categorias premiadas.

1. Gianni Rodari

Autor de obras como “Um Bolo no Céu” e “O Homem da Chuva” recebeu a premiação em 1970.

2. Tove Janson

Criadora da tão adorada série “Os Moomins”, também recebeu a premiação em 1966.

3. O brasileiro Roger Mello

Criador do nosso amado “Vizinho, Vizinha” também recebeu a premiação em 2014.

Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio

 O selo indica obras com valor literário, plástico e editorial, considerando temas e gêneros diversos. Não faz designação por categorias ou faixas etárias. Ele atenta sobretudo à qualidade artística do diálogo texto/imagem, que torna o livro infantil e juvenil um artefato original indispensável para arte-educação. Alguns dos livros que já receberam este selo e estiveram.

1. Letras de Carvão, de Irene Vasco e Juan Palomino

2. A cor de Coraline de Alexandre Rampazo

3. Vó, para de fotografar! de Ilan Brenman e Guilherme Karsten

The White Ravens

 Todos os anos, a Biblioteca Internacional da Juventude (International Youth Library) seleciona 200 livros publicados ao redor do mundo para premiá-los com o consagrado selo White Ravens. 

1. Rosa de Odilon Moraes

2. A Boca da Noite de Cristino Wapichana

Essa seleção contém apenas algumas das nossas obras premiadas. Quer conhecer mais autores e livros que receberam estes prêmios? É só fazer parte da nossa família de leitores e receber inúmeros livros reconhecimentos mundialmente! Faça parte do Clube Leiturinha.

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais