A Carta do Gildo: um livro sobre a saudade e a amizade

jan 24, 2019 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Enfrentar mudanças e lidar com a saudade são duas “tarefas” difíceis até mesmo para nós, adultos, quem dirá então para os pequenos. Mudar de escola, de casa, de cidade… Se você teve que passar por alguma dessas situações na infância, sabe o quanto isso pode ser excitante e, ao mesmo tempo, assustador. Casa nova, amigos novos, professores novos, vida nova! Por mais que seja uma possibilidade de recomeçar e fazer novos vínculos e descobertas, isso também traz a velha e conhecida saudade, aquele sentimentozinho que é um misto de coisa boa – ao recordar deliciosas lembranças – com uma tristeza de querer voltar no tempo e não poder. Neste momento, vale de tudo para matar a saudade que está nos matando, não é? Uma ligação, uma mensagem, uma fotografia, uma conversa, uma música e, até mesmo, uma carta! Provando que as correspondências nunca saem de moda, em A Carta do Gildo (Editora Brinque-Book), título selecionado pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, Gildo e seus amigos resolvem a saudade de uma colega que mudou de escola de uma forma singela e especial: enviando cartas!

Como falar sobre saudade com seu pequeno?

Ninguém passa por essa vida sem sentir saudades. Seja de uma pessoa, de um lugar, de uma viagem, de um momento… Vez ou outra, este sentimento chega sem avisar e ali se instala. Na vida dos pequenos, isso pode acontecer quando algum familiar mora longe ou quando perdemos alguém, ou ainda quando as aulas recomeçam e os pequenos ficam entristecidos com saudades das férias e dos momentos juntinhos em família. Nessa hora, o que fazer?

Para ajudar seu pequeno a lidar com a saudade, ou qualquer outra emoção, o melhor caminho é sempre conversar. Respeitando a idade e o tempo da criança, converse sobre o que o pequeno está sentindo, lembrem com alegria daquilo que está proporcionando este sentimento e mostre que se estamos sentindo falta é porque foi bom e isso é uma coisa boa. Se o caso for uma saudade fácil de resolver, como de um lugar próximo, da casa da vovó ou da dinda que mora longe, vocês podem combinar um passeio, telefonar ou fazer como Gildo e enviar uma carta! O mais importante é ficar pertinho do seu pequeno e mostrar que você está ali para o que ele precisar e que, embora sentir saudade às vezes seja um pouco doloroso, isso vai passar. E se não passar, podemos ressignificá-la com o passar do tempo, transformando a tristeza da recordação em uma lembrança feliz!

A Carta do Gildo: um livro sobre a simplicidade da infância e o valor da amizade

Gildo já é famoso! Criado pela escritora e ilustradora Silvana Rando, o elefantinho e sua turma já protagonizaram diversas aventuras em livros infantis publicados pela Editora Brinque-Book – alguns deles já enviados pelo Clube Leiturinha. Em A Carta do Gildo, a autora se inspirou nas próprias cartas que trocava com os amigos para criar esta história!

Com muita sensibilidade, a obra retrata uma alternativa simples e criativa que Gildo e sua turma encontraram para matar a saudade da amiga Catarina, que mudou de escola. Assim, todos escrevem cartas para enviar para a colega, mas eles não contavam com uma coisa: enquanto voava para levar as correspondências, a bolsa do carteiro fura e derruba todas as cartas pela cidade! A partir daí, situações inusitadas acontecem, fazendo com que toda a turminha conheça os mais diferentes personagens e se mobilizem para escrever uma carta muito especial àquele que havia ficado sem resposta, o Gildo.

Assim, a narrativa nos lembra como as cartas podem ser simples e, ao mesmo tempo, tão importantes para trazer para pertinho da gente a presença de quem está longe. Além disso, o livro aborda questões fundamentais como a empatia e o valor da amizade. Ao final, a autora ainda convida os pequenos leitores a entrarem na brincadeira e enviarem uma carta ao Gildo!

Então, que tal aproveitar e se inspirar com o clima desta obra para escrever, junto com seu pequeno, uma carta para alguém que está longe e vocês sentem saudade?

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais