Já parou para prestar atenção em como você está respirando? A respiração é um ato automático e, por isso, quase nunca o realizamos de forma consciente. O que se esconde nesse processo é a sua real importância e os impactos da respiração em nossa saúde mental e física. Você já ouviu falar em respiração consciente? Atualmente existem diversos estudos que comprovam que a forma como respiramos influencia diretamente em níveis de alguns hormônios que controlam, por exemplo, nossa ansiedade e nosso sono.

Assim, técnicas de meditação estão sendo cada vez mais difundidas na cultura ocidental, sobretudo em ambientes de trabalho, bem como em algumas escolas. Conceitos como mindfulness são cada vez mais praticados nos mais diversos contextos, visando diferentes objetivos. Por exemplo, uma família pode usar esta técnica para buscar maior conexão emocional e tempo de qualidade juntos; já os trabalhadores, podem buscar esta técnica para alcançar maior foco e produtividade no trabalho, além da diminuição do estresse.

Respira: um livro para ler e… praticar!

O fato é que as técnicas de respiração podem alterar nosso estado emocional e podem contribuir, e muito, para o bem estar geral, fazendo bem a todos, sem restrição! Por isso,   a Leiturinha fez um Lançamento Exclusivo especialmente sobre este tema para nossos pequenos Leitores em Processo

É o título Respira, da Editora Telos, escrito por Inês Castel-Branco, praticante de yoga e mãe de três, com quem ela relata ter praticado todos os exercícios do livro. Por meio deste livro, acompanhamos um garotinho muito ansioso e como ele buscou acalmar seus pensamentos com exercícios muito práticos e gostosos de fazer, como em uma brincadeira! 

Ao final, além de ouvir uma história cheia de encanto e imaginação, os pequenos poderão tentar também colocar em prática tudo o que aprenderam! Aliás, não só os pequenos, não é mesmo?! 

 

 

Para receber livros incríveis como esse e incentivar a leitura em sua casa desde cedo, faça parte do Clube Leiturinha

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.