Quando as aulas vão voltar?

maio 25, 2020 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quando as aulas vão voltar? Nos últimos meses, essa é uma pergunta que preocupa muitos pais, mães, educadores e alunos, ainda mais por não termos uma previsão sobre o retorno das aulas presenciais. Afinal, a crise que pegou o mundo inteiro desprevenido, afetou também a educação de crianças e adolescentes

Estamos todos no mesmo barco?

Sabemos que muitos colégios, principalmente os particulares, continuaram o período letivo de forma online. No entanto, esse movimento só acentua mais uma das grandes desigualdades que temos no Brasil. Alguns alunos conseguem ter os recursos necessários para continuar seus estudos, como um computador, internet, e muitas vezes um espaço adequado em casa. Enquanto, outros vivem uma realidade completamente distinta, sem acesso a internet, em ambientes precários, tendo que ajudar os pais na renda familiar.

Como está a volta às aulas ao redor do mundo?

Alguns países europeus começaram o plano de reabertura das escolas, como Alemanha, França, Dinamarca, entre outros. No caso da França, por exemplo, a reabertura seguiu o seguinte plano, primeiramente a França foi dividida em áreas. Onde a epidemia está controlada, são as áreas verdes e onde ainda se encontra em larga escala, são as áreas vermelhas. 

O processo de reabertura será gradual, na zona verde, acompanhado de larga escala de testes. As aulas serão graduais e voluntárias, com baixa ocupação por sala de aula e medidas adequadas de saúde e segurança. Além disso, as medidas são minuciosas, e contam com possíveis retomadas. Como a que aconteceu no  dia 18 de maio, com o fechamento de 70 escolas após um caso positivo de COVID-19.

No Brasil, a realidade ainda é outra 

Hoje, estamos entre os países com mais casos do mundo, o que adia as chances de reabertura segura das escolas. Afinal, as seguranças para a retomada, em tese, deveriam ser as mesmas apenas em locais onde o vírus foi controlado, como o espaçamento entre alunos e reforços na higiene. No entanto, as escolas contam com uma lotação média de trinta alunos por sala, de acordo com dados do Censo Escolar 2018. Metade das escolas não conta com uma rede adequada de saneamento básico, sendo o Acre um dos estados com as piores taxas, onde apenas 23% das escolas conta com água potável.

Mais do que nunca, é hora de olhar para a educação do nosso país 

Os problemas em torno da educação já deveriam ter sido olhados anteriormente. Mas talvez essa primeira vivência de pandemia, ressalte o quanto o país se encontra frágil para um combate tão grande. Seja o estopim para que as escolas sejam olhadas de outra forma. 

Outras medidas que poderiam ser tomadas para retomar o tempo perdido seriam  reforços aos finais de semana e contraturnos, aproveitando ao máximo as agendas para retomar o tempo perdido. Com atenção plena à evasão escolar, que já é um problema. Segundo dados do Inep, 2 milhões de brasileiros estão fora da escola. Índice que pode ser agravado em 2020, se esses jovens não virem propósito em concluir o ano letivo, ou tiverem que ajudar na renda familiar. Esse problema deve ser olhado desde já. De qualquer forma, 2020 é um ano bastante complicado para os alunos. Mas será mais complicado ainda para os alunos de escola pública, infelizmente.

Leia mais:

Nathalia Pontes

Mestre em Psicologia da Educação, educadora e escritora, acredita que aprender é uma combinação entre autoconhecimento, troca e curiosidade pelo novo. É apaixonada por educação, desenhos, viagens e literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais