Será que seu pequeno é um bebê high need?

mar 18, 2021 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você já ouviu falar em bebê high need? Se você também tem um bebezinho exigente em casa, além de receber doses diárias de amor e fofura, poderá se identificar com alguma destas situações: choros e gritos intensos, noites mal dormidas, sentimento de cansaço e esgotamento o tempo todo! 😩 Pois é, para alguns pais e mães de recém-nascidos, a rotina não costuma ser nada fácil.

Afinal, esses pequenos e pequenas exigem, a cada minuto, bastante atenção, cuidado, dedicação e muito carinho. Enquanto isso, seus cuidadores se desdobram em mil, para conseguir atender a todas essas vontades e necessidades dos bebês que acabaram de chegar ao mundo. Pensando nisso, quer saber mais sobre o que é um bebê high need? Então, acompanhe o texto abaixo!

Leia mais:
👉 Meu bebê não dorme: o que fazer?
👉 Como o sono do bebê pode ajudar no desenvolvimento?
👉 A adolescência dos bebês: descubra como lidar com os terrible twos

Clube Leiturinha: assine já!

O que é um bebê high need?

No comecinho da vida, todo bebê demanda quantidades extras de cuidado e atenção, não é mesmo? 👶 No entanto, alguns bebês podem ser ainda mais exigentes do que outros! Esta é a teoria do pediatra americano Dr. William Sears, defensor da criação com apego.

Após o nascimento do seu quarto filho, Dr. Sears e sua esposa, Martha, que até então não acreditavam em crianças “mimadas”, perceberam que a caçula demandava muito mais atenção do que os seus três primeiros filhos. Porém, como a criação dos quatro filhos havia seguido o mesmo padrão, a “culpa” de a pequena bebê ser tão “chorona” não poderia ser dos adultos, certo?

Nesse sentido, o Dr. Sears instituiu o termo bebê high need que, em português, pode ser traduzido para bebê de altas necessidades. Segundo o pediatra, 12 características podem ser observadas para identificar um bebê high need. 👀 Confira a seguir!

Características do bebê high need:

1. Intenso: ele grita, chora alto e demonstra com muita intensidade suas vontades e desejos.

2. Hiperativo: está sempre se mexendo ou mexendo em alguma coisa. Não gosta nada de ficar quieto!

3. Ele te esgota: o bebê high need esgota todas as suas energias! Ele demanda tanto de você que você se sente sugada e sem tempo para mais nada.

4. Mama frequentemente: o bebê quer mamar, se alimentar ou ter alguma coisa na boca a todo momento.

5. Alta demanda: ele quer tudo do jeito dele. E agora!

6. Acorda o tempo todo: ele tem dificuldade para adormecer e, quando adormece, acorda de hora em hora.

7. Insatisfeito: não importa o quanto você se esforce, o bebê high need está sempre insatisfeito! E você, sempre com o sentimento de culpa.

8. Imprevisível: o que funcionava ontem, já não funciona hoje. Ele não consegue criar hábitos e tem mudanças extremas de humor.

9. Super sensível: este bebê está sempre alerta ao ambiente ao seu redor. Se entedia, chora ou acorda ao menor movimento ou ruído fora do comum.

10. Não dá para tirá-lo do colo: berço nem pensar! Ele precisa estar o tempo todo no colo e, de preferência, em movimento.

11. Não consegue dormir sozinho: ele dificilmente conseguirá cair no sono sozinho em seu berço. Ele precisa de ajuda, precisa ser embalado e acarinhado.

12. Sensível a separação: ele não aceita outros cuidadores com facilidade, e vai chorar e gritar sempre que tiver que se separar da mãe.

Será que meu pequeno é um bebê high need?

Em seu artigo, o Dr. Sears explica que seu pequeno ou pequena não precisa apresentar todas estas características para ser considerado um bebê high need. Se você notar pelo menos três ou quatro delas em sua criança, já poderá considerar a possibilidade de ter um bebê de altas necessidades em casa!

Por outro lado, o pediatra alerta para que estes “sintomas” não se confundam com necessidades naturais de um recém-nascido. Portanto, segundo ele, um bebê só pode ser considerado high need se apresentar três ou mais características, sobretudo após os cinco meses de vida.

Outro ponto bastante importante é não utilizar o termo para rotular ou sentenciar a criança a este ou aquele comportamento, por exemplo. É preciso transformar estas características únicas e especiais em potencialidades! 😉

Afinal, ser uma pessoa intensa, persistente e sensível também é algo positivo! E essas qualidades poderão levar sua criança a realizar seus sonhos e a viver da melhor maneira possível. Portanto, cabe aos adultos apoiar e direcionar as crianças, sempre de maneira positiva.

Como a literatura pode ajudar seu bebê high need

Um bom livro infantil é capaz de auxiliar pais, mães e cuidadores de bebês exigentes! Afinal, como o bebê high need demanda bastante atenção, que tal contar com nossas sugestões cuidadosamente selecionados para essa idade?

Bebês high need gostam de se movimentar e costumam ser muito sensíveis. Por isso, escolhemos livros que os pequenos e pequenas possam manusear de forma autônoma. Além disso, os temas abordados, aliados à leitura compartilhada, também favorecem momentos de tranquilidade e relaxamento! 🥰

E é sempre bom lembrar: todas as nossas indicações estão disponíveis na Loja Leiturinha. Então, confira mais sobre cada um dos títulos!

Menina Pretinha, Menino Pretinho

Menina Pretinha, Menino Pretinho

Em Menina Pretinha, Menino Pretinho, sua criança vai conhecer uma menina e um menino pretinhos, com seus amigos. A Curadoria da Leiturinha selecionou este livro para seu pequeno ou pequena porque apresenta crianças diversas, com diferentes cores, cabelos e condição física.

Além disso, é ideal para uma leitura antes de dormir, por ter um texto rimado e ilustrações leves e delicadas. Ele também acompanha um QR Code que levará às canções do livro, belamente gravadas especialmente para as nossas pequenas e os nossos pequenos leitores! 🦋

👉 Clique aqui para comprar o livro “Menina Pretinha, Menino Pretinho” na Loja Leiturinha!

Mágica! Nina e Ludovico

As famílias leitoras do Clube Leiturinha avaliaram este livro como um dos 30 melhores envios do ano de 2020! 🤩 No livro Mágica! Nina e Ludovico, esses amigos adoram brincar juntos. E a brincadeira favorita é a mágica!

A cada página virada, Ludovico se transforma em um bicho diferente. Até que… ah, esse é o final da história e você precisa ler pra descobrir!

👉 Clique aqui para ver o livro “Mágica! Nina e Ludovico” na Loja Leiturinha!

Os Três Porquinhos – Livro Sonoro

Três Porquinhos - Livro Sonoro

Crianças de todas as idades (todas mesmo, de 0 a 100!) ficam encantadas com efeitos sonoros em livros, não é mesmo? Por isso, o livro Os Três Porquinhos – Livro Sonoro já é um dos preferidos dos nossos leitores brincantes e pré leitores!

A cada página, um recurso sonoro narra a história. É uma atração à parte, já que esta releitura da história clássica por si só já é demais! 🐷

👉 Clique aqui para conferir o livro “Os Três Porquinhos – Livro Sonoro” na Loja Leiturinha!

Lidar com bebês high need pode ser um verdadeiro desafio para muitos pais, mães e pessoas responsáveis. Mas, com paciência e instrumentos adequados, tudo é possível!

E você, identificou no seu pequeno ou pequena alguma das características apresentadas no texto? Acha que o seu pequeno pode ser um bebê de altas necessidades? Compartilhe sua experiência com a gente!

Agora, se você quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais