Qual versão dos personagens do Sítio fez parte da infância?

abr 18, 2017 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A intenção aqui não é revelar a idade de ninguém… mas a verdade é que muita gente, de diferentes gerações, têm guardada, nas memórias de sua infância, uma versão dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Emília, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho, Saci, Cuca, Rabicó, Tia Nastácia, Dona Benta e por aí… Quantas lembranças!

Para revivê-las cada um ao seu gostinho, reunimos em uma galeria de imagens, as diferentes versões do Sítio do Picapau Amarelo. Qual versão dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo representa melhor a sua infância?

A menina do Narizinho Arrebitado

A Menina do Narizinho Arrebitado foi o primeiro livro infantil do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Publicado no Natal de 1920,  a primeira edição de A Menina do Narizinho Arrebitado alcançou a tiragem de 20 mil exemplares considerada extraordinária para a época. Esta é uma obra com duas personagens: Narizinho e a boneca de pano Emília.

Monteiro-Lobato-Leiturinha

Primeira edição do livro ‘A Menina do Narizinho Arrebitado’.

Logo no ano seguinte, em 1921, o escritor publica Narizinho Arrebitado com o subtítulo de Segundo livro de leitura para uso das escolas primárias. Esta obra, traz uma história mais contextualizada e com mais episódios. Os dois títulos, foram ilustrados por Lemmo Lemmi, mais conhecido por sua personagem “Voltolino”.

Monteiro Lobato Leiturinha 2

‘Narizinho Arrebitado: Segundo livro de leitura para uso das escolas primárias’.


As duas obras dizem sobre Lúcia, apelidada de Narizinho, a neta da dona Benta e vive, junto com seu irmão e amigos, no fantástico Sítio do Picapau Amarelo.

Monteiro Lobato Leiturinha 3

Primeira publicação interativa brasileira, pela editora Globo Livros.

Em 2010, o livro A menina do narizinho arrebitado foi lançado como a primeira publicação interativa brasileira para o iPad, pela editora Globo Livros. Este lançamento aconteceu  90 anos após a primeira edição. Esta versão digital, permite que os pequenos leitores interaja com elementos na tela.

Leia mais: 

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais