A intenção aqui não é revelar a idade de ninguém… mas a verdade é que muita gente, de diferentes gerações, têm guardada, nas memórias de sua infância, uma versão dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Emília, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho, Saci, Cuca, Rabicó, Tia Nastácia, Dona Benta e por aí… Quantas lembranças!
Para revivê-las cada um ao seu gostinho, reunimos em uma galeria de imagens, as diferentes versões do que já existiram do sítio. Qual versão dos personagens representa melhor a sua infância?
A menina do Narizinho Arrebitado
A Menina do Narizinho Arrebitado foi o primeiro livro infantil do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Publicado no Natal de 1920, a primeira edição de A Menina do Narizinho Arrebitado alcançou a tiragem de 20 mil exemplares considerada extraordinária para a época. Esta é uma obra com duas personagens: Narizinho e a boneca de pano Emília.
Logo no ano seguinte, em 1921, o escritor publica Narizinho Arrebitado com o subtítulo de Segundo livro de leitura para uso das escolas primárias. Esta obra, traz uma história mais contextualizada e com mais episódios. Os dois títulos, foram ilustrados por Lemmo Lemmi, mais conhecido por sua personagem “Voltolino”.
As duas obras dizem sobre Lúcia, apelidada de Narizinho, a neta da dona Benta e vive, junto com seu irmão e amigos, no fantástico Sítio do Picapau Amarelo.
Em 2010, o livro A menina do narizinho arrebitado foi lançado como a primeira publicação interativa brasileira para o iPad, pela editora Globo Livros. Este lançamento aconteceu 90 anos após a primeira edição. Esta versão digital, permite que os pequenos leitores interaja com elementos na tela.
Conta para a gente, qual versão do Sítio do Picapau Amarelo marcou sua infância?
Leia mais: