Vizinho, Vizinha: Um livro que promove muitos encontros

ago 8, 2019 | 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Crescem as cidades, aumentam as distâncias… 

Quantos vizinhos você realmente conhece? Já parou para pensar em tudo o que acontece bem pertinho de você, na vida de outras pessoas?

Pode parecer difícil ou até impensável quebrar barreiras e protocolos e, ao invés de só bater na porta do vizinho para pedir aquela “xícara de açúcar”, o convidar para um café e uma boa conversa. Pode parecer difícil também romper com o que já nos é familiar e ir ao encontro do diferente. No entanto, para os pequenos estas barreiras simplesmente não existem, porque onde há curiosidade e interesse, não tem espaço para meros protocolos ou preconceitos.

Quanto mais perto moramos uns dos outros, incomodar e ser incomodado parecer ser uma questão ainda mais importante, que acaba por nos afastar de vez. Assim, é patente, hoje, a individualidade em que vivemos, fruto desta forma de nos relacionarmos. 

Todo livro é um encontro!

Mas como não poderia deixar de ser, a curiosidade é a agulha que fura essa bolha. A literatura vem nos mostrar isso.

É o que vemos em Vizinho, Vizinha, o livro de Graça Lima e Mariana Massarani, com participação de Roger Mello, três grandes nomes da literatura brasileira, que nos presenteiam com esta obra repleta de bons encontros e referências sobre mundos tão diversos, mas nem por isso distantes.

O livro, publicado pela Editora Companhia das Letrinhas, enviado para os leitores do Clube Leiturinha, propõe encontros.

Primeiro, o leitor encontra dois mundos em que vivem dois vizinhos nada parecidos – e por que não dizer também com o corredor que os separa (ou os une)? Depois, o leitor se depara com os encontros que se dão dentro do livro: dos traços de três ilustradores e da autoria de cada um em cada parte do livro; dos sobrinhos de cada vizinho, que rompem barreiras e brincam juntos, abrindo as portas, enchendo o corredor e misturando aqueles dois mundos em uma bela brincadeira.

Depois de ler, fica aquela sensação de que é preciso sair da zona de conforto e ir ao encontro de mais pessoas, livros, traços, textos. 

E você? Quantos bons encontros você deixou de viver hoje, ao fechar a porta de sua casa?

Leia também: 

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais