Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

maio 17, 2021 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Assim que a gravidez é anunciada, o casal, os amigos e toda a família ficam sedentos por uma coisa: descobrir o sexo do bebê! Mas até a tão esperada resposta chegar, como segurar a ansiedade e a curiosidade? Afinal, antes do veredito do ultrassom, é possível identificar a diferença de gravidez de menino e menina? Você já fez alguma simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Diferença de gravidez de menino e menina: Fato ou mito?

As superstições, brincadeiras e simpatias podem até não ter fundamento científico, mas com certeza aliviam a ansiedade típica desse período. Afinal, a sensação de estar gerando uma vida é intensa!

Além disso,  a crença nas simpatias é uma forma de superar situações em que nos sentimos fora do controle. A gravidez é uma viagem cheia de altos e baixos. Brincadeiras acabam aliviando a tensão, além de serem um convite à imaginação e ao preparo psicológico para essa nova etapa da vida. 

A verdade é que vários métodos são utilizados para se descobrir o sexo de um bebê. Dependendo do escolhido, é possível saber a partir dos dois meses. Mas e antes disso? Bom, é preciso ter paciência… Até lá, que tal se divertir com amigos e familiares através de simpatias e brincadeiras? Confira nossas dicas abaixo! Lembrando que nenhuma delas possui embasamento científico, servindo puramente para aumentar a diversão enquanto o veredito não chega. 👶

Simpatia para descobrir o sexo do bebê: Seis brincadeiras para fazer!

1. Cara ou coroa

Peça para a mãe estender a mão. Se ela mostrar a mão com a palma voltada para cima, é um pequeno que está sendo gestado na barriga. Se a palma estiver voltada para baixo, será uma pequena!

2. Pêndulo de anel

Colha um fio de cabelo da gestante e amarre a aliança (ou qualquer outro anel que a futura mamãe goste muito) nele. Com isso, teremos um pêndulo! Posicione-o em frente à barriga da grávida e observe o movimento que o fio fizer. Caso o pêndulo se mova para frente e para trás, o bebê é um menino. Se o movimento for circular, é menina.

3. Qual almofada?

Esconda um garfo e uma colher embaixo de duas almofadas diferentes e peça para a mãe escolher uma delas. Se ela optar por sentar-se na almofada com a colher, o bebê será menina. Se ela escolher a almofada que esconde o garfo, é um menino. 

4. Somatória

A conta é simples: Some a idade com a qual a mulher engravidou, o mês em que engravidou e o número 9 (referente ao tempo habitual de gestação). Se o resultado for par, o bebê será menina. Se for ímpar: menino!

5. Doce ou salgado?

Essa superstição tem a ver com um dos mais clássicos estereótipos de grávidas: a fome! Segundo o dito popular, se a futura mamãe tiver mais vontade de comer doces durante a gravidez, o bebê será uma menina. Por outro lado, caso ela prefira salgados, será um menino.

6. Nomes dos pais

Essa simpatia para descobrir o sexo do bebê é semelhante à Somatória, porém com outros parâmetros: Some a quantidade de letras dos nomes completos dos dois pais. A análise de resultado aqui é diferente: Se o número for ímpar, o bebê será uma menina. Se for par, será um menino. 

E a intuição maternal? Conta como simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Além dessas superstições e brincadeiras, a intuição maternal também entra na seara das formas alternativas de se adivinhar o sexo do bebê. Nós adoramos saber mais sobre os sentimentos das mães (e as mães também adoram sentir-se ouvidas!), porém, vale lembrar que cada bebê e cada família são únicos e que toda sabedoria popular não têm nenhuma validade científica.

Por isso, nossa recomendação é que todos podem se divertir com uma simpatia para descobrir o sexo do bebê, porém, tendo em mente que é apenas uma brincadeira. Afinal, uma ideia pode facilmente virar frustração caso as expectativas não sejam manejadas apropriadamente. O melhor é seguir um conselho que minha avó sempre usou para me acolher nas três gestações que tive: Acalme-se e sempre peça para que venha com muita saúde, não importa se for menino ou menina!

A literatura como forma de se preparar para a chegada do bebê

Sabemos como a gravidez é um processo cheio de pormenores emocionantes em todos os aspectos. Por isso mesmo, uma divertida simpatia para descobrir o sexo do bebê acaba sendo uma ótima forma de distrair a mente da futura mamãe, que certamente está cheia de questionamentos sobre como vai ser essa nova fase de sua vida. 

Pensando nisso, selecionamos uma recomendação de leitura diretamente da Loja Leiturinha para inspirar e dar suporte às grávidas nesse momento tão mágico quanto desafiador. Confira abaixo!

Coração de Mãe: Onde Moram Nossas Histórias e Memórias

Um livro de páginas abertas para receber as lembranças que construímos juntos!  Na verdade ele é muitos presentes em um: álbum de fotos, scrapbook customizável, cartões ilustrados para escrever mensagens…

Um livro de memórias feito para ser preenchido à várias mãos, feito para eternizar memórias, relembrar fases e se emocionar com a sua própria história.  Ilustrações e textos inéditos celebram todas as fases da maternidade. Mãe não tem igual: por isso, deixamos espaço de sobra para customizar com fotos, cartinhas, colagens, e o que mais for de lembrar.

👉 Clique aqui para adquirir esse título na Loja Leiturinha!

E você? Já fez alguma simpatia para descobrir o sexo do bebê? Deu certo? Conhece mais alguma? Conte para a gente nos comentários!

Leia mais:

Cynthia Spaggiari

Mãe de 3, arquiteta, especialista em Filosofia e oficiante pelo Núcleo de Psicanálise e Educação. Fã dos livros e de arte, atua diretamente com as editoras e autores do Clube Leiturinha.

    Acompanhe nossas redes sociais