Meu bebê não quer mais o peito, o que fazer agora?

ago 14, 2020 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Aparentemente está tudo indo bem na amamentação quando, de repente, o pequeno começa a se recusar a mamar no peito. Isso com certeza é o pesadelo de muitas mamães, que começam a se questionar: o que será que está acontecendo? Ele está doente? O problema é com meu leite/comigo? O que tem de errado? Porque o meu bebê não quer mais o peito?

É preciso entender o motivo

Existem vários fatores que podem levar a essa “greve de peito”. Por isso, em primeiro lugar, é preciso avaliar direitinho o porquê dessa recusa do bebê. 

1. Desconforto ou dores

Pode acontecer de o pequeno recusar a mamar por estar sentindo desconforto. Como por exemplo pelo nascimento de dentinhos, cólicas, alguma infecção, dores em alguma parte do corpo, a posição estar desconfortável durante a mamada, e assim por diante. Preste atenção!

2. Mudanças de rotina

Outro motivo comum para o pequeno não querer mais o peito é de acontecerem mudanças na rotina dele ou da mãe. Como o voltar ao trabalho, uma viagem longa que os mantém distantes por vários dias e até mesmo estresse. Caso esteja  acontecendo algum tipo de tensão em casa também é importante ficar de olho. 

3. Distrações enquanto o bebê mama

Quando o bebê vai ficando maiorzinho, ele começa a perceber lugares e objetos diferentes. Isso acaba fazendo com que ele perca a concentração na amamentação e se interesse por explorar outras coisas.

4. Uso da mamadeira

Eu sempre falo que não existe confusão de bico e sim, no padrão de sucção do bebê. O problema é que muitas vezes achamos que nossos pequenos estão mamando direitinho, quando na verdade não estão com eficiência total. O que faz o bebê parar de querer o peito não é a mamadeira, e sim se a sucção estiver difícil demais para ele. Assim, logicamente, ele vai preferir se alimentar pelo meio mais fácil. Por isso tem bebês que largam o peito para ficar na mamadeira e outros que mantém o aleitamento misto, no peito e mamadeira.

Portanto se a amamentação do bebê estiver saudável, for avaliada por uma profissional especialista e a sucção estiver certinha, dificilmente o bebê vai deixar de querer o peito para ficar somente com a mamadeira.

De qualquer forma é válido ressaltar que, caso aconteça de o pequeno se recusar a mamar no peito, é preciso procurar um profissional para entender, avaliar e ajudar. 

Leia mais:

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais